O Planeta TV

Donos da História: Aguinaldo Silva é o homenageado da semana

Em programa do VIVA, o autor descreve sua história de vida desde Carpina, em Pernambuco.

por Redação, em 11/05/2017

Foto: Reprodução/Canal VIVA

Antes de descobrir a vocação como autor, Aguinaldo Silva era jornalista. Para as câmeras do VIVA, o convidado da semana recorda momentos marcantes da trajetória profissional, comenta obras e personagens icônicos – como “Tieta” (1989), no ar no canal – e descreve sua história de vida desde Carpina, em Pernambuco.

O estilo de criação de Aguinaldo em suas obras tem marcas registradas: as vilãs icônicas e o realismo fantástico. Ao Donos da História, comenta a inspiração para a criação de uma de suas principais antagonistas: Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), de “Senhora do Destino” (2004), em exibição no “Vale a Pena Ver de Novo”, na Globo. “Quando resolvi criar a Nazaré, precisava de uma vilã que fosse poderosa e, ao mesmo tempo, bem humorada, engraçada, para cima. E, claro, que fizesse as maiores sandices! Ela mata três ou quatro pessoas. Preciso me apoiar, me inspirar em alguém. Então, tinha uma figura na vida real na qual me inspirei vagamente, mas no que me inspirei mesmo foi nos desenhos animados do “Tom & Jerry”. Aquele negócio do gato que faz de tudo para acabar com o rato, mas sempre se dá mal. A Nazaré é um pouco assim, ela faz tudo para destruir a Maria do Carmo (Susana Vieira), já que ama realmente a filha que roubou. Só que ela nunca consegue chegar lá.”. O autor ainda destaca o final da personagem como emblemático. “Ela se joga porque percebe que nunca vai ganhar. É o único momento triste dela. O problema é que a gente não sabe se ela morreu ou não… Era uma personagem bem humorada até na morte!”, brinca Aguinaldo.

O programa conta com depoimentos de atrizes que fazem parte da carreira do autor: Renata Sorrah, Lilia Cabral e Betty Faria.

Donos da História, dia 14 de maio no Canal VIVA.
Horários alternativos: sábado, dia 20 de maio, às 18h30; domingo, dia 21 de maio, às 18h; e sábado, dia 27 de maio, às 18h

 


Deixe o seu comentário