O Planeta TV

TV Globo: estreia hoje a vigésima edição do Big Brother Brasil

Tiago Leifert será o apresentador do reality show.

por Redação, em 21/01/2020

Tiago Leifert. Foto: Comunicaçao Globo/Victor Pollak

No dia 29 de janeiro de 2002, 12 pessoas entraram em uma casa construída no meio de um complexo de estúdios de televisão. O projeto levou 55 dias para ficar pronto e contou com o trabalho de 500 profissionais. Mas não era uma casa comum. Estava repleta de câmeras, espelhos e microfones por todos os lados. O que ninguém imaginava na época era que a casa seria palco de momentos que marcaram a história da TV brasileira, fazendo com que o formato reality show virasse um dos preferidos do público e entrasse no dia a dia, na rotina, nos assuntos e, hoje, na memória de muitos brasileiros.

De lá para cá foram 19 edições, 296 participantes, 1508 programas e muita história para contar. Paredão e recordes de votação, tretas, romances, edredom, fogo no parquinho. As expressões e as histórias polêmicas, engraçadas e emocionantes permearam as mesas de bar, o jantar das famílias, a imprensa e os trending topics nos últimos 19 anos. E, a partir do dia 21 de janeiro, na estreia da vigésima edição do ‘Big Brother Brasil’, uma nova página de memórias do reality show mais duradouro da televisão brasileira começará a ser escrita.

Sob o comando de Tiago Leifert, com direção geral de Rodrigo Dourado, o BBB receberá este ano duas turmas. Pessoas diversas, mas com o mesmo objetivo: viver todas as experiências que o confinamento pode proporcionar. Um grupo de moradores composto por inscritos, que participaram de seleções em todo o Brasil, e convidados do programa, vindos de diferentes áreas de atuação.

Ícones e clássicos de temporadas antigas se transformam e servem de inspiração para a nova edição em releituras de provas, monstros, na decoração da casa e em outras surpresas que vão relembrar, ao longo de todo o confinamento, momentos marcantes do reality. A edição também trará novidades que prometem agitar o jogo: um líder com mais poderes do que nunca. Novas formas de escapar do paredão. Novas dinâmicas que alteram a maneira de olhar o game, mas não mudam o clima de diversão e disputa que move a nave louca do BBB.

Tiago Leifert, que comanda o programa pelo quarto ano, destaca que as mudanças e novidades do BBB 20 podem ser decisivas para a definição do grande campeão: “Nesta edição, os confinados terão mais elementos para jogar, para criar alianças e escapar do paredão, por exemplo. São novidades do BBB 20 que vão contribuir muito para o jogo. Quem vier para jogar vai ter muitas ferramentas nas mãos”, adianta.

E quando o assunto é ‘Big Brother Brasil’, a relação de Tiago Leifert com o reality é não só profissional, mas também de fã. “Acho muito legal participar de tudo, ver como as coisas são feitas nos bastidores, poder ter acesso a informações super secretas que todo mundo só descobre no ar”, brinca o apresentador, que fala ainda sobre os desafios de comandar o programa: “O exercício principal do apresentador é conseguir se dividir nos papéis que ele tem que executar em dias diferentes. Ser solidário em eliminações, ácido em jogos da discórdia, exercer funções de árbitro em provas, brincar com os confinados em dia de festas... Saber caber nesses quadradinhos na hora e no dia certo é muito importante”.

Tiago afirma, ainda, que adora o “fator game” do reality e que o lado humano completa a equação. “Sempre fui fã e o que mais me encanta no BBB é a parte do jogo, ver a inteligência dos jogadores. Mas o segredo da longevidade do programa, na minha opinião, é o elenco. São pessoas que amam o 'Big Brother', que entram na casa e a gente descobre nelas coisas extraordinárias. Pode parecer que é moleza, mas o BBB não é fácil. Só quem passa pelo confinamento pode explicar o que é”.

