O profissional do SBT critica Cláudia Leitte, Luan Santana e MC Guimê.
Na semana passada, Ratinho criticou os artistas que recebem incentivos fiscais do Governo Federal, através da Lei Rouanet. Cláudia Leitte, Luan Santana e MC Guimê foram alguns dos citados pelo apresentador, que alfinetou: "Se você cobra ingresso para [o público] ir, você não pode pegar dinheiro do governo pra fazer show, pô. Isso é uma baita de uma sacanagem".
"Todo mundo está falando do Ministério da Cultura e a grande maioria da população não entende o que é a Lei Rouanet. É quando um projeto é escolhido pelo ministério para ser patrocinado. É um dinheiro que o cara pega para produzir o show e é descontado no imposto", explicou o apresentador.
Após essas declarações, alguns artistas de grandes gravadoras planejam um boicote contra o Programa do Ratinho, do SBT, e empresários se queixaram ao SBT.
A Lei Rouanet não investe dinheiro diretamente em produções culturais, mas dá incentivos fiscais para que empresas privadas possam apoiar projetos e captar recursos junto com outras empresas e pessoas físicas. Em troca, é deduzido do Imposto de Renda até 4% do imposto devido para empresas e até 6% para pessoas físicas.