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Streaming redefine o que é representatividade: as produções brasileiras estão ficando para trás em termos de retratos culturais autênticos?

Em 2023, mais de 40% dos domicílios brasileiros com TV tinham serviços de streaming.

por Redação, em 02/12/2024

<em>Divulgação/Getty Images</em>

As plataformas de streaming provocaram mudanças no ambiente de consumo e produção audiovisual. A forma como os brasileiros recebem esses conteúdos também passou por mudanças, as questões sociais como gênero, raça e classe no país  influenciam a autenticidade do material audiovisual -- para 9 em cada 10 pessoas globalmente este ponto é fundamental, segundo um estudo da Paramount Global.  

De acordo com a pesquisa, o mesmo grupo entrevistado concorda que a representatividade na televisão e nos filmes tem um impacto no mundo e influencia a percepção que temos de determinados grupos. A partir dos recortes sociais, a pesquisa ainda mostra que 23% das pessoas negras brasileiras sentem que são retratadas como criminosas e 24% como perigosas. A representação inadequada nas produções também é destacada por outros grupos socialmente minoritários, como pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIAP+.  

Apesar da busca por representatividade ser cobrada nas produções audiovisuais realizadas até os últimos anos, os streamings avançam com a possibilidade e abertura de criar conteúdos nacionais autênticos, que movimenta uma cadeia de fornecedores que vai desde roteiristas, atores até serviços de banco de imagem e curadoria que facilitam essas produções com retratos culturais autênticos e com acervos fotográficos e cinematográficos históricos do Brasil.  

Em 2023, mais de 40% dos domicílios brasileiros com TV tinham serviços de streaming, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Nos últimos anos, o cinema, a televisão e as plataformas online registraram um aumento de demanda e assinaturas em todo o mundo, provocando aceleração no desenvolvimento e uma busca crescente por novos títulos nas principais plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime, Max e Globoplay.  

Verônica Raad, líder de Mídia e Produção para o Brasil na Getty Images, possui mais de 10 anos de experiência na indústria de produção audiovisual e destaca a força crescente do Brasil como consumidor e produtor de conteúdo digital. “O Brasil é conhecido por ser um exportador de novelas de renome mundial, atualmente ocupa o segundo lugar no ranking de assinantes da Netflix em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Isso tem impulsionado a criação de filmes, séries e documentários 100% nacionais”, explica Verônica. Um exemplo recente desse sucesso, é a novela ‘Pedaço de Mim’, estrelada pela atriz Juliana Paes, que chegou ao Top 1 Mundial da plataforma, se tornando a produção local mais assistida na plataforma de streaming.   

Para ela, o papel da Getty Images é ser o elo essencial entre produtoras e a reconstrução de histórias visuais, oferecendo acervos de imagens e vídeos que ajudam a contar narrativas com precisão e autenticidade. A empresa, que apoia produtoras em todo o mundo — incluindo o Brasil —, dispõe de um extenso acervo de mais de 30 milhões de videoclipes, com contribuições de parceiros globais renomados do setor de broadcast, estúdios, cineastas e arquivos históricos. Além disso, conta com mais de 552 milhões de imagens, cobrindo desde registros históricos até fotos captadas por talentos locais, proporcionando um olhar autêntico sobre eventos, lugares e culturas diversas. 

Verônica acredita que o Brasil tem uma oportunidade única de continuar trazendo histórias visuais criativas para o público brasileiro, explorando sua rica história, as vivências de suas ruas e a diversidade cultural de suas comunidades. “Nossa missão é ajudar produtoras e cineastas a reconstruir e enriquecer essas histórias visuais, seja para um documentário sobre um evento marcante ou para um filme que busca capturar o espírito vibrante da cultura carioca”, complementa Verônica. Esse apoio, segundo especialistas do setor, não só acelera o processo de produção, mas também eleva a qualidade das produções brasileiras, permitindo que ganhem visibilidade global e conectem as audiências locais e internacionais com a essência visual única do Brasil. 

A pesquisa e curadoria da equipe da Getty Images, por exemplo, esteve presente na produção de ‘Vale dos isolados, o assassinato de Bruno e Dom’, ‘Romário - O Cara’,’ Volta Priscila’ e ‘Elis e Tom - Só tinha de ser com você’, com imagens exclusivas do seu arquivo. As principais produções nacionais no streaming que usaram esse tipo de conteúdo nos últimos anos foram ‘Bom dia, Verônica’ (Netflix), ‘Pico da Neblina’ (HBO Max), ‘Cangaço Novo’ (Prime Video), ‘Cidade Invisível’ (Netflix) e ‘Manhãs de Setembro’ (Prime Video), todas com retratos autênticos do país.   

Entre as produções mais aclamadas e bem recebidas pelo cinema no Brasil está o filme "Ainda estou aqui". Uma produção premiada pelo melhor roteiro no Festival de Veneza, - com imagens do arquivo da Getty Images - e selecionado no Brasil para disputar a categoria de filme internacional no Oscar 2025. Além do filme "Cidade de Deus: A luta não para", continuação do clássico nacional.  

Dos processos de pré-produção, produção e pós-produção audiovisual, a pesquisa e a curadoria impactam diretamente na qualidade do conteúdo que vai parar nos cinemas, televisão e streamings, além de como os espectadores se enxergam naquelas imagens e em sua própria cultura. Não apenas isso, mas também influencia como o Brasil é percebido ao redor do mundo, contribuindo para a construção de uma imagem global que reflete a riqueza e a diversidade do país. 

Sobre a Getty Images:

A Getty Images (NYSE: GETY) é uma empresa líder global em criação e marketing de conteúdo visual, que oferece uma gama completa de soluções de conteúdo para atender às necessidades de qualquer cliente em todo o mundo, independentemente do tamanho. Por meio de suas marcas, sites e APIs Getty Images, iStock e Unsplash, a Getty Images atende clientes em quase todos os países do mundo e é o primeiro lugar onde as pessoas vão para descobrir, comprar e compartilhar conteúdo visual poderoso dos melhores fotógrafos e videomakers do mundo.  A Getty Images trabalha com mais de 564.000 criadores de conteúdo e mais de 320 parceiros de conteúdo para fornecer este conteúdo poderoso e abrangente. Todos os anos, a Getty Images cobre mais de 160.000 notícias, eventos esportivos e de entretenimento, proporcionando profundidade e amplitude de cobertura incomparáveis. A Getty Images possui um dos maiores e melhores arquivos fotográficos privados do mundo, com milhões de imagens que datam dos primórdios da fotografia.

Através de sua biblioteca criativa e soluções de Conteúdo Personalizado, a Getty Images ajuda seus clientes a elevar sua criatividade e todo o processo criativo do início ao fim para encontrar a imagem certa para qualquer necessidade. Com a distribuição de tecnologias e ferramentas generativas de IA treinadas em conteúdo licenciado, remuneração ilimitada e direitos de uso perpétuos em todo o mundo, os clientes da Getty Images e da iStock podem usar a geração de texto para imagem para idealizar e criar imagens envolventes e comercialmente seguras, expandindo ainda mais a Getty Images e sua capacidade de oferecer exatamente o que seus clientes procuram.


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