O Planeta TV

4 séries e filmes para entender melhor sobre saúde mental

Confira algumas obras audiovisuais que desmistificam temas relacionados à saúde mental e ajudam a humanizar pessoas que sofrem com essas doenças.

por Redação, em 07/02/2025

Créditos: Nise/Divulgação

A televisão e o cinema são mais do que uma simples fonte de lazer e entretenimento. As produções para as telas também são expressões artísticas que ajudam a divulgar informações relevantes e retratar situações e problemas que fazem parte do cotidiano e da vida em sociedade. 

A saúde mental já foi tratada como tabu, reforçando estereótipos, preconceitos e desumanizando as pessoas que são afetadas por essas doenças e transtornos. Atualmente, cada vez mais obras enfrentam esse problema e abordam o assunto de forma respeitosa. 

A apresentação desses assuntos ajuda a normalizar o debate e ampliar o conhecimento sobre a área, além de trazer representatividade, identificação com o público e auxiliar no desenvolvimento de empatia com pessoas reais que sofrem com dificuldades semelhantes.

Por isso, confira essa lista de obras audiovisuais que podem ajudar a entender um pouco mais sobre os diversos temas relacionados à saúde mental.

Atypical

Atypical é uma série de comédia dramática dos Estados Unidos, cujo protagonista é Sam Gardner (Keir Gilchrist), um adolescente que possui traços de autismo. 

A produção mostra como o mundo, de maneira geral, não está adaptado para pessoas neurodivergentes. Entretanto, evidencia como Sam, apesar de possuir algumas limitações, é uma pessoa como qualquer outra, capaz de se adaptar e enfrentar os desafios do dia a dia, realizar seus sonhos e lutar para se tornar mais independente.

Nise - O Coração da Loucura

O filme conta a história de Nise da Silveira (Glória Pires), uma psiquiatra brasileira que foi aluna de Carl Jung, tido como pai da psicanálise, e foi uma figura importante para a luta dos direitos de pessoas com doenças mentais.

Nise era contra e denunciava os inúmeros tratamentos agressivos e abusivos que eram comuns na época, como o eletrochoque e a lobotomia. Hostilizada e isolada por seus colegas de profissão, ela passa a atuar na área de terapia ocupacional, e, através de uma perspectiva pioneira, revoluciona o tratamento de pessoas com transtornos mentais, a partir do emprego da arte, do cuidado e da afetividade.

Sessão de Terapia

A série Sessão de Terapia é a versão brasileira de uma produção israelense chamada “Be Tipul”. A produção é dirigida por Selton Mello, e a trama se passa nos consultórios dos psicoterapeutas Theo Cecatto (Zé Carlos Machado), protagonista da 1ª, 2ª e 3ª temporadas, e Caio Baronne (Selton Mello), protagonista da 4ª e 5ª temporadas.

Cada episódio se passa em um dia da semana e em uma sessão de terapia diferente: de segunda a quinta, eles atendem seus pacientes; às sextas, eles se reúnem com seus próprios terapeutas. O enredo se desenvolve mostrando como eles lidam com os problemas e transtornos dos pacientes, a relação com cada um deles e como o trabalho afeta a sua própria vida pessoal. 

As Horas

Esse filme aborda a depressão de uma maneira única e sob perspectivas variadas. A obra possui três protagonistas em linhas do tempo diferentes: a famosa escritora Virginia Woolf (Nicole Kidman), em 1923; Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa, em 1950; e Clarissa Vaughn (Meryl Streep), também escritora, em 2001.

O filme mostra um dia da vida de cada uma das personagens, e o elo que conecta suas histórias é a depressão. Virginia Woolf escreve o romance Mrs. Dalloway, uma de suas obras de maior sucesso. Laura Brown lê Mrs. Dalloway para escapar e se distrair da sua realidade. Clarissa Vaughn prepara uma festa em homenagem a seu amigo Richard, que receberá um prêmio literário e a chama pelo apelido de Mrs. Dalloway.


Deixe o seu comentário