"Novela passou a ter vergonha de suas origens, o folhetim", desabafa o dramaturgo.
Aguinaldo Silva usou seu site para fazer um desabafo sobre a crise dos autores e o fato das novelas na TV estarem "com vergonha" de suas origens nos folhetins tradicionais.
"Das novelas eu diria o quê? Diria que nós, autores, estamos em crise, e o motivo dessa crise é que a novela passou a ter vergonha de suas origens – o folhetim – e quis desesperadamente se tornar outra coisa. E novela, quando não é folhetim, não é mais novela e, portanto, não funciona. Novela temática, ou política, ou o raio que a parta, pode estar cheia de boas intenções, mas não engana o telespectador, que vê nelas intenções outras que não apenas diverti-lo e, como tem o controle remoto sempre à mão, vai buscar diversão em outra parte", desabafou o dramaturgo, que ainda afirmou que se não forem contadas histórias "desvairadas" as novelas podem acabar.
"Do que precisamos então? De uma velha e boa novela à moda antiga, sem vergonha de ser o que é: louca, sempre no limite, sem medo de ser ridícula, enfim… Completamente desvairada. Não sei se ainda teremos isso algum dia, mas eu torço para que tenhamos sim. Porque, se as novelas continuarem como estão, sérias, sisudas, vazias de som e fúria, mas cheias de significados, bem, escrevam aí no seus caderninhos o que vou lhes dizer agora… Elas acabam", decretou.
Aguinaldo Silva volta à telinha em 2018, com O Sétimo Guardião, que marcará a volta dele ao universo do realismo mágico, abandonado pelo autor em 2001, quando foi ao ar a novela Porto dos Milagres. Para o elenco da obra, prevista para a faixa das 21h, o dramaturgo pretende contar com Chay Suede, Marina Ruy Barbosa e Lília Cabral.
Postado em Bastidores Aguinaldo Silva
12,1 pontos
Em pleno feriado, a edição especial de Cabocla manteve boa performance.
1,4 ponto
Chega Mais segue em situação delicada, com números próximos do traço.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
Renato comentou:
O povo gosta é de barraco, de polêmica e de uma boa vilã, popular,por exemplo.
Fernando comentou:
Se ele soubesse a formula não teria errado a mão em todas as novelas após Senhora do Destino.... pois tanto Duas Caras, Fina Estampa e Império foram péssimas . E os finais então, difícil saber qual terminou pior.
Paam respondeu:
eu adorei Duas Caras, Fina Estampa e Império rsrs e todas estas tiveram boa repercussão e boa audiência, particularmente adorei.
Pedro respondeu:
Duas Caras, se comparada a algumas novelas atualmente, foi ótima. Acho que as novelas precisam voltar à suas origens mesmo, fazer o povo viajar. O público muda muito, não existe mais uma fórmula, e não é fácil os autores captarem essa mudança. Provavelmente nem Avenida Brasil faria o mesmo sucesso hoje em dia, apesar de, na minha opinião, ser sempre excelente.
G respondeu:
Por isso ele falou "NÓS AUTORES estamos em crise" nem ele sabe como recuperar o bom e velho folhetim. Vai tentar com a próxima, mas acho também que o público é outro.
Vlad respondeu:
Falou tudo que deve ser dito. Parabéns!!! Vide meu comentário abaixo, caso Jeff publique, porque ele tem me sabotado ultimamente...vai saber porquê...
Euniro comentou:
Se formos realmente falar de vilã popular a Odete Roitman( Beatriz Segall) merece regressar na novela O Sétimo Guardião fazendo muito mais vilânias porque ninguém esquece Odete Roitman jamais
Charles comentou:
Acredito que o grande problema das telenovelas é a escalação de atores, sendo esse também um dos motivos no qual as pessoas migram para outras TVs, como é o caso da Record, que além da globo é a única que investe em teledramaturgia atualmente. A Record tem trazido de volta atores e atrizes que deixaram saudade e que foram esquecidos pela globo. Particularmente, eu não suporto ver a mesma panelinha nas novelas dos mesmos autores. Uma boa solução seria os autores e diretores começarem a nos escutar, nós como telespectadores. Deveriam nos escutar e escalar talentos como LUCÉLIA SANTOS, MAYARA MAGRI, DENISE MILFONT, NUNO LEAL MAIA, BETTY FARIA, PAULO GORGULHO, NARJARA TURETTA, LISA VIEIRA, ROSANA GARCIA, BIA SEILD, entre outros.