A história que permeia a vigésima edição se mistura, também, com a história do diretor-geral Rodrigo Dourado, que está no ‘Big Brother Brasil’ desde a primeira temporada – passando por diferentes funções, desde a edição até o comando de toda equipe, agora na posição de diretor-geral. A possibilidade de inovação que o BBB proporciona sempre foi e continua sendo instigante para o diretor: “Para mim, não existe nada mais legal do que fazer esse programa. A capacidade de renovação está no DNA do BBB. Cada edição é única. É sempre uma nova história. O mais legal é ver essa turma que a gente escolheu com tanto cuidado entrando na casa. Começa sempre como uma página em branco e a gente não sabe aonde vai parar”.

Foto: Comunicação TV Globo/Victor Pollak

Dourado conta, ainda, que o reality é um lugar de diversão e um espaço de reconhecimento. “O público se identifica com as situações, com as pessoas, com suas histórias. No fundo, todo mundo que acompanha o programa já se colocou no lugar de um participante, já se emocionou, sentiu raiva, viveu tudo com ele, mas do outro lado da tela. A verdade é que todos os gêneros de televisão estão presentes num programa como o BBB. A gente se diverte aqui fora e quer vê-los lá dentro se divertindo, jogando, se entregando às brincadeiras e desafios sem medo. O fator humano é nossa maior riqueza ”, diz.

O fato de ser uma edição comemorativa serviu de inspiração para a criação da nova temporada. Mas tudo no BBB 20 chega de uma forma diferente. “O time que pensamos em ter reflete isso. Sempre tivemos convidados, mas resolvemos, este ano, potencializá-los chamando pessoas de destaque em suas respectivas áreas. Conseguimos ter um pouquinho de cada coisa: quem não conhece o time do camarote, vai passar a conhecer. E quem quiser conhecer gente nova, tem o time da pipoca. Mas, apesar de termos duas turmas, as condições são iguais para todos, sem distinção ou algo extra para nenhum dos lados”, explica o diretor.

Ao falar sobre o que é o mais desafiador na realização do programa, Dourado afirma que o BBB como um todo é um grande desafio. “É um projeto gigante. Por toda a questão operacional que ele envolve. A gente precisa construir uma nova casa, levantar toda a engenharia e tecnologia. Ao mesmo tempo, estamos criando novas dinâmicas e fazendo a seleção pelo Brasil. Tudo simultaneamente. O BBB é um projeto feito durante 365 dias do ano, não para nunca. Quando acaba um, a gente já começou a pensar no outro. Todos esses fatores tornam esse projeto o mais desafiador do planeta, para mim”, completa.

Big casa

Uma casa repleta de lembranças. Assim será a moradia dos novos brothers – e residência dos sonhos de muitos fãs – na nova temporada do ‘Big Brother Brasil’. Na vigésima edição, o programa presta uma homenagem a cômodos icônicos de edições anteriores, que inspiraram a decoração em releituras de diferentes ambientes da casa nova.

O quarto “Selva”, do BBB 12, inspirou a nova sala e o “Sibéria”, do BBB 14, se transformou na nova cozinha. O “Céu”, que marcou o confessionário do BBB 2, e a “Vila”, tema da casa do BBB 17, norteiam a decoração dos dormitórios na nova edição. Já o confessionário do BBB 20 é uma releitura do tema “Brechó”, original de um dos quartos do BBB 13. O cômodo também armazena e expõe objetos desta e de outras edições. A despensa, um charme à parte da casa, está toda coberta por espelhos.

Cenário de festas, provas, muito bate-papo e histórias memoráveis das edições do ‘Big Brother Brasil’, a área externa da casa do BBB 20 está completamente nova nesta temporada. Com a parte interna fazendo releituras de temas de edições anteriores, a área externa e o quarto do líder são os ambientes inéditos da vigésima edição, com exceção da academia.

