O Planeta TV

Grande final do ‘Bake Off Brasil’ vai ao ar neste sábado e exige ‘Bolo Obra de Arte’

Leonardo, Camilo e Fabiano disputam o título de ‘Melhor Confeiteiro Amador do Brasil’ na oitava temporada do reality.

por Redação, em 15/12/2022

Grande final do ‘Bake Off Brasil’ vai ao ar neste sábado e exige ‘Bolo Obra de Arte’

grande final da oitava temporada do “Bake Off Brasil – Mão na Massa” vai ao ar neste sábado, 17 de dezembro, e promete fazer história. Durante 19 semanas a tenda mais doce do país foi tomada por muitas emoções. Dezoito confeiteiros vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, encararam os desafios mais surpreendentes. Agora, Leonardo, Camilo e Fabiano são os grandes finalistas, mas quem vai levar o troféu e o título de ‘Melhor Confeiteiro Amador do Brasil’?  

A apresentadora Nadja Haddad recebe todos os confeiteiros que já passaram pela temporada e apresenta os protagonistas do dia na tenda, além de chamar os jurados Giuseppe Gerundino e Beca Milano. Com todos a postos, ela apresenta o primeiro desafio do dia. Na final, como já é costume, as provas ficam invertidas e caberá aos competidores executarem primeiro a prova técnica, que será com o doce “Aros Suspensos”. 

A receita é montada na posição vertical, com uma escultura de chocolate composta por dois aros e uma base triangular. O aro inferior deverá sustentar um doce com base de farinha de amêndoas, camada central de geleia de maçã, vinho tinto e canela, envolvido por mousse de maçã e finalizado em pétalas de maçã, compondo uma flor no topo e cobertura de gelatina. No outro aro, os confeiteiros terão que trazer duas maçãs esculpidas, compostas por mousse e geleia de maçã, além da parte externa coberta com manteiga de cacau vermelha e cobertura de glaçagem. 

Depois, apenas dois deles passarão para a prova criativa, que exigirá toda habilidade e potencial dos confeiteiros. Na ‘Galeria de Arte do Bake Off Brasil’, eles verão preparos que se destacaram na temporada e, ao centro, o ‘Bolo Obra de Arte’, que servirá como inspiração para que eles executem sua própria criação, devendo esta ser tão imponente e impressionante, digna de estar exposta em uma galeria. 

Entre as regras, a chef confeiteira Beca ressalta: “tragam neste bolo um tema que represente vocês. Vamos exigir uma modelagem no topo, representando uma escultura que deverá ter, no mínimo, 15cm de altura, em 3D. A escultura deve estar protegida dentro de uma caixa de isomalte. Vocês também devem apresentar duas molduras de quadro, que precisa ser comestível e ter, no interior, duas obras de arte com técnica de pintura e/ou modelagem. Além disso, devem apresentar no bolo duas técnicas de pintura”. 

O chef Giuseppe também destaca: “queremos uma obra imponente. A gente vai exigir que vocês usem mais duas técnicas de decoração livres, além de dois recheios diferentes, trabalhando com um bolo de três andares e a altura dele de, pelo menos, 80 cm”. 

O campeão da temporada ganhará uma experiência inesquecível com o chocolatier e presidente da ‘Cacau Show’, Alê Costa. Eles irão embarcar em uma viagem para a Bélgica, para conhecer as chocolaterias da Europa. O vencedor também levará 25 mil reais em compra no site da Philco, escolhendo os produtos que quiser, além do cobiçado avental preto.

Vale lembrar que Great Bake Off é um formato criado pela Love Productions, licenciado e distribuído pela BBC Studios Distribution Limited, sendo sucesso em todo o mundo e tendo conquistado o público em 33 países. A versão brasileira, uma coprodução do SBT com o Discovery Home & Health, acumula mais de 2 mil deliciosas receitas que invadiram os lares de todo o País. 

O “Bake Off Brasil – Mão na Massa” vai ao ar todos os sábados, às 22h30 (de Brasília), no SBT.


Deixe o seu comentário