Pelos quatro cantos do país, na rua, no frevo, no trio elétrico ou no Sambódromo.
A partir de sábado, dia 22, o ‘Glô na Rua’ marca presença pelas ruas do Brasil acompanhando os blocos, revelando as particularidades, sotaques e a riqueza da festa nas cinco regiões do país. Repórteres entram em flashes ao vivo ao longo da programação da TV Globo, entre 9h e 19h, e registram o pré-carnaval de Manaus, Recife, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Florianópolis. De 27 de fevereiro a 4 de março, Rita Batista comanda a ‘Central dos Blocos’ direto de Salvador, ressaltando a força do carnaval de rua do país, fazendo um giro pelos estados, passando pelas festas já tradicionais e por outras menos conhecidas do grande público. Esse ano, o ‘Glô na Rua’ amplia sua atuação para dez cidades e entre os repórteres-foliões escalados para puxar os blocos na telinha estão Oyama Filho (Manaus), Carol Maloca (Recife), Felipe Velozo e Luana Assiz (Salvador), Mari Araújo e Adriano Reges (Goiânia), Similião Aurélio (Brasília), Pedro França e Felipe Velozo (Rio de Janeiro), Letícia Vidica (São Paulo), Kdu dos Anjos (Belo Horizonte), Naiara Arpini (Vitória) e Mayrah Luiza (Florianópolis).
Na avenida, solo sagrado do maior show da Terra, apresentadores, especialista e repórteres se unem para contar a história dos enredos das escolas de samba e de suas comunidades que, há meses, se dedicam para conquistar o título de campeã do Carnaval de 2025. Esse ano, a disputa pelo título ganha ainda mais protagonismo na transmissão e o público de casa vai poder acompanhar todos os detalhes dos desfiles.
A transmissão do Carnaval de São Paulo acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março sob o comando de Everaldo Marques e Valéria Almeida, que estreiam nessa função ao lado do especialista Milton Cunha, com comentários de Judson Sales, também nesta função pela primeira vez na TV Globo. Aílton Graça completa o time e abre as transmissões na concentração do Sambódromo do Anhembi. Ao longo da avenida, o apresentador do ‘Hora 1’, Roberto Kovalick, e os repórteres Tiago Eltz, Ana Paula Campos, Fernanda Carvalho e Rômulo D`Ávila acompanham, quesito a quesito, a apresentação das 14 escolas paulistas do Grupo Especial.
No Rio de Janeiro, a festa na Marquês de Sapucaí ganha mais um dia, com transmissão ao vivo dos desfiles do Grupo Especial nos dias 2, 3 e 4 de março, domingo, segunda e terça-feira, conduzida por Alex Escobar, Mariana Gross, Karine Alves e o especialista Milton Cunha, com comentários de Pretinho da Serrinha. Do início da avenida, a âncora do ‘RJ1’, Mariana Gross, comanda o “esquenta” que antecede a entrada das agremiações, distribuindo a transmissão entre os repórteres espalhados pela Sapucaí para mostrar todos os preparativos antes do relógio começar a contar e as escolas invadirem a pista. Mariana também vai adiantar para os apresentadores que estarão na cabine, Karine Alves e Alex Escobar, o que será mostrado durante os desfiles.
De ponta a ponta do Sambódromo, os repórteres Pedro Bassan, Lilia Teles, Hélter Duarte, Mônica Teixeira e Mariana Bispo, mostram todos os detalhes das alas e a animação dos integrantes do início ao fim dos desfiles. Na arquibancada, o repórter Alexandre Henderson registra a força dos enredos sendo cantados pelo público e a emoção das torcidas ao acompanharem suas escolas do coração.
Como o primeiro dia de desfiles no Rio de Janeiro também será dia de Oscar, a Globo vai mostrar tudo para que todos possam acompanhar o melhor das duas festas, com o Carnaval abraçando o cinema e se unindo à torcida pelo filme 'Ainda Estou Aqui'. Todo o Brasil, com exceção do Rio de Janeiro, acompanha na TV Globo a cerimônia do Oscar, a partir das 21h55, com transmissão simultânea também no g1 e no Gshow. O Rio de Janeiro acompanha pela TV Globo os desfiles das escolas de samba. O Carnaval também estará com sinal aberto no Globoplay.
Tecnologia 5G: Revolução na Cobertura do Carnaval Carioca pela Globo
A transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro ganha este ano uma inovação tecnológica, que nasce como solução para o desenho artístico, integrando ainda mais o jornalismo e entretenimento para poder contar a história de cada escola, oferecendo uma experiência imersiva, onde as câmeras vão poder levar o público pra dentro da Avenida, destacando cada detalhe e aproximando quem estiver assistindo da magia dos desfiles na Marquês de Sapucaí.
A Globo está montando no Sambódromo uma rede 5G própria para essa operação, marcando a primeira vez que fará a transmissão de um grande evento utilizando câmeras móveis 5G. Mais da metade das câmeras de toda a operação estarão conectadas a essa rede, proporcionando uma experiência inédita para o público. Essa inovação traz ganhos significativos na mobilidade dos cinegrafistas, garantindo takes exclusivos e imagens ainda mais imersivas dos desfiles das Escolas de Samba e de todo o ambiente da Sapucaí ao longo da transmissão. A integração de câmeras móveis conectadas à rede 5G com equipamentos tradicionais com fio garantirá uma cobertura com velocidade e fluidez incomparáveis.
