Reportagem mostrará processo de produção do carvão na Amazônia.
Programa premiado, o Câmera Record estreia a temporada 2018 denunciando um crime grave.
Hoje (18/01), a partir das 22h30, o jornalístico exibe reportagem exclusiva sobre carvoeiros clandestinos que estão devastando áreas imensas da Floresta Amazônica para produzir o carvão que é usado no tradicional churrasco do brasileiro.
Durante 10 dias, os repórteres Romeu Piccoli, Sheila Fernandes, Michel Mendes e o editor Márcio Strumiello percorreram mais de 1.000 km por rodovias e estradas abertas ilegalmente, no meio da Amazônia, para investigar a devastação provocada pela produção clandestina de carvão. "É um problema socioambiental. A gente tá perdendo floresta numa atividade que algum momento vai causar dano para saúde das pessoas e envolve crianças também, pela ausência do Estado, seja ele municipal, estadual, pelo controle do fluxo, e o federal pelo controle do desmatamento", afirma Nilo D'ávila, diretor do Greenpeace no Brasil.
Segundo a Record TV, esta será a primeira vez que uma reportagem de televisão revelará ao público todo o processo de produção do carvão: o corte, a construção do forno, a queima da madeira e a venda nas grandes cidades.