Misturas de formas geométricas, volumes, cores e texturas compõem a fachada, o jardim e o quarto do líder. As cores predominantes são azul, vermelho e amarelo. E, para não perder o clima comemorativo, um novo elemento aparece logo na entrada da casa: uma “calçada da fama”. Ela relembra os nomes dos campeões das 19 edições brasileiras do reality e conta com uma estrela extra, em branco, representando o futuro vencedor do BBB 20. Seguindo a mesma linha, o novo Big Fone tem a base de uma estrela, que será iluminada com diferentes cores quando o aparelho tocar.

Já a sala de ginástica, assim como os cômodos internos da casa, resgata parte da história do programa. Revestida de papéis adesivos coloridos, o espaço foi inspirado pela sala da casa do BBB 8 e ganhou também alguns grafites. Os detalhes do quarto do líder, por sua vez, só serão revelados no primeiro reinado do BBB 20. Fique de olho!

Foto: Comunicação/TV Globo

Big líder

Figura importante e disputadíssima da competição, o líder estará mais soberano do que nunca no BBB 20. Será dele a responsabilidade de definir quais brothers ficarão na Xepa e quais serão do grupo VIP na hora da alimentação, podendo ter acesso a maior ou menor variedade de alimentos ao longo da semana, de acordo com os respectivos grupos.

Além disso, desta vez, apenas quem for VIP poderá entrar no quarto do líder e desfrutar das regalias disponíveis no cômodo. O líder continua com o poder de mandar os participantes direto para o paredão, escolher quem frequenta seu cinema e seu quarto e, sempre que o jogo solicitar, de usar o “poder do não” para vetar confinados de participarem de provas.

Mesmo com novos poderes, o líder não conseguirá mudar as consequências da consciência (ou falta dela) dos brothers em relação ao consumo de água. O “Tá com nada”, que restringe a variedade de alimentos que podem ser consumidos pelos participantes durante a semana, estará diretamente ligado ao consumo consciente de água. E o gasto diário do recurso pode complicar a divisão proposta pelo líder: se a casa não praticar o uso responsável e atingir o limite estipulado pelo programa, todos os brothers vão para o “Tá com nada”, inclusive o líder e os integrantes do grupo VIP.

Big festas

O todo-poderoso ainda terá outro lugar de destaque: as festas da casa. No BBB 20, serão duas por semana: a já tradicional festa semanal e a “Festa do líder”, novidade desta edição. Em sua festa, o líder será o anfitrião da balada – local perfeito para ele se despedir do seu reinado. O tema será inspirado em algum momento ou comemoração que marcou a vida do brother, ou até mesmo algo que ele não viveu, mas adoraria ter vivido, e será uma surpresa para todos – inclusive para o líder – até o dia da confraternização. Já a segunda festa terá como tema “Os opostos se atraem”, trazendo novos assuntos e elementos antagônicos entre si a cada semana.

Big conectado

Se pode celular na casa? A resposta é sim. Na edição 20, os brothers terão acesso a um celular dentro do confinamento. Mas, é claro, não será um aparelho comum. Sem comunicação com o mundo exterior, ele servirá para mostrar apenas o que acontece dentro da casa mais vigiada do Brasil por meio do #FeedBBB, uma das novidades da temporada.

Cada confinado poderá, pelo tempo determinado pelo programa, usar o celular para registrar e postar momentos do convívio. Com o aparelho, os brothers farão login em um aplicativo exclusivo em que poderão produzir pequenos vídeos, registros fotográficos e até mesmo colocar stickers em suas fotos. Todas as postagens serão publicadas no #FeedBBB, que ficará disponível e atualizado em tempo real em uma tela localizada na sala de estar e, é claro, nas redes oficiais do programa.

Já o queridômetro, escala que mostra os coraçõezinhos que os participantes se dão diariamente, estará de volta na vigésima edição, mas de uma maneira diferente. Agora, não será apenas o público que poderá ver a avaliação dos colegas de casa. Os próprios participantes terão acesso a essas informações, que serão expostas no #FeedBBB. E mais: junto com o coração estarão novos emojis exclusivos – e talvez nem tão fofos assim.

Big multiplataforma

Além dos programas diários e exclusivos comandados por Tiago Leifert, os fãs do reality terão acesso ao programa em diferentes plataformas da Globo. Por meio do GShow, através da #Rede BBB, do Globoplay e do canal Multishow.