Jadice Denovo respondeu:
Jesus Maria José... esse saudosismo sempre ta aqui... E a Helena ranaldi???
Noveleiro respondeu:
Exatamente, Charles! Mas na sua relação faltou Helena Ranaldi! Saudades da minha eterna Malena ( minha primeira paixão de Olho no Olho/1994 )
Pedro comentou:
As novelas estão muito amarradas, não anda pra frente ficam enrolando o público com uma história apenas. Nós queremos agilidade o desenrolar da trama. Veja a novela das sete no começo foi bom mais nao sair do canto e todo dia a mesma coisa, o público desiste de assisti.
Marcio respondeu:
Charles, Mayara Magri ? Pra sua informação ela faleceu a alguns anos ,e Nuno leal maia não trabalha mais devido a problemas de saúde ,Lucélia santos ?mais canastrona inpossivel
Noveleiro comentou:
Saudades de produções como: Por Amor, Laços de Família, A Favorita, Avenida Brasil, etc... Novelas com menos personagens que criam identidade e atraem o público. Nem citei algumas da década de 80 e 90 que quando terminavam eu chorava de saudades! Que venha Helena Ranaldi abrilhantar ( num papel digno dela ) A Força do Querer.
Vlad comentou:
Esse cara se acha a bala que matou John Lennon: arrogante, pretensioso. Só ele é bom, só ele faz coisas boas. Desrespeita os colegas de trabalho também autores. Alfineta venenosamente todo mundo. Ele precisa tomar um chá de humildade, calçar as sandálias da humildade. e , infelizmente ainda há que o ache a melhor coisa do mundo. Fez coisas boas, mas também foi repetitivo, cansativo, enfim....mas na cabeça dele ele nunca erra.....tenha paciencia, AS....
lina comentou:
esse autor escreveu novelass chatas ultimamente.Acredito que as novelas nao tem mais salvaçao ,saudades dos anos 80,90 hj so se passa porcaria por isso em casa paramos de ver.
O humorista ainda avalia se um compromisso tão longo como o de uma novela será benéfico para sua carreira.
A produção ainda terá Marcello Novaes em um papel de destaque.
O ator retoma a parceria com a autora Claudia Souto, com quem trabalhou em "Cara e Coragem".
No streaming, Cléber será substituído por Galvão Bueno.
A Amazon expande sua atuação no esporte com o Brasileirão, somando-se à Copa do Brasil que já é exibida pela plataforma desde 2022.
Tem ainda “Qual É A Música” com Lívian Aragão, Flay, Flávio Augusto, André Vitor, Bil Araújo, Caio Carneiro e Gustavo Benedeti.
A atração vai ao ar aos domingos, a partir das 18h, na RedeTV!.
Basílio confessa a Beto que armou contra ele para separá-lo de Beatriz.
Jin confessa ter sentimentos por Tati.
Mavi escuta a discussão entre Luma e Mércia e descobre que a mãe está com o verdadeiro pendrive.
O telejornal terá novo pacote gráfico e irá ao ar todas as madrugadas.
Cantor também explica no programa quem inspirou a escolha do nome da filha.
No Hora do Faro ainda tem Ticiane Pinheiro e a mãe Helô agitando todas com os sucessos do Bonde do Tigrão no palco.
Cantores levam seus familiares para a brincadeira e comandam o musical do programa.
O Carioca voltará à Globo após um hiato de cinco anos.
Saiba mais sobre a sinopse da história idealizada por Rosane Svartman.