Trama criada originalmente na década de 1980 por Cassiano Gabus Mendes, "Elas por Elas" é uma história sobre amizade.
Se a vida é a arte do encontro, um curso de inglês foi o local em que o destino se encarregou de cruzar a vida de sete jovens, dando início a uma grande amizade, e fazendo com que dividissem, assim, as dores e as delícias desta fase da vida. Porém, após um fim de semana na praia, um triste acontecimento quebra esse laço e provoca um hiato nessa amizade. Após 25 anos, Lara (Deborah Secco) encontra uma foto antiga e tem a ideia de juntar o grupo novamente. Ela abre sua casa e recebe Taís (Késia), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Renée (Maria Clara Spinelli), Natália (Monica Iozzi) e Carol (Karine Teles), sem desconfiar que o momento do reencontro, que deveria ser de euforia, iria trazer também grandes revelações e desenterrar mágoas que tinham ficado guardadas no passado.
Esse é o ponto de partida de "Elas por Elas", próxima novela das 18h da TV Globo. Com estreia prevista para o dia 25 de setembro, a nova versão é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Amora Mautner e direção de gênero de José Luiz Villamarim. A releitura da trama, atualizada para os dias atuais, mantém o olhar principal e tão característico da obra criada originalmente na década de 1980 por Cassiano Gabus Mendes.
À primeira vista, Lara (Deborah Secco) pode até parecer apenas uma típica dondoca, mas não se engane, pois, além de inteligente e bem-humorada, ela sabe muito bem o que quer. Tanto que é Lara quem tem a iniciativa de reunir novamente, após 25 anos, seu antigo grupo de amigas: Taís (Késia), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Renée (Maria Clara Spinelli), Carol (Karine Teles) e Natália (Mariana Santos).
Lara realmente desistiu de seguir a carreira no Direito quando se casou com o bem-sucedido advogado Átila (Sergio Guizé). Ela também sempre acreditou ter uma vida perfeita ao lado dele e das filhas, Cris (Valentina Herszage) e Yeda (Castorine). Mas quando Átila morre, durante um encontro com a amante, e Lara vê todo seu conto de fadas desaparecer, o jogo começa a mudar. Ela não vai deixar barato o fato de ter sido traída e seu principal objetivo será descobrir com quem Átila estava quando morreu. Para isso, vai contratar Mário Fofoca (Lázaro Ramos) para ajudá-la na investigação. O que tanto Lara nem Mário desconfiam é que essa mulher misteriosa está bem mais perto do que eles imaginam.
Outro impulso para mudança na vida de Lara é esse reencontro com as amigas. Além de voltar a exercer a profissão, ela vai descobrir que seu coração ainda pode ter espaço para um novo amor. “Lara é uma personagem divertida, com uma história muito bonita. E ‘Elas por Elas’ é uma novela leve e com um elenco todo de amigos e de pessoas que eu admiro, então estou muito feliz. Quero me divertir nesse trabalho e fazer com que o público sinta o mesmo que nós, essa alegria com a história do reencontro das sete amigas”, comenta Deborah Secco.
Impossível não notar quando ela passa. Linda, elegante e bem-resolvida, Taís (Késia) veio ao mundo para brilhar. Começou a trabalhar cedo como modelo, conquistando seu lugar no mercado de trabalho. Ela também é muito ligada à família e mora com os pais, Raquel (Mariah da Penha) e Evilásio (Cosme dos Santos), e com o irmão, Mário Fofoca (Lázaro Ramos).
Tudo parece perfeito em sua vida: apaixonada e acreditando ter encontrado seu grande amor, Taís está em uma ótima fase quando reencontra seu grupo de amigas de adolescência. Mas é justamente essa reunião com as antigas amizades que faz seu castelo ruir: ela descobre que aquele que acreditava ser o homem de sua vida, que se apresentou a ela como Herbert e dizia trabalhar como coach, é na verdade Átila (Sergio Guizé), marido de Lara (Deborah Secco). Processando a dor de ter sido enganada, Taís se vê, então, num grande dilema: contar a verdade à amiga ou conviver com esse segredo?
