O Planeta TV

Globo transmistirá Copa em HD; emissora lança campanha para estimular TV digital

Fernanda Lima estrela filme para estimular a TV Digital.

por Redação, em 21/12/2013

O que é bom pode ficar ainda melhor! É com este pensamento que a Globo lança, nesta sexta-feira, dia 20, uma campanha para estimular o uso da TV Digital. Desde 2007, a rede investe na transmissão digital para tornar mais atraente a experiência de ver televisão. Hoje o sinal digital já está disponível para mais da metade da população, o que representa mais de 100 milhões de pessoas. Até a Copa do Mundo, a previsão é de que a cobertura de sinais HD possa atingir até 70% do público, um salto no país nos próximos seis meses. Outro motivo de confiança é a estimativa da Eletros – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos – de que até o final deste ano, a indústria venderá para o varejo cerca 13.300 milhões de unidades de televisores, entre LCD e plasma. Quando estes aparelhos chegarem às residências, totalizarão uma base instalada de mais de 50 milhões de unidades de televisores digitais.

Musa da Copa, Fernanda Lima estrela filme para estimular TV digital, que fica em cartaz na programação. Foto: Reprodução

A campanha sobre a TV Digital, criada pela Comunicação da Globo, será estrelada por Thiago Lacerda e Fernanda Lima, considerada a musa da Copa, depois do sorteio das chaves do Mundial. Em dois filmes, o casal vai mostrar a diferença que faz uma boa definição de imagem e som oferecida pela transmissão em HD. Além do filme, a campanha veiculará anúncios nas principais revistas e jornais do país. Em 2014, na segunda etapa da campanha serão criados jingles e vinhetas para o rádio, além da produção de novos filmes e anúncios publicitários. Para dar ainda mais abrangência ao projeto, a Globo vai produzir com seu elenco filmes exclusivos para a internet que explicam as vantagens do sinal de alta definição. Uma caravana digital viajará pelo país levando informações à população e distribuindo materiais gráficos com um tutorial sobre a TV Digital, enquanto será criado um programa de incentivo para antenistas.

Para receber o sinal nas cidades que já possuem cobertura digital, o telespectador precisa apenas de uma antena UHF ligada ao televisor com conversor integrado ou de um conversor externo adquirido em lojas especializadas. Por meio do sinal digital, o público tem acesso a uma tecnologia que lhe permite mobilidade, maior nitidez na imagem, e um sistema surround, que oferece um ambiente mais envolvente de áudio. É possível também assistir à programação em dispositivos móveis que possuam o selo DTV, como celulares, mini-TVs, receptores automotivos e notebooks. Desta forma, é possível acompanhar a programação da Globo de qualquer lugar. “O HD mudou radicalmente a experiência de ver televisão. Hoje são comuns telas maiores 30 de polegadas, que estão cada vez mais finas. Como a cobertura do sinal digital aumentou, muita pessoas estão percebendo que é a hora de aderir à tecnologia digital. E ninguém vai querer perder a Copa em alta definição, uma transmissão que vai contar com os mais modernos recursos tecnológicos”, explica Fernando Bittencourt, diretor geral de Tecnologia da Globo.

Em 2012, a Globo foi a primeira rede com sinal digital nas 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal. Hoje, o sinal digital já é distribuído por 73 emissoras em todos os estados. Mais de 90% da programação da Globo já está em alta definição, inclusive todo o horário nobre da emissora, de segunda a sexta, com a entrada do jornalismo em HD no começo de dezembro. No site www.tvglobodigital.com, a Globo disponibiliza todas as informações sobre a programação em alta definição e a explicação do uso de televisores para captação do sinal digital. Na página, o público pode se informar como é o sinal em sua cidade.


Deixe o seu comentário