TV aberta também registrou crescimento.
Embora tenha perdido assinantes, a TV por assinatura no Brasil cresceu 24% em audiência nos últimos dois anos. Segundo levantamento publicado por Ricardo Feltrin, do UOL, a média dos canais pagos subiu de 6,6 pontos em 2014 para 8,2 pontos entre janeiro e novembro deste ano. Em 2015, a média dos canais pagos foi de 7,1 pontos. Nesse sistema de medição, inaugurado em 2014, todos os canais abertos são excluídos.
Outro dado importante diz respeito à participação dos canais pagos no universo de televisores ligados: subiu cerca de 7% entre janeiro e novembro de 2016, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2015, nas 24 horas do dia, a participação (share) dos canais pagos era de 20.4%. Entre janeiro e novembro deste ano, chegou a 22%.
Os canais abertos também ganharam audiência nos últimos dois anos. O SBT registrou o maior aumento: 10% (5,0 para 5,5), A Globo cresceu 8% (12,4 para 13,4) e a Record, 6,38% (4,7 para 5,0). Band e RedeTV mantiveram os seus índices, respectivamente, 1,5 e 0,5.
Os dados são referentes à medição da Kantar Ibope Media nas 24 horas do dia em 15 capitais (Painel Nacional de Televisão). Cada ponto equivale a cerca de 240 mil domicílios.