O Planeta TV

Especialistas em Comunicação analisam o retorno de Xuxa

"Não aposto em grande metamorfose", diz professora da UFMG.

por Sergio Gustavo, em 13/03/2015

Mesmo sem um formato definido, muito menos o dia e o horário para a sua exibição, o programa de Xuxa na Record já tem cinco patrocinadores confirmados. Algo similar aconteceu com Gugu em seu recente retorno ao ar. Os programas de auditório representam o terceiro maior faturamento em publicidade na TV aberta. Em 2014 alcançou 7 bilhões de reais, atrás, apenas, do jornalismo, com R$18,5 bilhões, e das telenovelas, com R$12,7 bilhões. "Alguns apresentadores são verdadeiras marcas. O Gugu, por exemplo. Ele carrega um punhado de patrocinadores para onde quer que ele vá e isso favorece a emissora, que consegue receita imediata com algo já consagrado",explicou José Carlos Aronchi (autor do livro Gêneros e Formatos da Televisão Brasileira) à Revista Veja.

O questionamento sobre a renovação de um estilo sempre surge. Gugu voltou com todos os elementos que consagraram a sua carreira. A professora de Comunicação da UFMG, Vera França, acha que com Xuxa vai acontecer o mesmo: "Tanto Xuxa como Gugu voltaram à televisão para serem eles mesmos. São figuras emblemáticas, não vejo a Xuxa sendo outra coisa além da 'rainha dos baixinhos'. Não aposto em grande metamorfose". Cristiane Finger Costa, professora de pós-graduação em Comunicação da PUC/RS, concorda:  "É sempre mais arriscado testar um novo gênero e programa do que repetir uma fórmula que já foi provada eficiente".

O programa comandado por Ellen DeGeneres na TV americana e exibido no Brasil pelo GNT, foi citado como referência para o formato que Xuxa vai estrear. Mas o que Ellen faz nada mais é do que aquilo que o público brasileiro já está acostumado: entrevistas com famosos, musicais, brincadeiras valendo prêmios, pegadinhas e, inclusive, assistencialismo. O diferencial está na personalidade bem humorada da apresentadora. O mesmo pode se dizer de Xuxa, que despontou na carreira justamente pela sua maneira livre de conduzir os programas. "Posso fazer o que eu quero agora. É muito difícil trabalhar em um lugar em que você não pode, não pode, não pode. Agora eu posso, eu posso!", declarou Xuxa.


Deixe o seu comentário