Novela de Claudia Souto supera a estreia de sua antecessora, "Família é Tudo".
A estreia de Volta por Cima, novela das 19h da TV Globo, teve uma audiência inicial de 21 pontos de média em São Paulo, um número superior inferior aos 20 pontos conquistados por sua antecessora, Família é Tudo, no primeiro capítulo. A nova trama, escrita por Claudia Souto e dirigida por André Câmara, é protagonizada por Jéssica Ellen, no papel de Madalena (Madá), e Fabrício Boliveira, que interpreta Jorge (Jão).
A história de Volta por Cima apresenta Madá, uma jovem batalhadora que precisou abrir mão de seus sonhos para sustentar sua família, e Jão, um ex-trocador de ônibus que, após se formar em administração, luta por uma vida melhor. O destino dos dois personagens se cruza após uma tragédia envolvendo o pai de Madá, Lindomar (interpretado por MV Bill), um motorista de ônibus prestes a se aposentar. Lindomar sofre um acidente no último dia de trabalho, o que impede sua aposentadoria e o acesso a um prêmio milionário.
A trama ganha novos contornos com Osmar (Milhem Cortaz), o tio de Madá, que descobre o bilhete premiado e tenta abocanhar o dinheiro para resolver seus problemas financeiros. A novela explora o dilema ético entre seguir um caminho moral ou ceder à tentação de agir de maneira amoral, questionando quem de fato dará a “volta por cima”.
A Globo espera que Volta por Cima mantenha números estáveis no decorrer desta semana, especialmente em um contexto em que a novela das nove, Mania de Você, enfrenta dificuldades com sua audiência.
Com previsão de cerca de 180 capítulos, a trama deve ficar no ar por aproximadamente sete meses, sendo substituída por uma novela de Rosane Svartman. Logo em seguida, Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento também têm programadas suas respectivas novelas no horário das sete.
O roteiro dos capítulos de Volta por Cima é escrito com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A novela tem direção geral de Caetano Caruso e vai ao ar de segunda a sábado, às 19h15, após o jornal local.