O Planeta TV

Audiência do primeiro capítulo de "Renascer" supera o de "Terra e Paixão"

A nova novela das nove da Globo, idealizada por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi, conquistou 42% de share.

por Redação, em 22/01/2024

Foto: Divulgação

A aposta da TV Globo após "Terra e Paixão", o remake de "Renascer", estreou com uma audiência maior do que sua antecessora. Segundo dados consolidados do Ibope, a trama adaptada por Bruno Luperi registrou uma média de 25,9 pontos [e um pico de 26,8], enquanto o folhetim de Walcyr Carrasco alcançou 24,8 pontos. 

Exibida entre 21h09 e 22h49, a nova novela das nove conquistou 43% de share, indicando que, em um universo de 100 aparelhos, 43 estavam sintonizados na Globo. No mesmo horário, a Record assegurou a vice-liderança com 3,9 pontos de média, o SBT ficou em terceiro lugar com 3,5 pontos, e a Band ocupou a quarta colocação com 1,4 ponto.

Dividida em duas fases, "Renascer" narra a história de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), um rico fazendeiro na zona cacaueira de Ilhéus, Bahia. Seu grande amor é Maria Santa (Duda Santos), com quem tem quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva). Maria Santa morre ao dar à luz João Pedro, o que faz com que José Inocêncio o culpe pela morte durante toda a vida. João Pedro, porém, segue sentindo admiração pelo pai. A trama explora o ódio entre Inocêncio e João Pedro, que se intensifica quando o pai se apaixona por Mariana (Theresa Falcão), a namorada do filho caçula.

O primeiro capítulo, exibido nesta segunda-feira (22), iniciou com a chegada do protagonista à região de Ilhéus, onde selou seu destino aos pés de um Jequitibá. Após um juramento, sua vida toma outro rumo, transformando-se em lendas.

O episódio contou com uma breve participação especial de Maria Fernanda Cândido e foi encerrado com a chegada da festa do Boi Bumbá.

Segue o ranking das estreias das produções das 21h nos últimos cinco anos:

  • Renascer (2024) - 25,9
  • Terra e Paixão (2023) - 24,8
  • Travessia (2022) - 25,9
  • Pantanal (2022) - 28,3
  • Um Lugar ao Sol (2021) - 25,2
  • Amor de Mãe (2019) - 35,4
  • A Dona do Pedaço (2019) - 32,5

A releitura da obra de Benedito Ruy Barbosa conta com um elenco estelar, incluindo Antonio Calloni, Vladimir Brichta, Juliana Paes, Enrique Diaz, Jackson Antunes, Almir Sater, Matheus Nachtergaele, Adanilo, Ana Cecília Costa, Fábio Lago, Chico Diaz, Gabriela Medeiros, Sophie Charlotte, Pedro Neschling, entre outros. A direção artística do folhetim é de Gustavo Fernandez, e a direção geral é de Pedro Peregrino.

Com previsão de 197 capítulos, "Renascer" ocupa a faixa a partir de hoje (22/01) e permanecerá no ar até 27 de setembro.

Em 2024, um ponto de audiência corresponde a 73.280 domicílios sintonizados na Grande São Paulo, o que significa que o primeiro capítulo de "Renascer" alcançou cerca de 1,9 milhão de residências.


Deixe o seu comentário