O Planeta TV

Marcos Mion pede conscientização sobre ruídos dos fogos de artifício: "Muita gente sofre"

Apresentador tem um filho autista e pede que substituam fogos de artifício pelos que emitem luzes sem barulho

por Micael Constantino, em 28/12/2022

Marcos Mion pede conscientização sobre ruídos dos fogos de artifício: "Muita gente sofre"

Às vésperas da virada de 2022 para 2023, Marcos Mion faz um pedido: que os barulhentos fogos de artifício sejam substituídos pelos que não têm som na noite do Réveillon. O apelo tem como propósito preservar a saúde auditiva dos animais e das pessoas mais vulneráveis.

Marcos e a mulher, Suzana Gullo, são pais de Romeo, 17 anos, que tem autismo e são tutores dos peludinhos Pankeka, Pipoka, Paçoka e Pudim. O apresentador sabe bem como os fogos fazem mal a eles:

“Parem com os fogos de artifício! Por causa dos cachorros, dos autistas, dos idosos, das pessoas nos hospitais, dos bebês recém-nascidos. Mas a minha batalha é principalmente por causa dos autistas e por causa dos cachorros.”

Mion compreende que os fogos são uma tradição e trazem uma beleza ímpar na passagem do ano. Mas atualmente já existem os que não fazem estardalhaço.

“Eu sei que é lindo, eu sei que é uma tradição, mas já existem os fogos que não fazem barulho e fazem o colorido. Não tem por que não trocar. O meu pedido é esse: que as pessoas se conscientizem em relação a isso porque tem muita gente que sofre.”

Lei proíbe fogos de artíficio no Rio

E no Rio de Janeiro uma boa notícia: a Câmara Municipal aprovou na terça-feira, 6/12, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 22-A/2018, que proíbe a fabricação, comercialização e uso de fogos de artifício na cidade. A regra proíbe qualquer utilização de fogos de artifício por indivíduos isolados, mas permite o uso de fogos sem estampidos ou, ainda, os que produzam barulho de até 120 decibéis nos casos de eventos realizados pela Prefeitura do Rio ou por instituições autorizadas pelo Executivo municipal.


Deixe o seu comentário