A inclusão, a diversidade e a acessibilidade são pautas que devem estar em constante debate e reflexão. Por isso, a representação de pessoas com deficiência (PCDs) no cinema, ainda que bastante escassa, é uma forma leve de ampliar a compreensão da sociedade sobre a importância da inclusão.
Quando filmes e séries retratam com sensibilidade e empatia – e de forma realista – a diversidade, abrem espaço para a reflexão, contribuem para a quebra de estigmas e chamam a atenção do público para problemas de acessibilidade enfrentados todos os dias por PCDs. A seguir estão 5 filmes e séries que vão te fazer refletir sobre a inclusão. Confira!
-
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Brasil, 2014)
Acompanhando a vida de Leonardo, um adolescente com deficiência visual que está passando por mudanças e desafios típicos da adolescência, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um romance sensível e importante. Vivendo conflitos com as amizades, com os pais, e sofrendo com o bullying na escola, Leonardo se descobre com a chegada de um novo colega.
A produção aborda a deficiência visual de maneira natural, destacando a importância da autonomia e do respeito à individualidade.
-
Special (EUA, 2019-2021)
Inspirada na história real de Ryan O'Connell, a série acompanha um jovem gay com paralisia cerebral leve que decide recomeçar sua vida assumindo sua identidade sem medo. Com um tom leve e humorado, a produção retrata os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no dia a dia e como a autoaceitação é um passo importante para a inclusão.
-
Colegas (Brasil, 2012)
Colegas acompanha três grandes amigos que cresceram juntos em um instituto para pessoas com Síndrome de Down. Inspirados pelos inúmeros filmes que assistiam juntos, eles decidem seguir seus próprios sonhos, e, para isso, planejam uma fuga inusitada: roubam o carro do jardineiro e partem em busca de novas aventuras.
O filme retrata a busca por liberdade com muito humor e sensibilidade em uma trama envolvente.
-
Atypical (EUA, 2017-2021)
A série Atypical acompanha a vida e o fim da adolescência de Sam Gardner, um jovem inserido no espectro autista que quer muito conquistar uma namorada. Principalmente nas primeiras temporadas, a série parece focar na busca de Sam pelo amor, mas, na verdade, a trama é focada em discussões bem mais profundas.
Retratando também a família de Sam e como ela lida com o diagnóstico do filho caçula, Atypical aborda temas importantes com um humor afiado e em um tom descontraído.
-
Cromossomo 21 (Brasil, 2017)
Este drama nacional conta a história de uma jovem com Síndrome de Down que vive um romance com um rapaz sem deficiência. O filme traz à tona questionamentos sobre preconceitos, autonomia e capacidade de pessoas com deficiência intelectual, incentivando um olhar mais empático e inclusivo.
Cromossomo 21 e todas as obras citadas retratam problemas básicos de inclusão que, muitas vezes, podem passar despercebidos para quem não sofre com eles, como a falta de espaços destinados a PCDs em escolas e universidades, a ausência de intérpretes de libras em locais e eventos e a falta de acessibilidade em espaços públicos.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!