“Eu estou muito feliz, muito animada e muito grata. É minha primeira novela, mas não é meu primeiro trabalho, e ainda assim acho que até agora não caiu a ficha de que estou nesse projeto. Está sendo emocionante trabalhar com essas mulheres pelas quais eu tenho tanta admiração. Dá uma ansiedade, mas é uma delícia. Desde o início, a Amora disse pra gente fazer de verdade, mas também se divertir. Então acho que é isso que estamos fazendo: um trabalho sério, mas que é também um grande faz de conta profissional”, comenta Késia.
Emocionalmente atormentada pelas lembranças do passado, Natália (Mariana Santos) tem uma obsessão que a acompanha há 25 anos: descobrir quem matou seu irmão gêmeo, Bruno (Luan Argollo). A tragédia aconteceu na última vez em que seu grupo de amigas se reuniu na casa de praia de Helena (Fernanda Lasevitch/Isabel Teixeira). O choque foi tão grande que Natália sofreu um trauma e perdeu as memórias daquele fim de semana na Região dos Lagos. Mas ela sempre teve uma certeza: uma das pessoas daquele grupo empurrou Bruno do alto de um penhasco.
Seu irmão mais velho, Pedro (Alexandre Borges), com quem Natália mora atualmente, sempre tentou convencê-la de que a morte de Bruno foi um acidente. Mantendo-se firme em sua convicção, ao receber o convite de Lara (Deborah Secco) para se reencontrar com as antigas amigas, Natalia vê a oportunidade perfeita para começar sua investigação. Ainda que não tenha o menor interesse em socializar, seguirá sua intuição para, à sua maneira, retomar os laços com cada uma.
"Acredito que a gente recebe uns presentes na vida, e essa personagem é muito interessante, muito complexa. Recebi esse papel com muita alegria", conta Mariana. “Eu acho que o projeto vai ser incríve. Eu era criança quando passou e lembro de algumas coisas como a minha família sentada no sofá assistindo. A música de abertura foi muito marcante também e eu lembro que era uma época feliz”, acrescenta.
A vida de Adriana (Thalita Carauta) tem dois pilares principais: sua filha, Ísis (Rayssa Bratillieri), de quem é mãe solo, e o trabalho em sua clínica veterinária e pet shop, que administra com a ajuda de Ísis e da tia, Marlene (Maria Ceiça), com quem as duas moram. Quando reencontra as amigas de adolescência, Adriana até começa a dedicar mais tempo ao pilar da amizade, mas... e o amor? Sobre esse tema, ela não quer conversa. É que no passado, no último encontro do grupo, há 25 anos, Adriana terminou o noivado com Jonas (Dani Flomin/Mateus Solano) após descobrir que Helena (Fernanda Lasevitch/Isabel Teixeira) estava grávida dele.
Ao reencontrar as amigas, Adriana volta a cruzar também com seu amor da adolescência, de quem ainda gosta. Para complicar ainda mais a situação, Ísis se envolve justamente com Giovanni (Filipe Bragança), filho de Jonas e Helena. Com essa reaproximação, todos terão que conviver com as escolhas do presente, mas também com as consequências dos atos do passado.
“Acredito que 'Elas por Elas' tem uma trama que gera identificação porque começamos a relembrar nossa adolescência, as músicas da época, e a nos perguntarmos como estão os amigos daquela época que perdemos contato. Acho que todo mundo tem um pouco essa nostalgia”, comenta Thalita.
"Elas por Elas" é criada por Cassiano Gabus Mendes e escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Amora Mautner. A obra tem colaboração de Carol Santos, Letícia Mey e Wendell Bendelack. A direção é de Caetano Caruso, Fellipe Barbosa, Mayara Aguiar e Mariana Duarte. A produção é de Andrea Kelly e Isabel Ribeiro e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.