Ele está no ar em "Mar do Sertão".
Quem vê Bruno Dubeux na telinha da TV não imagina que ele segue uma jornada dupla de trabalho: ator e médico. Especializado em Nutrologia, ele atende em um consultório em Ipanema, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, e dá aulas em uma pós-graduação. Na atuação, formado desde 2006, ele está no ar como Savinho, em Mar do Sertão. Em papo com o gshow, ele falou dos desafios de organizar a sua rotina com gravações, consultas e aulas.
"Muitas vezes é um equilíbrio de pratos [risos]. Sempre que sai meu cronograma de gravações para a semana seguinte, meus atendimentos são organizados em meus horários livres. Além disso, reduzi minhas aulas no período da novela", revelou ele, que não contou sobre sua segunda profissão para o elenco da novela:
"Ainda não tinha contado pra maior parte do elenco que também sou nutrólogo. Agora depois da nossa conversa aqui. Tenho alguns amigos que cuido da saúde e ajudo a se prepararem para certas demandas de personagens, como para emagrecer, definir o corpo, aumentar o peso de forma saudável ou otimizar massa magra."
As duas profissões de Bruno não são suas únicas curiosidades, vem que a gente te conta as outras:
Nasceu no Texas, nos Estados Unidos;
Com três meses de vida foi morar no Recife, Pernambuco, no Brasil;
Tem dupla cidadania: americana e brasileira;
Fez as novelas: Salve-se quem Puder, Orgulho e Paixão, Deus Salve o Rei, Babilônia, Malhação, Amor à Vida, Geração Brasil, Em Família, Insensato coração e Duas Caras;
Fala inglês fluente e tem família em Atlanta, Connecticut, South Carolina e Flórida;
Passou uma temporada em Nova York estudando atuação;
Morou na Carolina do Sul, aos 16 anos, no último ano do colégio e voltou para um estágio durante seu último ano da faculdade de Medicina;
Apesar de ser Nutrólogo, não é do tipo marmiteiro;
É comprometido e não tem filhos.
Nas salas de aula, Bruno contou que é reconhecido pelos alunos e professores. Ele falou que já pediram até spoiler sobre a trama: "Dou aulas práticas e teóricas para médicos numa pós-graduação de Nutrologia. Os alunos e professores me reconhecem e essa semana até aconteceu uma coisa engraçada. Pedi uma ajuda de substituição para uma professora da endócrino e ela me disse que só me ajudaria se eu desse spoiler sobre o que vai acontecer com Savinho, Labibe e o príncipe [risos]."
Veja mais da entrevista com Bruno!
gshow: Como estão as gravações de Mar do Sertão? Como foi a preparação para o personagem?
Bruno: "As gravações estão muito especiais. O clima é de cumplicidade, leveza e muito afeto. O processo de composição para Savinho foi massa! Como sou pernambucano, o personagem foi ponte para aproveitar as referências da minha vida, resgatando memórias. Também viajei para Bezerros, no interior do Agreste de Pernambuco, e fiz um laboratório com os habitantes, trocando ideias e observando seus comportamentos."
gshow: Você nasceu nos EUA, mas veio para o Brasil recém-nascido. Já visitou o lugar onde nasceu? Tem família lá?
Bruno: "Nasci em Bryan, Texas, e quando tinha 3 meses de idade meus pais voltaram para Recife, onde fui naturalizado. Nunca mais retornei ao Texas. Mas já morei na Carolina do Sul, aos 16 anos, quando fiz o último ano do colégio por lá e voltei para um estágio durante meu último ano da faculdade de Medicina. Recentemente, passei uma temporada em Nova York estudando atuação.
gshow: Por ser nutrólogo, é do tipo que leva marmita para o set de gravação?
Bruno: "Não sou do tipo marmiteiro disciplinado [risos]. Acho que hoje em dia é bem possível fazer escolhas saudáveis quando se come fora. Levo minha rotina com alimentos integrais, de gorduras boas como azeite de oliva, castanhas, abacate. Privilegio as proteínas nas principais refeições, evito carboidratos simples e dou preferência às leguminosas e aos carbos complexos. Mas também não sou rígido a ponto de me privar de uma comida diferente dessas opções quando me dá vontade. Quando nos nutrimos de forma equilibrada na maioria dos dias da semana e estamos num plano alimentar de manutenção, certas escapadas são permitidas e tudo bem."
gshow: Se tivesse que escolher uma das duas profissões: médico ou ator, qual seria?
Bruno: "Não penso nessa escolha, mas na integração de ambas. Existe uma arte na medicina, uma co-criação entre eu e meus pacientes em cada encontro. E existe uma cura através da arte de atuar. Nunca me esqueço de um comentário que o querido Paulo Goulart me fez em 2008, no camarim da novela Duas Caras: 'É meu jovem, você é um curandeiro. Com a medicina você cura o corpo. E com o ator, você cura a alma'."
gshow: De todos os trabalhos que você já fez, tem algum que marcou você? Qual motivo?
Bruno: "Amores Flácidos, uma peça-metragem realizada e exibida no ano passado. Me marcou por vários motivos. Foi o projeto inaugural na minha carreira como ator-empreendedor, o qual idealizei e acompanhei desde a concepção até a execução. Aconteceu num momento histórico durante o auge da pandemia no Brasil e foi criado como um híbrido entre cinema e teatro. Foi marcante também por ser um personagem desafiador: um serial killer de mulheres gordas. O projeto traz luz a um tema que é um foco meu de atuação na nutrologia e que considero muito pouco conscientizado e combatido atualmente: a gordofobia. Agora estamos em fase de captação e editais para trazer Amores Flácidos para o formato presencial, no teatro."
Com informações do Portal de Entretenimento da TV Globo, o Gshow.