Gênero de entretenimento que relata crimes reais vem se popularizando no Brasil.
O true crime - ou crime real, em português - é um gênero de entretenimento que mistura elementos literários com características documentais ao abordar novas facetas de crimes que aconteceram no passado. Atualmente o gênero conta com diversos tipos de produções, desde audiovisuais até literárias.
As produções do true crime costumam relatar histórias de crimes que chocaram populações, no entanto, focando em elementos forenses utilizados na investigação ou em personagens da história que se mantiveram distantes do público, por exemplo. Segundo dados levantados pela Parrot Analytics e divulgados pelo canal Globo Gente, as séries documentais cresceram mais de 63% entre 2018 e 2021.
Ainda nessa pesquisa, o true crime foi apontado como o maior subgênero da categoria e o que cresce mais rápido, incluindo esportes. Um exemplo deste sucesso é a série original da Netflix, “Dahmer: Um canibal americano”. Inspirada nas histórias dos crimes do serial killer Jeffrey Dahmer, a produção quebrou recordes de reprodução no streaming já em sua primeira semana de lançamento.
No Brasil, o grande sucesso do gênero teve seu início nos podcasts, produzidos com narrações literárias e investigações exclusivas ou com entrevistas com profissionais formados em faculdades de criminologia que se especializaram em crimes da história brasileira, por exemplo.
“A Mulher da Casa Abandonada”, podcast de investigação do jornalista Chico Felitti, é um exemplo de sucesso que atingiu rapidamente o topo dos rankings das plataformas de streaming e acumulou mais de 3 milhões de ouvintes por episódio. Em outro formato, com detalhes de um crime por episódio, o podcast “Modus Operandi” conta com mais de 200 episódios publicados, e, em 2021, acumulou mais de 14 milhões de ouvintes.
A seguir estão alguns dos principais nomes do true crime brasileiro. Confira!
O Caso Evandro
“O Caso Evandro” começou como um projeto em formato podcast realizado pelo jornalista Ivan Mizanzuk, apresentador e responsável pela apuração e investigação, que conta a história do crime ocorrido contra Evandro, um menino desaparecido no dia 6 de abril de 1992, no Paraná. Depois do sucesso do podcast, a obra foi transformada em uma série documental pela Globoplay.
Praia dos Ossos
O podcast “Praia dos Ossos”, pensado e produzido pela Rádio Novelo e idealizado e apresentado pela jornalista Branca Vianna, é uma das produções de true crime mais consumidas e consagradas do Brasil. Focado principalmente na investigação de diferentes ângulos do acontecimento e nos debates levantados pelo crime nas décadas de 70 e 80, “Praia dos Ossos” revisita a morte de Ângela Diniz, socialite mineira assassinada em 1976 por seu marido, Doca Street.
A história de Ângela e sua transformação em rosto da luta contra o feminicídio no Brasil também foi retratada no filme “Ângela”, estrelado por Isis Valverde.
Vale o Escrito
“Vale o Escrito” é uma série documental produzida pela Globoplay a partir de uma profunda investigação no universo do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. Com poucas cenas de violência explícita como podem conter outras produções, a série conta com entrevistas inéditas de grandes personagens de várias das principais famílias da contravenção carioca. Por ser um problema atual e ligado a diversos crimes ocorridos no Brasil, a produção traz luz às questões atuais da política brasileira.