O Planeta TV

As novelas voltaram para ficar (e maratonar)

A cada duas semanas, um clássico chega ao Globoplay.

por Redação, em 25/05/2020

Favorita. Foto: Frederico Rozario/Globo

Da chegada da TV no Brasil até a era do streaming, as novelas se mantêm como gênero consagrado na cultura brasileira. A partir do dia 25, o Globoplay vai resgatar a cada duas semanas, sempre às segundas-feiras, um clássico da Globo que marcou época e que volta para ficar, para ser visto e revisto a qualquer momento e em qualquer lugar. Desde novelas que jamais foram reprisadas até grandes sucessos exibidos no Vale a Pena Ver de Novo e no Viva. O investimento já contabiliza cerca de 50 títulos em processo de resgate, sendo 21 liberados para publicação.

O Globoplay inaugura o projeto com um sucesso de João Emanuel Carneiro, “A Favorita”. Marcada pela rivalidade entre as personagens Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) - que até o desfecho da trama intrigavam o público na conclusão de quem seria vilã e mocinha. Esta será uma oportunidade inédita para grande parte do público assistir à novela pela primeira vez em HD, já que em 2008, ano de sua exibição original, a maioria das TVs no Brasil não tinham resolução em alta definição.

Depois de A Favorita, já estão definidas as cinco estreias seguintes: Tieta (1989), Explode Coração (1995), Estrela-Guia (2001), Vale Tudo (1988) e Laços de Família (2000).

Foto: Roberto Steinberger/Divulgação

Também estão em processo de resgate, ainda sem data definida para publicação, títulos como: Dancin’ Days (1978), Pai Herói (1979), Baila Comigo (1981), Guerra dos Sexos (1983), Vereda Tropical (1984), A Gata Comeu (1985), Roque Santeiro (1985), Selva de Pedra (1986), Sinhá Moça (1986), Brega e Chique (1987), Sassaricando (1987), Bebê a Bordo (1988), Fera Radical (1988), Que Rei Sou Eu? (1989), Top Model (1989), Rainha da Sucata (1990), Barriga de Aluguel (1990), Meu Bem, Meu Mal (1990), O Dono do Mundo (1991), Felicidade (1991), Vamp (1991), Pedra Sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1993), Renascer (1993), Quatro Por Quatro (1994), Tropicaliente (1994), A Viagem (1994), A Próxima Vítima (1995), História de Amor (1995), O Fim do Mundo (1996), A Indomada (1997), Torre de Babel (1998), Força De Um Desejo (1999), Terra Nostra (1999), Porto dos Milagres (2001), O Clone (2001), Chocolate Com Pimenta (2003), Mulheres Apaixonadas (2003) e Cabocla (2004).

Esses títulos se somam a outros 91 já disponíveis no Globoplay, como O Rei do Gado (1996), Por Amor (1997), O Cravo E A Rosa (2000), Senhora do Destino (2004), Caminho das Índias (2009) e Avenida Brasil (2012). E a partir do dia 25, outra novidade para os fãs de novela: todos os primeiros capítulos de todas as novelas estarão abertos para não assinantes.

“As novelas são parte da memória afetiva do brasileiro. A liberação do primeiro capítulo de todas as obras do nosso acervo vai permitir aos nossos usuários, inclusive os não assinantes, se conectarem com a própria história. Quem nunca se lembrou de uma passagem da infância ou da juventude ao ouvir a trilha sonora ou ao rever uma cena de uma novela clássica?”, pontua Ana Carolina Lima, head de Conteúdo do Globoplay.

Para promover a volta desses clássicos, a campanha veiculada na TV e nas mídias sociais será embalada pela trilha sonora de “O Portão”, do Roberto Carlos, numa rara liberação de uma canção do Rei para campanhas publicitárias.

Sobre Globoplay

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. Com mais de 840 títulos publicados em 2019 e cerca de 100 milhões de horas de consumo por mês, o serviço reúne conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só serão exibidas online. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.



Publicidade

Comentários (9) Postar Comentário

Rosalina comentou:

“Estrela Guia” na lista de “clássicos”. Como ousam comparar essa novelinha ximfrim com “Vale Tudo” e “Tieta” (entre outras)!?!?!? TÁ DE SACANAGEM!?!?!?!?

Alicia Sierra comentou:

Meu Deus, maratonar novela é o fim. Assistam: Why Women Kill, Little Fires Everywhere, Em Defesa de Jacob, La Casa de Papel, The Good Fight, chega de histórias bobas e rasas, explorem o potencial de suas cacholas.


Anonimo respondeu:

Moça o que vc está fazendo numa notícia sobre novela, veio só pra despejar sua amargura em forma de elitismo, vá em paz seu comentário não muda nada, assim como o meu rsrs, não teria essa pretensão com a dona da verdade



Lucas respondeu:

Cada um assiste o que quer. Você, vira lata, cadelinha de série americana, assiste as suas sériezinhas ruins e fica quieta.



Alicia Sierra respondeu:

Adorei a quantidade de descurtidas, não quis ser a dona da verdade, estava apenas dando um conselho, então fiquem com os seus subprodutos retrógrados e repetitivos. Beijos da inspetora, bando de ignorantes.


Fafá comentou:

A qualidade da imagem das novelas antigas no Globoplay parecem de sites piratas.

Mario comentou:

Todas ja passaram no viva, menos "a favorita".
e o viva ainda nao passou, apesar de ja estar quase
em 2005, amor com amor se paga, mandala,
direito de amar, bambole, pao pao beijo beijo,
vereda tropical, guerra dos sexos, salvador da patria,
roda de fogo, sonho meu, salsa emerengue, lua cheia de amor...


Mario respondeu:

Guerra dos sexos, força de um desejo e vereda tropical estao na lista e nao passaram no viva, agora notei...Mas, ainda assim, tem muita novela pro viva passar antes de daqui a pouco estar em 2010


Carlos Luiz de Oliveira comentou:

Que venham mais clássicos do os anos 70 e 80, que é o que todos querem! Agora é que não vai sobrar tempo algum pra Netflix! Só falta eles disponibilizarem as aberturas!

Renato Branquinho comentou:

Muito bom rever esse grande clássico da teledramaturgia brasileira agora no GloboPlay não vou perde um capítulo desse grande clássico já quero ver TIETA do agrente e muitas outras...

Gomes comentou:

Ui! Estou até pensando ser um assinante.

vlad comentou:

AGUA VIVA não está na lista....mas tomara que venha tambem...Vou assinar para ver Guerra dos Sexos e Vereda Tropical...e Dancin Days, para rever..

Leandro a da cruz comentou:

So novelão aí sim só gostaria de rever também vira lata ....marcou muito minha infância para o começo da adolescência , mas já estou vendo tieta ....upa lelé .Opa Lelê huuuhuuu.. kkkkkseu modesto é uma peça ! E o tal bafo de bode coisa boa!

Veja também

Publicidade