O Planeta TV

Lucinha Lins comenta o drama de sua personagem em Vitória

A novela da Record aborda o Mal de Alzheimer.

por Redação, em 29/01/2015

Lucinha Lins tem se destacado em cenas dramáticas de Vitória. Em entrevista ao Portal R7, a atriz falou comentou sobre a doença de Zuzu, sua personagem que descobriu ter o Mal de Alzheimer.

"É uma responsabilidade abordar este tema, mas parece que estou me saindo bem. É complicado interpretar uma pessoa que não é maluca, mas tem esquecimentos. Zuzu tem versões diferentes do dia a dia de alguém que não foi acometido pela doença, mas ao mesmo tempo é normal, ativa e tem todas as possibilidades ao seu alcance. Ela pode trabalhar, porém, começa a dar sinais de que certas atividades podem ser perigosas. Este é o lado triste da doença. É pior do que ser um vegetal, porque o ser humano deixa de existir, ainda vivo"

Segundo a atriz, a preocupação maior é não exagerar na interpretação e mostrar a evolução da doença.

"Estamos falando de uma coisa terrível e sem cura. Não adianta lutar contra, pois não há saída. Existe um ambiente favorável à conscientização da doença, mas o final é o mesmo. Fico preocupada em certos momentos com as cenas para não parecer maluca. Zuzu vai ter demência, mas ainda não é demente"

Os atores vivem, de fato, seus personagens e a busca por informações que enriqueçam seus papéis começa já antes das gravações. No caso de Lucinha Lins, leituras e filmes foram essenciais para entender o Alzheimer. 

"Conversei com especialistas, vi todos os filmes que abordam a doença e li tudo o que pude. Porém, por mais que você estude, existe uma enorme diferença entre se informar e representar aquilo. Colhi o máximo de informações para interpretar com verdade, dando credibilidade à minha personagem"

Segundo a atriz, o apoio familiar é fundamental para pacientes com Alzheimer. 

"Do diagnóstico ao falecimento de uma pessoa com esta doença, dependendo do carinho que receba, leva mais ou menos dez anos. Acho interessantíssimo mostrar um personagem de uma família amorosa, com valores, envolvido neste drama. Zuzu tenta manter a alegria, não sei até quando, mas vai chegar o momento em que ele começa a 'desligar'. Nossa maior intenção é passar que é possível, ainda que por um tempo, ser feliz"

Lucinha Lins é contratada da Record desde 2006; e Vitória é a sexto trabalho dela na emissora.

Vitória é exibida de segunda a sexta, a partir de 21h20 na Record!

Fotos: Divulgação/Record


Deixe o seu comentário