José Alfredo resolve forjar a própria morte.
A vida de José Alfredo (Alexandre Nero) não anda nada fácil nos últimos tempos. Após Téo Pereira (Paulo Betti) publicar em seu blog informações sórdidas sobre o passado do Comendador, José Alfredo toma uma atitude drástica: resolve forjar a própria morte. Por enquanto, Cristina (Leandra Leal) e Josué (Roberto Birindelli) são os únicos cúmplices de seu plano.
Para que tudo saia perfeito, José Alfredo conta com a ajuda de Espinoza (Simon Petracchi), o curandeiro que o salvou da morte há alguns anos. No intuito do Comendador somente aparentar estar morto para todos que o cercam, ele prepara uma poção com este fim. Apesar dos perigos iminentes que o líquido contém, José Alfredo não se abala e segue com o arriscado plano. Tudo começa quando ele sugere, sem dar muitas explicações, que Maria Marta (Lilia Cabral) convide Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) para a sua casa. Questionado pela mulher, ele diz que sabe o que está fazendo. Segundo o Comendador, tudo o que vai acontecer depois que Maurílio estiver por lá será para o bem de toda a família. Sem entender muito bem o motivo do pedido de seu marido, ela apenas age conforme o solicitado.
Maurílio chega e vai para o quarto de Maria Marta, momento em que o inesperado acontece: José Alfredo entra aos gritos, muito alterado, chamando a atenção de todos que estão na mansão, e diz: “Eu sabia que você estava aqui dentro com ele, Marta, de conluio com esse crápula! Sua falsa, quer me destruir com a ajuda desse aí. Mas tem um detalhe nisso: é cedo demais pra cantarem vitória!”. No meio de uma discussão calo1rosa, o Comendador cai no chão, parecendo ter sofrido um ataque do coração. Maria Marta, Maurílio, José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta), João Lucas (Daniel Rocha), Amanda (Adriana Birolli) e Du (Josie Pessoa) assistem à cena e ficam chocados. A “morte” do Comendador deixa a família completamente desesperada e sem saber como agir.
As cenas estão previstas para serem exibidas a partir desta quinta, dia 18. Império é uma novela de Aguinaldo Silva, com direção de núcleo de Rogério Gomes e direção geral de Andre Felipe Binder e Pedro Vasconcelos.