O Planeta TV

Com merchan de "Terra e Paixão", "Vai na Fé" crava picos de 28 pontos de audiência

A novela escrita e criada por Rosane Svartman repete seu recorde em São Paulo.

por Redação, em 30/05/2023

Com merchan de "Terra e Paixão", "Vai na Fé" crava picos de 28 pontos de audiência

Uma cena de "Vai na Fé" fez uma referência à "Terra e Paixão". A sequência foi estrelada por Kate (Clara Moneke). Não se sabe se foi uma ideia da direção da TV Globo numa tentativa de divulgar a novela de Walcyr Carrasco ou se a sugestão partiu da autora Rosane Svartman, que já havia escrito uma cena fazendo citação de "Travessia". Na época, Glória Perez retribuiu a ação de crossmedia.

Há quase um mês no ar, "Terra e Paixão" ainda segue distante dos sonhados 30 pontos de média esperados para o horário das 21h da emissora da família Marinho. Enquanto isto, "Vai na Fé" chega a picos de 28 e médias entre 25 e 26 pontos. 

Nesta semana, "Vai na Fé" chegou a uma média geral de 23 pontos. São três pontos a mais que a sua antecessora, "Cara e Coragem".

A trama estrelada por Sheron Menezes ficará no ar até o dia 11 de agosto. A substituta será "Fuzuê", a ser estrelada por Marina Ruy Barbosa, Giovana Cordeiro, Felipe Simas e Nicolas Prattes.

Direção da TV Globo acredita numa virada de "Terra e Paixão"

Há três semanas no ar, "Terra e Paixão" ainda nao conseguiu reveter os baixos índices de audiência da TV Globo na faixa das 21h. A obra escrita por Walcyr Carrasco acumula, até o momento, uma média de 24,6 pontos. É basicamente o mesmo desempenho de sua antecessora, "Travessia".

A direção artística da TV Globo considera que o Futebol seja o responsável pela a fragilidade de sua atual novela das nove. Nos primeiros dias após a estreia do folhetim, a TV paga exibiu com exclusividade dois jogos de grande interesse dos fãs do mundo esportivo. Uma partida com o time do Corinthians e outra com a do Flamengo. 

Segundo observou o jornalista Flávio Ricco, do R7, "Terra e Paixão" provocou uma grande expectativa na mídia nas semanas que antecederam sua estreia. Internamente, na Globo, falava-se que a produção tem ingredientes suficientes para virar o jogo ao longo de sua exibição [até janeiro de 2024].

No entanto, até o momento a trama estrelada por Cauã Reymond e Barbara Reis não corresponde ao enorme investimento e já preocupa a direção da Globo, que deve realizar uma pesquisa nos próximos dias com o intuito de indentificar quais os núcleos estão agradando e os que devem ser ajustados.

Vaza o possível final de Irene, a vilã de "Terra e Paixão"

Segundo informações da jornalista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, Irene (Gloria Pires) não vai se dar bem no final de "Terra e Paixão". A mulher de Antonio La Selva (Tony Ramos) vai se envolver com Luigi (Rainer Cadete) e levará um golpe dele. A megera fugirá com o italiano após ser expulsa de casa. Ele roubará tudo dela e voltará para a Itália, deixando a dondoca na miséria.

O final de Irene está previsto na sinopse do folhetim. E pode sofrer alteração, caso o autor Walcyr Carrasco faça ajustes para agradar a audiência. A TV Globo, inclusive, realizará, nos próximos dias, uma pesquisa de satistação para driblar os baixos índices. Os primeiros dez capítulos de "Terra e Paixão" renderam apenas 24,6 pontos. São índices que a emissora considera insatisfatórios para uma novela das nove, uma vez que tem atingido números semelhantes na faixa das sete.

"Terra e Paixão" será uma novela longa. Estão previstos 221 capítulos. Ela ficará no ar até a segunda quinzena de janeiro de 2024. 

Antonio La Selva se apaixonará por Aline

"Terra e Paixão" apresentará mais um plot idêntico com o de "Renascer". No decorrer da história desenvolvida por Walcyr Carrasco, Antônio La Selva (Tony Ramos) irá se encantar por Aline (Barbara Reis), sua atual rival e crush de seu filho Caio (Cauã Reymond).

Na versão original da trama de Benedito Ruy Barbosa, o coronel José Inocêncio (Antonio Fagundes) disputa Mariana (Adriana Esteves) com João Pedro (Marcos Palmeira).

Nas duas tramas, o pai rejeita o filho por conta da morte da esposa durante o parto. E ambos disputam a mesma mulher.

Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, e que está adaptando o roteiro do remake de "Renascer", reclamou com a direção da TV Globo por ter aprovado a produção de duas novelas com temáticas parecidas. Ele fez um pedido para que "Renascer" seja adiada para o segundo semestre de 2024.

Se Walcyr Carrasco não mudar os rumos de sua novela, Antonio La Selva abondanará Irene (Gloria Pires) após flagrá-la com Luigi (Rainer Cadete). Os amantes se unirão para acabar com o fazendeiro, que se aproximará de Aline de uma forma romântica e logo perceberá que está apaixonado.

Aline passará a ser disputada por Caio, Antonio e Jonatas (Paulo Lessa). Já Daniel (Johnny Massaro) morrerá num grave acidente após descobrir que não é filho de Antonio e que é fruto de um caso de sua mãe com o irmão de seu pai, Ademir (Charles Fricks).

Antes de morrer, Cândida revelará que Jonatas é irmão de Caio

A personagem de Susana Vieira em "Terra e Paixão" está com os dias contados. A dona do bar, Cândida, antes de morrer fará uma revelação que mudará a vida de Jonatas (Paulo Lessa). Ela revelará ao primo do esposo de Aline (Bárbara) que ele tem um irmão perdido. 

Segundo consta, Jonatas descobrirá que é filho de Agatha (Bianca Bin), primeira mulher de Antônio La Selva (Tony Ramos) e que ele é irmão de Caio (Cauã Reymond). 

Quem sabe os detalhes desta história é Gentil (Flávio Bauraqui), que explicará a Jonatas que ele nasceu antes do casamento de Agatha com o mais poderoso fazendeiro da região.

Agatha teve um caso de amor antes de Antonio e inventou uma viagem para ter o bebê secretamente. 

Portanto, Jonatas será mais um para brigar pela sucessão dos bens de Antonio La Selva. O que deve despertar ainda mais a ira de Irene (Gloria Pires).

Escrita por Walcyr Carrasco, "Terra e Paixão" mostra uma jornada de esperança e luta, com personagens e histórias profundas, tão enraizados quanto as belas e grandiosas plantações do Mato Grosso do Sul. Tudo começa através da saga de Aline (Barbara Reis), uma jovem que vê sua família ceifada por um crime. Na coragem de quem enfrenta tudo e todos para defender seu legado, essa mulher mostra que a força e o amor, juntos, podem ser motor de transformação, justiça e esperança.


Deixe o seu comentário