Globo desiste de título de nova novela e busca outro nome para a substituta de Travessia
A Globo não vai mais usar o título Terra Vermelha para a novela que substituirá Travessia, com previsão de estreia para maio. O nome escolhido a princípio por Walcyr Carrasco, já consta como título do livro do escritor Domingos Pellegrini e as negociações não avançaram para o licenciamento do título.
Segundo informações do Notícias da TV, do Uol, como as negociações não foram para frente ao título escolhido de Walcyr Carrasco para a sinopse de sua história, a Globo está em busca de um novo nome. Terra Bruta e Terra Mãe foram opções pensadas pela equipe de pesquisa da próxima novela mas nada ainda foi decidido.
A indecisão sobre o título da nova novela já havia sido ventilada. Negociações sobre compra de nomes para produções de TV sempre aconteceram. O processo envolvendo A Dona do Pedaço é um só um exemplo. A Globo, nos últimos tempos, anda enxugando gastos e evitando despesas desnecessárias.
Nos bastidores da novela, tudo está sendo resolvido com calma. Há o entendimento de que não há motivos para insistir nas negociações do título do livro que o melhor é procurar outro nome.
A produção está sendo anunciada em camadas apenas como "nova novela das nove". Procurada, a Globo respondeu que "o nome ainda está em definição. E por isso a chamada entrou "sem".
Inspiração na infância do autor
Na descrição da sinopse entregue em outubro, Walcyr afirma que a novela teve inspiração em suas memórias de infância. Segundo o autor, seu tio materno Domingos, mudou-se para Dourados, região do Mato Grosso do Sul. "Foi quando ouvir falar em Terra Vermelha pela primeira vez", escreveu.
A história da novela será contemporânea, ambientada dentro de um cenário em que se misturam os últimos passos da tecnologia agrária, com grandes plantações, mesclando o moderno e o antigo com um novo olhar.
"A lembrança da terra vermelha permaneceu em minha memória. Era uma terra excelente para o cultivo, que fazia a agricultura render. Meu tio não ganhou dinheiro. A terra vermelha nunca saiu da minha imaginação. Graças a ela, fortunas foram erguidas, porque é uma terra produtiva. Grandes fazendas foram criadas, as plantações estendidas. Ainda agora, ao voltar à região de Dourados para minhas pesquisas, confirmei: a terra vermelha é mais cara. A lembrança de minha infância era, sim, real", contou ele na sinopse de sua novela.