Outro fator importante é a otimização operacional de toda a estrutura prévia que envolve uma transmissão como essa. Antes, 90% da operação era cabeada, exigindo uma mobilização muito maior das equipes, com muito mais antecedência. Com a tecnologia 5G, a montagem será mais ágil e eficiente, permitindo uma cobertura mais dinâmica e envolvente para o público de casa.
GNT
O GNT exibe, entre o dia 6 de fevereiro e 13 de março, sempre às quintas-feiras, a quarta temporada do “Carnaval da Sabrina”. Ao longo de cada episódio, a rainha de bateria da Vila Isabel, no Rio de Janeiro, e Gaviões da Fiel, em São Paulo, divide com o público os preparativos para brilhar na avenida. A expectativa pelos seus looks, a correria para alcançar todos os seus compromissos e a comemoração do próprio aniversário fazem parte da nova temporada da atração. Às sextas-feiras, de 14 de fevereiro a 7 de março, outra rainha comanda a programação de verão do GNT. Erika Januzza, rainha de bateria da Unidos da Viradouro, escola de Niterói, no Rio de Janeiro, apresenta o “Rainhas Além da Avenida”, em que conversa com as principais rainhas de bateria do grupo especial sobre assuntos que giram em torno de sonhos, vida real, dificuldades, sofrimentos e vitórias a partir de um ponto de vista que o público desconhece. As divas também compartilham seus preparativos, as curiosidades e as revelações dos bastidores para o grande dia do desfile. A atração mostra o amor, a riqueza e a diversidade do Carnaval. E, de 24 de fevereiro até 9 de março, de segunda a sexta, o ‘Que História É Essa, Porchat’ reúne os mais excêntricos relatos carnavalescos, contados por Fatima Bernardes, Juliana Paes, Marcelo Adnet, entre outras personalidades.
Multishow
Já o Multishow transmite o show de abertura e o Desfile das Campeãs no sábado, dia 8 de março, com Mariana Gross, Milton Cunha, Lucinha Nobre, Fabio Judice, Gominho e Ellen Rocche. A TV Globo também exibe o show de abertura que antecede o Desfile das Campeãs.
Globoplay
O público também pode entrar na folia através da programação do Globoplay, que vai disponibilizar todos os conteúdos gratuitamente. Os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro vão estar com sinal aberto da TV Globo na plataforma. O desfile das campeãs do Rio de Janeiro no sábado (8 de março), que tem transmissão do Multishow, vai estar disponível no Globoplay mesmo para quem não é assinante. Toda alegria do carnaval de Pernambuco também promete contagiar o público. A plataforma transmite a abertura da folia pernambucana, o tradicional bloco ‘Galo da Madrugada’ e o cortejo do ‘Homem da Meia-Noite' para todos.
GloboNews
Para celebrar os 10 anos de cobertura do Carnaval de rua, a GloboNews lançou um clipe especial com imagens marcantes da última década em que o canal desfilou pelos mais variados blocos do país. A produção contou com a participação do bloco ‘Simpatia é quase amor’ cantando a música intitulada '10 Anos', composta por Carlos Jardim e Liliane Secco. A partir do dia 28, as equipes da GloboNews estarão nas ruas com os repórteres se misturando aos foliões, mantendo a tradição de garantir ao público uma ampla cobertura da maior manifestação popular brasileira. Entre uma entrada ao vivo e outra dos blocos, reportagens especiais mostram como são as festas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, que entram ao longo da programação. Além disso, o canal vai exibir, entre o sábado de Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas, programas especiais sobre a folia em Belo Horizonte, Recife e Olinda. Em comemoração aos 40 anos do Axé Music, a GloboNews vai contar ainda com reforço de repórteres em Salvador e um estúdio exclusivo dentro do camarote do cantor Carlinhos Brown no circuito Barra-Ondina.
G1
O G1 é o destino certo para quem busca a cobertura ao vivo do Carnaval nas 27 capitais do país e deseja acompanhar todas as informações mais recentes sobre a folia em todo o Brasil, incluindo serviços, playlists de vídeos e galerias de fotos relacionados à festa. O ponto alto da cobertura é a transmissão dos desfiles e a apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro e de São Paulo, que neste ano conta com nova tecnologia disponível na home, que permite o acompanhar os resultados em tempo real. Eventos tradicionais, como a abertura do Carnaval de Recife; o Galo da Madrugada e o Homem da Meia-Noite; os desfiles dos trios elétricos em Salvador e dos blocos em Belo Horizonte; a competição das escolas de samba de Vitória e de Santos também estarão em destaque.
Gshow
No gshow o público fica por dentro do agito do Carnaval mesmo antes dele começar. Como esquenta, o portal de entretenimento da Globo mostra os bastidores dos ensaios técnicos das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, revela a preparação das estrelas da festa em entrevistas exclusivas, e publica uma série especial de ensaios com rainhas e musas das avenidas que compartilham a sua rotina carnavalesca. Durante a folia, acompanha a diversão nas ruas de Salvador e a movimentação nos desfiles do Anhembi, em São Paulo, e na Sapucaí, no Rio. A cobertura no Sambódromo carioca tem à frente o ator e influenciador Ricardo Cubba, que estreia como repórter especial, entrevistando anônimos e famosos. Ele também é a estrela de uma série de vídeos carnavalescos. Os conteúdos estarão disponíveis no site e nas redes sociais do gshow.