O Planeta TV

Volta por Cima: elenco apresenta a novela à imprensa

Segunda coletiva virtual aconteceu nesta terça, 17; nova novela das 7 estreia no dia 30.

por Redação, em 18/09/2024

Foto: Divulgação/TV Globo

Tem novela nova chegando e você não vai perder, né mesmo? Volta por Cima, a sua nova trama das sete, estreia no dia 30, trazendo muita ação, humor, romance e questionamentos.

Nesta terça, 11, elenco, a autora Claudia Souto e o diretor André Câmara se reuniram para mais um encontro com a imprensa, uma coletiva virtual marcada pelo entusiasmo pela obra. E a gente lhe conta tudinho o que aconteceu.

Intérprete da protagonista MadáJéssica Ellen falou do lado humano dos personagens e de como isso os aproxima do público:

"Abordamos questões que atravessam as nossas vidas, situações cotidianas que têm uma ligação com quem está assistindo."

Fabrício Boliveira, o Jão, endossou as palavras da colega e citou o subúrbio como elemento de identificação do público, um local de coletividade e empatia, onde todos são desafiados a dar a volta por cima, a não desistir.

"É uma história de superação e reconquista", pontuou Claudia Souto.

Os núcleos são microcosmos do Brasil, e seus personagens, com várias camadas de emoções e sentimentos, nos levam a muitas reflexões. Ética, coletivo, empatia, masculinidade, tudo isso entra na discussão proposta, que promete dar o que falar.

Jão é filho de Neuza (Valdineia Soriano), que o criou sozinha. Os dois têm uma relação de cumplicidade que contribuiu para um olhar sensível do fiscal de ônibus sobre o feminino.

"Jão tem essa sensibilidade, é atento às questões do feminino e compartilha suas percepções com seus amigos. É um lado bem legal do personagem", contou Fabrício.

Na pele da motorista CidaJuliana Alves falou de como sua personagem é de fácil identificação. Outra mãe solo, que precisou reconstruir a vida após a perda do marido e se mudar do interior para a capital, além de encarar o ofício de motorista.

"A minha inspiração foram as Cidas da vida real, das vivências que eu tive. Ela se permite essa volta por cima e faz com leveza e responsabilidade, tem capacidade de ter alegria e generosidade, apesar das dificuldades. A Cida me inspira e me emociona."

Em outro lugar da trama está Roxele (Isadora Cruz), a amante de Chico (Amaury Lorenzo), que quer vê-lo separado de Madá. Defendendo a personagem, a atriz ponderou que ela age de acordo com seu universo.

"Roxele foi muito mimada pelos pais, por isso ela tem tanta autoconfiança. Ela vê na relação com os pais o que ela quer para ela com relação ao Chico."

Outra personagem que reflete o meio em que foi criada é Violeta (Isabel Teixeira).

"Violeta foi criada na contravenção, e dentro deste ambiente existe uma construção hierárquica. Ela é uma mulher fora da lei, mas adora estar viva, de namorar, ama o seu corpo, a sua idade, aceita a sexualidade", pontou Isabel.

Claudia Souto ressaltou que Violeta é uma vilã para uns e vítima para outros, uma sobrevivente ao meio machista.

E como a novela quer retratar o Brasil por meio do subúrbio carioca, veremos licenças poéticas no texto, expressões do Norte e do Sul, chanceladas pelo elenco e aprovadas pela autora. Gaúcho, Juliano Cazarré conseguiu que o personagem Jayme fosse gaúcho como ele, assim como Adanilo, o Sidney, fez do motorista de ônibus um imigrante de Manaus.

"Eu propus um Sidney amazônico, com gírias manauaras. Nunca existiu um personagem amazônico fora do contexto próprio. Trago muito a minha vivência do Norte, a realidade das periferias, a nossa pluralidade."

Foto: Divulgação/TV Globo

A novela explora temas como as conquistas pessoais, o valor do dinheiro, e os laços familiares, permeando a narrativa com amor, humor, disputas e fortes emoções. Ambientada no Rio de Janeiro, Volta por Cima se passa em um bairro fictício do subúrbio carioca, trazendo à tona a cultura dos bate-bolas e os desafios do empreendedorismo feminino. A autora Claudia Souto convida o público a se identificar com as histórias dos personagens: "Quem acompanhar nossa novela vai encontrar uma história de pessoas do povo, que poderiam sentar ao seu lado do ônibus, ou cruzar com você no sinal".

A abertura da novela contará com a icônica música "Volta por Cima" como tema, uma canção que já foi interpretada por Jorge Aragão, Beth Carvalho e Maria Bethânia. A letra, que fala sobre superação e resiliência, capturará perfeitamente o espírito da trama.

O folhetim conta ainda com um elencasso, que promete muitas emoções. São eles: Adanilo, Amaury Lorenzo, Betty Faria, Cláudia Missura, Drica Moraes, Fabio Lago, Iara Jamra, Isabel Teixeira, Isadora Cruz, Juliano Cazarré, Pri Helena, Rodrigo Garcia, Rodrigo Fagundes, Tereza Seiblitz, Tonico Pereira, Vitor Sampaio, Viviane Araujo, entre outros.

"Volta por Cima" é uma novela criada e escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkingson e Juliana Peres. A novela tem direção artística de André Câmara e direção geral de Caetano Caruso. A produção é de Andrea Kelly e Lucas Zardo, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.


Deixe o seu comentário