O Planeta TV

A crise de audiência da TV Globo no início de 2019

A emissora começa a recuperar com “A Dona do Pedaço” e “Verão 90”.

por Redação, em 07/06/2019

Foto: Divulgação/TV Globo

A TV Globo teve um início de ano com baixos índices de audiência. A emissora não conseguiu emplacar a novela das nove, O Sétimo Guardião, e nem o Big Brother Brasil. Segundo levantamento de Daniel Castro, do UOL, a emissora teve o pior início de ano desde 2014. Quem se beneficiou com isso foi a RecordTV, que conseguiu o melhor desempenho em oito anos.

Além da novela de Aguinaldo Silva e do reality show, a Globo não foi bem com novidades como o Tá Brincando, de Otaviano Costa. Também errou ao cancelar o Vídeo Show, que sofria sucessivas derrotas para A Hora da Venenosa, e substituí-lo pelos filmes da Sessão da Tarde.

O desempenho da Globo é ainda mais preocupante em algumas regiões específicas. Em Salvador, Goiânia e Tocantins, por exemplo, a crise atingiu tal ponto que as afiliadas promoveram demissões em massa.

A boa notícia para a Globo é que essa tendência de queda tende a ser revertida, principalmente em São Paulo e Rio, a partir de junho. A Dona do Pedaço, substituta de O Sétimo Guardião, vem fazendo bonito no Ibope. Além de “Verão 90”, que, em sua reta final, começou a registrar altos índices no horário das sete.

Com observações do jornalista Daniel Castro, do UOL, do site Notícias da TV.



Publicidade

Comentários (8) Postar Comentário

vlad comentou:

Isso não tem nada a ver com qualidade de programação, nem nada...simplesmente mudança dos tempos, hábitos, etc......se ela vai ter que se reciclar, é obvio, como tudo na vida, nada é estático.....


Tec. Antena respondeu:

Estática tinha na transmissão analógica, na digital de hoje não tem mais imagem com chuvisco, fantasma e com sombra. A estática acabou.


Mario comentou:

Quanto ao Video show, desde o andré marques ter saido, começou a se perder,
com o troca troca de apresentadores.
E as novelas é algo sempre variável, tem novelas que fazem sucesso e outras
que nao. Sétimo Guardiao era péssima, é um espanto ter dado quase 30 pontos
de media final. Para mim, foi a pior novela que ja passou no horario nobre.


Miguel respondeu:

Depois que o André Marques entrou no programa é que o Vídeo Show começou a rolar ladeira abaixo até parar no esgoto.


Macedonio comentou:

Está na ruim é vai continuar pior do que está... esperem pra ver... Está escrito Record, foi a q cresceu desbancando a globolixo!!! Não é eu q digo, os números comprovam! A nova era começou e é a megarecorda mandando ver! Ninguém mais quer ver porcaria! Novelas que incentivam corrupção, sacanagem, bigamia e o mau do século homossexualismo! ENTAO O POVO MANDA!


Gedeon respondeu:

Realidade Globo: 15 de média nos três primeiros meses Record:7,4 no msm período. Sai de casa sem tomar teu remédio não jovem



Manu respondeu:

Engraçado, a Globo não pode abordar a realidade atual do mundo nas novelas que tem muita gente critica e surta, agora um filme enlatado aborda os crimes mais barbáries com cenas bem piores e ninguém fala nada! Não seria hora de tirar as vendas dos olhos e dar mais valor no que é nosso? Ou pelo menos sentar em cima da realidade e fazer de conta que ela não exista.


Gustavo comentou:

Kkkkkkkkkkkk que site idiota! O sétimo Guardião ok, mas o BBB fechou na meta é isso pra mim não é crise! Faz uma matéria falando da crise da Record! Lá sim tem crise de verdade! Novelas inéditas perdendo pra reprise! Audiência só com fofoca de globais e sangue! Isso sim é crise! A “crise” da Globo é o sonho da Record! Site tendecioso! Era mais fácil falar Globo está em fase de sucesso com suas novelas! Todas acima da meta! Merda de site! Jornalismo podres


Júlio respondeu:

Você está parcialmente certo. A grande questão não é puramente uma comparação de números de ibope de emissoras diferentes. Muitas vezes, num mesmo horário, 20 pontos para a Globo podem ser poucos e 10 para a Record ser muito. Isso porque o horário comercial da Globo é muito mais caro e a emissora aposta alto na quantidade de tv's ligadas no horário para cobrar mais caro dos anunciantes.



MACEDÔNIO respondeu:

a crise da globo é o sonho da record........ muito bem dito



Macedonio respondeu:

Nossa!!! Que fúria!!! Parabéns ao site por falar e mostrar a verdade! A crise da globolixo é tão grande que jornalistas, diretores, atores não querem mais ficar lá! A globolixo está reduzindo a nada o salário!!! Enquanto a Mega Record paga salários milionários pra seus contratados!!! Aceite que dói menos bebê! Beijinho no ombro....


Leo comentou:

A globo jogou fora seu padrão de qualidade pra investir em programas voltados para a classe C e agora tá achando estranho que a audiência tá caindo porque o povo não gosta de ver conteúdo tosco na tv.


Gedeon respondeu:

Se o povo não gosta, pq a Record tem alta audiência justamente com tosquice???



Tamarrado respondeu:

Gedeon, se o sr acha tema biblíco tosquice pode ficar com as luxúrias das novelas globais e bom proveito.


Observador comentou:

A Globo vem passando por um processo silencioso de renovação de todo o seu cast. Medalhões antigos que recebiam fortunas na emissora agora se veem de uma hora pra outra a ter que deixá-la. Uns analisam como queda e baixa captação de receita, já eu prefiro crer em estratégia de mercado. A dona Globo não é boba, ela quer ganhar $$$ mais, e desembolsar menos. Rostos novos vale menos do que o pessoal antigo.

Marcelo comentou:

A Globolixo esta caindo..Bolsonaro avisou se eu ganhar a verba de publicidade vai secar..Globolixo gasta muito e fatura pouco.. A maioria das novelas tem casal gays..eles querem que o povo aceitem na marra esses casais..eles agradaram 5% dos lgbtrst..e esquecem dos 95% heteros..

alex comentou:

A única coisa que a Globo serve é as transmissões de futebol e de outros esportes. Novelas,jornal,série e filme é descartável. Informação você fica sabendo pela internet,novelas que só fazem apologia e tendenciosas,nem de longe lembram os sucesso dos anos 90/2000. E as séries as melhores estão na netflix. Filme então idem...não assisto um filme na Globo desde a reprise do Piratas do Caribe 2. Enfim...boa morte dona Globo.

Veja também

Publicidade