Para a nova edição, a #RedeBBB estará ainda mais completa e com um mundo de interações com o público no ambiente digital, sob o comando das ex-BBBs Ana Clara e Fernanda e da apresentadora de e-sports Nyvi Estephan, nova integrante do time.

O já famoso 'Boletim BBB', que traz um resumo dos últimos acontecimentos do reality spoilers exclusivos do programa, ganhou um novo horário. A atração, que acontece às segundas, quartas e sextas nas redes oficiais do Big Brother, passa para o período da noite num aquecimento para a edição da TV.

O ‘Bate-Papo BBB’, que vai ao ar toda terça-feira depois que o programa termina na Globo, continua mostrando os primeiros momentos do eliminado fora da casa, com exclusividade, ao vivo no site. Quinta-feira é dia de Prova do Líder e a ‘Mesa-Redonda BBB’ traz a repercussão imediata da nova liderança. Com convidados especiais, o programa vai ao ar no site oficial assim que o reality acaba na TV e faz um balanço sobre o andamento do jogo após a definição do novo brother mais poderoso do pedaço.

No site do BBB, atualizado em tempo real, os fãs encontram as informações oficiais sobre o programa. A página conta com uma oferta de conteúdo cada vez mais personalizada e navegação otimizada, além de especiais como o #TBT, tema em alta nesta edição comemorativa. Já a Central de Monitoramento ganhou um novo visual. Com linguagem semelhante a perfis de rede social, é neste ambiente especial que o fã encontra os vídeos de Raio-x, informações sobre cada brother, além do Queridômetro, que mostra a média de afinidade entre os eles.

A #RedeBBB também conta com perfis oficiais no Instagram (@bbb), no Twitter (@bbb), no Facebook (@bigbrotherbrasil), onde a equipe interage 24 horas por dia com os fãs, dá spoilers, curte e compartilha muito.

Globoplay estará com as câmeras bem abertas na nova edição do ‘Big Brother Brasil’. Os assinantes da plataforma terão à sua disposição dez sinais com imagens ao vivo, íntegra do programa da TV, transmissão 24 horas e o ‘Click BBB’, com três resumos diários de dez minutos trazendo os acontecimentos mais importantes das últimas horas, publicados sempre às 9h, 15h e 21h. E ainda, abertos para todos, alguns trechos do programa exibido na TV e das transmissões 24 horas.

Para quem quer relembrar as edições passadas, está disponível no Globoplay o ‘Big Data – Retrospectiva BBB’, uma série documental, exclusiva para assinantes, com episódios dez de 20 minutos apresentados pela ex-participante Ana Clara. O programa reúne os momentos mais marcantes de todas as edições do BBB sob a ótica do humor. A série exibe cenas de apertos com brigas e dramalhões, provas memoráveis e situações que geraram memes, os barracos históricos, as discussões hilárias, as vinganças, os romances, bordões e pérolas dos BBBs e muito mais.

Multishow exibe diariamente o sinal ao vivo da casa por 45 minutos, logo após o programa na Globo. O canal também terá flashes ao vivo durante todo o dia. Além de mais tempo para espiar, o público agora vai acompanhar o programa “BBB - A Eliminação” ao vivo. Sob o comando de Titi Müller, Bruno de Luca e Vivian Amorim, “A Eliminação” estreia no mesmo dia do programa, 21 de janeiro, mostrando quem são os participantes escolhidos para entrar na casa. A atração, que passa a ter uma hora de duração, vai ao ar todas as quartas-feiras, às 22h30. Os apresentadores vão receber o eliminado da semana em um cenário decorado especialmente para ele e fazer uma avaliação de sua participação e um resumo de sua trajetória no jogo.

O 'BBB20' tem direção geral de Rodrigo Dourado e apresentação de Tiago Leifert. O reality estreia hoje, logo após ‘Amor de Mãe’.

Com informações da Comunicação Globo.


Deixe o seu comentário