O programa é protagonizado pelas crianças Davi Lucca, Rafael Chambarelli e Gabi Motta.
A Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura celebram a premiada série Quintal TV, que pode conquistar mais um troféu no próximo dia 20 de novembro, após ser indicada para a faixa infantil da 51ª edição do Emmy Internacional Awards. O programa está em sua 2ª temporada, e é protagonizado pelas crianças Davi Lucca, Rafael Chambarelli e Gabi Motta, que trazem à tona temas relevantes como futuro, democracia, consumo, arte, emoções e direito das crianças.
O Quintal TV já é detentor dos prêmios “Melhor Conteúdo de Identidades Coletivas”, do Prêmio TAL 2022, da Televisión América Latina, e “Best Live-Action Television”, do 39th Chicago International Children's Film Festival (CICFF39). Com coprodução da Delicatessen, a série tem direção de Pablo Uranga, consultoria da educadora e curadora educacional Bia Jabor, na 2ª temporada, e da pedagoga e Doutora em Educação, Waldete Tristão, desde a criação da série.
“A faixa infantil do Canal Futura articula novos olhares em forma de narrativas audiovisuais. São crianças, responsáveis e educadores promovendo diálogos entre si, pautados em agendas atuais na dimensão do que é o edutainment. Ou seja: mesclando histórias atrativas onde a educação e o entretenimento são o nosso ponto de encontro. O QUINTAL TV é um exemplo disso. Em sua segunda temporada, se constrói a partir de um trio de crianças (Gabi, Rafa e Davi) que abordam temas importantes ao conversar com outras crianças no Brasil profundo e seu público”, declara Marcio Motokane, supervisor artístico do Canal Futura.
Waldete Tristão, consultora em educação, pedagoga e mestre e doutora em educação, atua como consultora de educação do Futura, auxiliou na formatação da faixa infantil do Canal, incluindo o programa Quintal TV, e também comemora a indicação: “É de extrema importância que as crianças se vejam representadas em programas que têm a grandiosidade do Quintal TV, que trouxe temas relevantes, tanto para os educadores, quanto para os adultos. Além de garantir a representatividade das crianças, das crianças negras, das crianças trans, o Quintal TV abordou temas áridos, que seriam difíceis de serem tratados muitas vezes no cotidiano, mas sempre com uma sutileza, uma delicadeza e fez com que as crianças se sentissem verdadeiramente felizes apenas pelo fato de existirem”.
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.
O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
O canal está disponível também em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. É possível ainda o acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, que conta com um catálogo audiovisual com mais de 185 títulos e 4.500 vídeos.