O Planeta TV

Bruno Gagliasso ameaça deixar de atuar se as censuras persistirem

O ator faz desabafo durante o Prêmio Contigo! de Televisão.

por Bernardo Vieira, em 09/06/2015

Foto: Estevam Avellar/TV Globo

Na noite desta segunda-feira, 8, durante o Prêmio Contigo! de Televisão, o ator Bruno Gagliasso subiu ao palco para receber seu troféu de Melhor Ator em Série ou Minissérie pelo serial killer na série Dupla Identidade, que a Globo exibiu no fim de 2014. Porém o ator acabou fazendo em desabafo sobre não só o encolhimento do seu personagem na novela “Babilônia”, como também o fracasso da mesma pelo boicote dos conservadores.

Antes de falar de Babilônia, o ator começou fazendo uma retrospectiva da sua carreira e começou falando da novela que o revelou na teledramaturgia - América (2005), que na ocasião teria protagonizado o primeiro beijo gay da TV brasileira (cujo título hoje está com o SBT pela novela Amor & Revolução), mas a cena não foi ao ar em razão de um veto feito pela executiva da Globo.

"Fiz uma novela chamada América e em que fiz um cara que se descobria homossexual durante a novela. Fiz essa novela com muito tesão, muito mesmo. Sou movido a isso. E nessa novela eu gravei o beijo gay no último capítulo, mas uma hora antes de a novela ir ao ar cortaram o beijo e não avisaram às pessoas do elenco. Fiquei muito triste na época. Depois vi o Mateus (Solano, o Félix de Amor à Vida) e torci tanto, sabia que era um grande passo que o Brasil ia dar, e deu", disse o ator.

Seguindo em frente, o ator, então, falou do seu drama com a atual novela das nove. "E hoje, fazendo a mesma novela que a Fernanda (Montenegro, que forma um casal lésbico com Nathalia Timberg em Babilônia), eu vi o beijo gay e não vi mais, isso me deixou muito triste. A gente tem que tomar muito cuidado, porque quem faz arte é movido a paixão, a tesão, a emoção; e esse personagem com o qual ganhei o prêmio me motivou por isso, porque ele faz a diferença, transforma. Não vamos dar um passo para trás. Estou muito triste, feliz pelo prêmio, mas triste por estar vivendo este momento. Só vou continuar sendo ator se eu puder transformar e puder fazer, vamos bater o pé. O desabafo é esse. Tenho orgulho desse prêmio e quero continuar tendo orgulho do que eu faço, senão vou parar de fazer."

O ator deixou o palco sob uma grande onda de aplausos da plateia formada, na sua maioria, por atores da Rede Globo. 


Deixe o seu comentário