O Planeta TV

"Vale Tudo e Celebridade não passariam hoje; as pessoas odiariam", diz diretor

Dennis Carvalho falou sobre a rejeição a Babilônia e o politicamente correto.

por Sergio Gustavo, em 29/05/2015
Publicidade

Foto: Reprodução/GloboNews

Parceiro de Gilberto Braga na maioria de suas novelas, Dennis Carvalho analisou a rejeição de parte do público à Babilônia. "É uma novela muito parecida com outras que já fiz, em matéria de maldade, vilania, sexo, chantagem, corrupção e até de homossexualidade. O público rejeitou violentamente o começo dessa novela", disse ele, em entrevista ao Ofício em Cena, da GloboNews, desta semana.

O diretor falou mais sobre a nova realidade do público. "Nas pesquisas as pessoas diziam: ‘Ah, tem muita maldade!’, ‘Ah, tem muita corrupção!’, coisas que sempre tiveram em toda novela. Houve uma certa regressão do conceito das pessoas de politicamente correto. Vale Tudo e Celebridade não passariam hoje; as pessoas odiariam", apostou Dennis, sobre dois dos maiores sucessos da parceria Gilberto/Dennis.

Durante a entrevista, comandada por Bianca Ramoneda, Dennis falou mais a respeito dessa mudança comportamental do público. "A gente tem que voltar atrás e ver que isso é um entretenimento, é mentirinha, é mocinho, bandido, pobre, rico… Se não, vai colocar em cima da gente, da novela, uma responsabilidade de decidir as coisas do país", disse ele.

Essa edição do programa da Globo News foi uma das mais sinceras e reveladoras das impressões do entrevistado, que está com um produto no ar, diferente dos convidados anteriores da atração. "É muito fácil botar a criança do lado da televisão e esquecer da educação dela, e ficar com os seus problemas e preconceitos e jogar a culpa na novela. Não estou criticando o povo brasileiro. Só estou constatando uma reação que está me deixando muito assustado", desabafou. "Criança não é pra ver novela, dependendo do horário", disse o diretor, falando sobre o discurso de parte do público que não quer os seus filhos assistindo a determinados temas em novelas.


Deixe o seu comentário


Publicidade


Comentários (11) Postar Comentário

Pedro comentou:

Sensato! Infelizmente "Babilônia" traiu o público cativo, como eu, que larguei por conta das mudanças.

Carlos comentou:

O Denis Carvalho quer compara babilonia com celebridade e vale tudo nao chega nem perto destas duas novelas que forao muito boa.

Jairo comentou:

Respeitou a opinião do Denis, mas entendo (simplificando) que a história não pegou, não mexeu, não funcionou, não convenceu para que desse audiência dentro do normal esperado. Quanto a rejeição, não acredito que o telespectador deixe de assistir uma novela por ter corrupção, maldade e homossexualismo. Que elementos como humor mais escrachado, músicas populares, dramas fortes, freak show e romances conflituosos atraiam mais audiência.

Edu comentou:

Concordo plenamenteeee.....o público está cada dia que passa mais chato, hipócrita, conservador e sem noção, reclamam de coisas que existem há anos, falaraaaam tanto do beijo gay do primeiro capítulo é do filho matando o pai no último capítulo de Império ninguém falou nada, o politicamente correto ainda vai acabar com as novelas brasileiras, um exemplo disso é MP, é um sacrifício pra liberar novelas das 8 no Vpvn e antigamente Tieta e tantas outras novelas das 8 mais pesadas tinham passe livre nas tardes da Globo, tá tudo estranho, ao invés de diminuir, a censura e hipocrisia só aumentam com o tempo, completamente inacreditável isso!!!

Mario comentou:

Depois de Vale Tudo, Gilberto Braga nao escreveu boas tramas para o horário nobre. Celebridade fez sucesso, mas
nem esta eu gostei. Acho que depois de Babilônia, Gilberto
deve voltar para as minisséries, onde ele arrasa, e não voltar
mais para o horário nobre.

BE comentou:

Bom o que percebi é que o Gilberto e os outros autores quiseram fazer uma novela nos moldes de Vale Tudo e Celebridade, uma novela realista que denuncia corrupção com bastante insinuação de sexo, violência e duelo de vilãs como em Celebridade. Só que não funcionou porque esses assuntos já foram debatidos em outras novelas, o público migrou pra Record pro SBT o que a Globo tem que fazer é aceitar, quem quiser fica na Globo, quem não quiser vai pra Record, SBT, canais a cabo. Antigamente não tinha muita opção então assistiam pq era a melhor coisa que tinha pra assistir a Globo dentre suas concorrentes teve a melhor programação então ficavam na Globo mesmo as pessoas não tinham Tv por assinatura pq antigamente era muito caro só quem tinha mais poder aquisitivo tinha e outra pra mudar de canal vc tinha que levantar, hj com controle remoto vc muda de onde está.
Não concordo em mudar a novela toda em relação a audiência, a novela começou de um jeito e agora está totalmente diferente, parece outra novela. Vale Tudo permaneceu fiel do começo ao fim não foi mudada, Celebridade foi outro grande sucesso também não foi mudada, é o que sempre digo Avenida Brasil ditou uma nova forma de dramaturgia, como seriados o telespectador não quer novelas com encheção de linguiça e barrigas como antigamente eles querem acontecimentos, ganchos a cada bloco, a cada capítulo, por isso as novelas de Manoel Carlos fracassaram porque são lentas e arrastadas, o público mudou os autores deveriam estar cientes disso. A novela não é ruim, bom pelo menos eu não acho até tento assistir, acompanhar mas tem dias que não acontece nada e outros dias está pegando fogo, acho que não é assim, tem 10 pessoas escrevendo essa novela tinha que sair alguma coisa boa. Não concordo que Celebridade e Vale Tudo seriam rejeitadas hj em dia, pq quando elas foram feitas não existiam novelas tão realistas como estas, era uma novidade hj já não é mais. Bom essa é minha opinião, Vale Tudo fez o maior sucesso no VIVA e é uma das campeãs de vendas da Globo Marcas.

HUGO comentou:

DENIS SINTO MUITO ESSA BABILONIA E HORRIVEL,ACREDITE NISSO ,ACABE LOGO ESSA DROGA DE NOVELA O MAIS RAPIDO POSSIVEL OK!

Carlos Luiz de Oliveira comentou:

Nada a ver esse comentário (próprio de quem não entende de televisão) Será que ele finge não saber que a reprise de Vale Tudo no canal Viva arrasou na audiência e as redes sociais? Quanto à Celebridade, não gostei. Lembro que na época eu preferia assistir a Smallville no SBT ( que passava diariamente). Comparar Vale Tudo com essa Bobalônia é o mesmo que comparar m...com ouro!

Augusto comentou:

Realmente Babilônia é uma novela muito pesada e sem mocinhos de destaque e o alívio cômico que é essencial hoje em dia para uma novela fazer relativo sucesso

Gustavo comentou:

Eu preciso apostar em "A Regra do Jogo", porque as últimas duas novelas que eu gostei realmente de assistir na vida foram justamente as duas últimas do João Emanuel Carneiro: "A Favorita" e "Avenida Brasil".


Publicidade

Veja também

Publicidade