Apesar da tentativa de invasão; emissora conseguiu barrar o ataque hacker.
Antes da Record sofrer um ataque hacker no último final de semana, a Globo já havia sofrido uma tentativa de invasão no seu sistema de tecnologia e exibição de produtos de Jornalismo e Entretenimento. O período do ocorrido, foi entre os dias 1° e 2 de Outubro quando o departamento de jornalismo da emissora se preparava para a cobertura do primeiro turno das eleições de 2022.
Segundo informações do Notícias da TV, do Uol, a tentativa de invasão foi no mesmo modelo aplicado da Record: um ataque do tipo ransomware, em que cibercriminosos se infiltram no sistema e bloqueiam todo o tipo de acesso ao acervo e conteúdo digital.
Os hackers intencionavam criar um verdadeiro caos em vários setores da Globo no dia mais importante para o departamento de jornalismo da emissora. Porém, o sistema de proteção identificou dois movimentos estranhos e os técnicos agiram antes os criminosos pudessem concluir seu objetivo.
O ataque foi evitado porque desde 2018, a Globo investe intensivamente para aumentar sua segurança tecnológico, o que se mostrou bastante eficaz.
A informação só foi divulgada para a mídia no fim de semana passado, quando a área de tecnologia reforçou aos funcionários práticas para aumentar sua segurança. A Globo que, se qualquer movimento estranho fosse detectado, os colaboradores deveriam informar seus superiores.