Iniciativa é mais um investimento na área de criação, que se fortalece com a contratação de Aguinaldo Silva e Izabel de Oliveira.
Autores das áreas de Dramaturgia e Humor agora têm um espaço exclusivo de trabalho e convivência dentro dos Estúdios Globo, inaugurado nesta quarta-feira (19). A iniciativa é um antigo desejo de muitos roteiristas e pretende aproximar ainda mais os criadores da realização de suas obras, além de funcionar como um local de integração.
Uma das idealizadoras do projeto, a autora Rosane Svartman destacou a importância de reunir os criadores em um espaço comum na "fábrica de sonhos" onde seus projetos ganham vida:
"Primeiro tem o ingrediente do pertencimento. Você sente que pertence a uma empresa maior, você vê o trabalho que dá. Tudo começa na página em branco, na tela em branco. Então quando a gente trabalha daqui, a gente consegue ir até o estúdio, andar até a cidade cenográfica e ver como daquela página em branco vem o trabalho de centenas de pessoas, o investimento emocional, financeiro, de uma empresa toda pra criar um universo. Eu não acredito em autores encastelados, acho importante estar junto."
A busca por novas histórias passa também pela realização de oficinas de desenvolvimento de autores para as novelas das 18h e 19h e pela ampliação de ações de captação de novos criadores nas diversas regiões do Brasil.
A inauguração do novo espaço faz parte de uma série de investimentos da Globo na área de criação, que este ano recebe o reforço de Aguinaldo Silva e Izabel Oliveira para o time de novelas e renova os contratos de talentos como Rosane Svartman, Gloria Perez e Ricardo Linhares.
Bernardo Portugal, diretor de Talentos Artísticos, reforçou as iniciativas da Globo para a captação e desenvolvimento de novos autores e roteiristas:
"É muito importante fomentar novos talentos. A gente tem um time que viaja o Brasil inteiro participando de festivais, mostras, fazendo pesquisa, conhecendo novos profissionais. Outro exemplo é o LANANI (Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas), em parceria com a FLUP (Festa Literária das Periferias), em que a gente também faz um processo de fomento de ideias. A gente também tem oficinas de autores, em que a gente pega nossos colaboradores, visando formar novos autores titulares pras novelas das 18h e das 19h. Nossa preocupação vai desde achar novas pessoas, com novos perfis, com questões de regionalismo, com diversidade de gênero, de raça, pra tentar trazer os indicadores do IBGE na sociedade pra dentro da TV Globo."
Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, faz questão de ressaltar a relevância deste novo momento:
"Essa inauguração é cheia de significado. Ela é uma casa de criação dentro dos Estúdios, uma casa pra abrigar os roteiristas, os autores. Isso significa que haverá encontros, a gente está retomando essa possibilidade do encontro. Desde a pandemia, nos afastamos muito - todo mundo trabalhando remotamente, por vídeo... mas é muito importante o encontro. Isso é fundamental. A gente tinha essa demanda, e hoje a gente consegue ter esse espaço tão bacana pra voltar a ter isso. E tem uma última camada, que eu particularmente gosto muito. A gente está em um momento de encontro de gerações de autores e roteiristas. Tem os nossos autores veteranos, e tem uma novíssima geração de autores chegando. É muito importante que eles se encontrem, estejam juntos, trabalhem juntos. Que a gente junte as novas ideias com a experiência, habilidade e conhecimento dos autores mais veteranos. A gente quer os Estúdios Globo operando na capacidade máxima, produzindo mais conteúdo a cada ano, pra oferecer as melhores ideias pros exibidores - TV Globo, globoplay e canais pagos. Essa casa significa tudo isso."