Emissora já era parceira do COI, mas sem os direitos de transmissão.
Avaliada como a melhor transmissora de eventos esportivos do Brasil – e uma das melhores do mundo –, a Globo fechou contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para gerar as imagens de todas as partidas de futebol que acontecerão durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
O comitê gostou da geração feita pela emissora durante a Copa do Mundo, inclusive da câmera "aranhinha", que passeia por cima do gramado no campo, de acordo com informações do jornal Diário de S. Paulo. Vale ressaltar que, durante a Copa, mesmo o evento tendo imagens geradas pela Fifa, a Globo mantinha câmeras exclusivas nas partidas.
Assim sendo, as outras emissoras brasileiras que podem transmitir partidas de futebol durante as Olimpíadas, estariam utilizando imagens geradas pela Globo. Record, Band e os canais SporTV, BandSports e Fox Sports têm direito de transmissão dos Jogos Olímpicos.
A emissora não é parceira de primeira viagem do COI. Durante as Olimpíadas de 2008, em Pequim (China), e de 2012, em Londres (Inglaterra), a Globo foi a responsável pela geração de imagens das partidas do vôlei de praia. Nos últimos Jogos Olímpicos, aliás, a equipe do canal foi chamado mesmo sem os direitos de transmissão, exclusivos da TV Record na TV aberta no Brasil.