O Planeta TV

Série Tá Ligado’, Canal Futura, mistura ficção e documentáro

Duas novas séries vão tratar dos temas de forma lúdica e acessível. 

por Redação, em 25/05/2020

Fotto: Cabultura Cultura

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Energia (29 de maio), criado para incentivar o uso consciente da energia, chega ao público a nova edição do projeto Energia que Transforma, uma iniciativa multiplataforma que vai disponibilizar conteúdo audiovisual no Canal Futura, hotsite com atividades educativas, podcast e game para celular e PC, tudo com acesso gratuito. O objetivo é conscientizar sobre eficiência energética, preservação de recursos e a relação do uso consciente de energia com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Duas novas séries vão tratar dos temas de forma lúdica e acessível. No próximo dia 28, às 21h30, estreia no Canal Futura a série "Tá Ligado", que mistura documentário e ficção para falar sobre ações bem-sucedidas de eficiência energética. Na série, uma jovem youtuber e seu assistente mostram casos em segmentos agricultura digital, cidades inteligentes, veículos elétricos, novas formas de geração de energia, eficiência energética no cinema e até na fabricação de jeans.

O episódio de estreia apresenta a ideia de eficiência energética através das diferentes formas e fontes de energia, entre elas o uso de bicicletas que convertem pedaladas em energia elétrica limpa. Alunos de Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, vão experimentar uma aula prática sobre o assunto, que terá até uma apresentação musical feita a partir da energia das pedaladas.

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, também é um dos exemplos que serão mostrados na série, com diversas ações de eficiência em energia na sua construção. Na temporada, o público também conhecerá o que é um ZEB (Zero Energy Buildings), prédios que usam apenas fontes renováveis para suprir suas necessidades, como o edifício do SEBRAE em Cuiabá, um dos primeiros do tipo no país.

Antes disso, no dia 26, às 12h30, entra no ar a série de animação "Consciente Coletivo", em que a adolescente Isa fala sobre energia enquanto viaja de ônibus pela cidade, inspirada pelos lugares por onde passa e pelo que aprende com os outros passageiros. As séries também ficam disponíveis na plataforma Futura Play.

O projeto Energia que Transforma é uma realização da Eletrobras, desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Projeto vai ter conteúdo em site para educadores, estudantes e público em geral
Voltado para educadores, estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e para o público em geral, o projeto - que teve sua primeira edição, a partir de 2012, aplicada junto às redes públicas de ensino do país - apresenta um conjunto de soluções educacionais organizadas no kit pedagógico Energia que Transforma, com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
As atividades estimulam a interação entre os estudantes e ganharam formato digital adaptado para contemplar a suspensão das aulas presenciais no contexto da prevenção à COVID-19. Também serão desenvolvidos cursos de formação a distância para educadores e todos os interessados em utilizar os conteúdos e metodologias do projeto. Todo o material poderá ser acessado em www.energiaquetransforma.org.br, a partir do dia 26 de maio.

App gratuito e educativo para celular
No game "Supereficiente" (disponível gratuitamente para Android e Windows), o jogador tem que gerenciar as diferentes demandas energéticas de cidades com quatro perfis: rural, pequena, média e grande. A missão é controlar o consumo geral de energia ao mesmo tempo em que atende às demandas de cada local, deixando as comunidades com alto índice de satisfação e evitando o colapso energético. A cada experiência bem-sucedida, o jogador sobe de nível, liberando o acesso a novas cidades.

O projeto conta também com podcast "Fala João" (disponível no site) que aborda em 30 episódios, de forma bem-humorada, os temas relacionados à energia que afetam diretamente a população, tirando dúvidas com especialistas.

Mais informações em www.energiaquetransforma.org.br (a partir do dia 26/5)

ESTREIAS
Tá ligado?
Canal Futura
Estreia: 28/5, quinta-feira, 21h30
Exibição Horário principal: Quinta-feira, 21h30.
Uma jovem youtuber e seu assistente falam sobre eficiência energética de um jeito diferente, buscando ângulos inusitados, experimentos práticos e, sobretudo, muito senso de humor. Apresentam, por meio de cases de experiências bem-sucedidas, ações de eficiência energética em suas várias vertentes: indústria, residência, saneamento, edificações e iluminação pública. Tá Ligado? traz uma visão panorâmica e plural sobre as questões ambientais e energética na sociedade brasileira, em especial do ponto de vista dos jovens.

Consciente Coletivo (interprograma)
Canal Futura
Estreia: 26/5, Terça-feira, 12h30
Na série Consciente Coletivo, a adolescente Isa, enquanto viaja de ônibus pela cidade, conta sobre as descobertas que faz sobre a eficiência energética, inspirada pelos lugares por onde passa e pelo que aprende com os outros passageiros.



Publicidade

Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também

Publicidade