O Planeta TV

"Paraíso Tropical" chega ao fim com audiência abaixo da meta

por jeferson, em 27/09/2007

"Paraíso Tropical" chega ao último capítulo amanhã (28) paradoxalmente como um sucesso de crítica e um fiasco relativo de público. A novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares despertou a atenção até de intelectuais, mas não empolgou parcela do público tradicional da telenovela: o telespectador mais humilde e interiorano.

No Ibope da Grande São Paulo (que se reflete no resto do país), "Paraíso Tropical" será a segunda pior novela desta década. Registrava até o capítulo da última segunda média de 42,5 pontos. Na região, cada ponto equivale a 55 mil casas.

A atual novela das oito só ganha de "Esperança" (2002), que teve 38 pontos. Rompe uma seqüência muito bem-sucedida, que começou em 2004 com "Senhora do Destino" (recordista de audiência, com 50,4 pontos) e prosseguiu com "América" (49,4), "Belíssima" (48,5) e "Páginas da Vida" (46,8). Sua audiência é um fracasso relativo porque ficou abaixo do trilho considerado ideal pela Globo, de 45 pontos. Mas é o programa mais visto da TV brasileira, com pelo menos 40 milhões de telespectadores.


Deixe o seu comentário