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Team building: 5 dicas para ter equipes sincronizadas

O processo de construir e manter times de colaboradores coesos e harmoniosos envolve estratégias para fortalecer laços e otimizar o desempenho.

por Redação, em 20/09/2023

Foto: gstockstudio/Freepik

Com o cenário empresarial cada vez mais dinâmico, a colaboração eficaz é crucial para o sucesso das organizações. Profissionais sincronizados impulsionam a produtividade e promovem um ambiente de trabalho positivo e motivador. 

O processo de construir e manter equipes coesas e harmoniosas é conhecido como team building e envolve diferentes estratégias que buscam fortalecer os laços e otimizar o desempenho.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela PwC, divulgada em março, 80% dos líderes entrevistados expressaram a convicção de que o trabalho em grupo e a colaboração irão desempenhar um papel fundamental no fortalecimento do ambiente organizacional no futuro. 

O dado ressalta o reconhecimento da sinergia entre os membros da equipe e da cultura colaborativa como pilares para o sucesso das organizações.

Conforme canais especializados e instituições de ensino, para implementar o team building, é importante adotar estratégias que estimulem a integração dos profissionais e a confiança mútua. 

Incentivar a participação em atividades de grupo, promover o compartilhamento de ideias e responsabilidades, estabelecer metas claras e desafios conjuntos são práticas que contribuem para a construção de equipes mais harmoniosas e eficientes. Nesse sentido, é possível destacar dicas sobre como colocar o conceito em prática. 

  1. Estabeleça estruturas sólidas e orientadas desde o início

Ter uma base clara é fundamental para a formação de equipes sincronizadas. Defina papéis e responsabilidades, crie canais de comunicação eficientes e forneça oportunidades regulares para que os profissionais compartilhem ideias e solucionem problemas em conjunto.

O estudo Onboarding Empresarial, conduzido pelo professor Paul Ferreira, especialista em Estratégia e Liderança e vice-diretor do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), em parceria com o Talenses Group, revelou que a eficácia da integração entre profissionais pode ser prejudicada por processos de tomada de decisão desorganizados e sem o uso de métodos claros.

Os dados, coletados em junho, destacam a importância de estabelecer estruturas sólidas e orientadas para a colaboração da equipe desde o início, a fim de facilitar uma integração fluida e produtiva.

  1. Organize atividades de fortalecimento de equipe

O team building, frequentemente, incorpora atividades planejadas que fomentam a colaboração, a comunicação e o trabalho em grupo. Realizar workshops, jogos e projetos conjuntos pode estimular a interação e a construção de relacionamentos sólidos.

Uma atividade de brainstorming, por exemplo, pode reunir os funcionários para pensar ideias criativas e soluções para um desafio específico, fortalecendo a coesão e a capacidade de resolução conjunta.

  1. Incentive a diversidade e a inclusão

A diversidade é uma força propulsora nas empresas. A inclusão de indivíduos com diferentes origens, habilidades e perspectivas contribui para um ambiente de trabalho mais enriquecedor e inovador.

A criação de um time de desenvolvimento de produtos que reúna profissionais de diversas formações, como design, engenharia e marketing, por exemplo, propicia o desenvolvimento de soluções mais versáteis e adaptadas às necessidades do mercado global.

  1. Fomente a confiança e a comunicação transparente

A confiança é o alicerce do trabalho em conjunto. Por isso, cultivar um ambiente onde os membros do time se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões, expressar pensamentos e buscar ajuda é fundamental.

Encorajar a comunicação franca e honesta é uma maneira de evitar mal-entendidos e conflitos. Incentivar os funcionários a expressar preocupações e sugerir melhorias durante reuniões regulares reforça a confiança e o sentimento de pertencimento.

  1. Defina metas coletivas e mensuráveis

Metas claras e mensuráveis direcionam os esforços da equipe. Ao estabelecer objetivos compartilhados, como aumentar a produtividade em uma determinada porcentagem, todos podem se concentrar em um resultado tangível.

Monitorar o progresso ao longo do tempo ajuda a manter o foco e a motivação. Um exemplo é um setor de vendas que trabalha para alcançar um aumento específico nas conversões de leads ao longo de um trimestre, ajustando estratégias conforme necessário para atingir o resultado desejado.


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