O Planeta TV

Série "Mar Brasil" estreia às 17h desta segunda (5), na TV Brasil.

Mar Brasil analisa os desafios para a preservação costeira, na TV Brasil.

por Redação, em 05/04/2021

Foto: Divulgação/TV Brasil

A série documental Mar Brasil – que estreia na TV Brasil nesta segunda-feira (5), às 15h30 – convida o espectador a percorrer o litoral brasileiro e identificar as principais ameaças aos mares do país. No percurso, vai desvendar os riscos que cercam os oceanos, mas sempre com destaque para as soluções em potencial.

Famoso por seus mais de 7 mil quilômetros de litoral, o Brasil abriga algumas das praias mais belas do continente e do mundo, mas está longe de ser reconhecido pela preservação de seus mares. Atualmente, mais de 80% das espécies exploradas na costa brasileira estão ameaçadas pela pesca predatória e correm risco de extinção.

A primeira temporada é apresentada por Tamara Klink, filha do velejador Amyr Klink. Com a intimidade de quem cresceu no barco do pai, ela revela sua relação com o mar, levanta grandes questões e propõe um projeto de defesa dos oceano a cada episódio. Tamara faz uma reflexão e incentiva o público a participar da luta pela preservação dos mares.

Em cinco episódios, cada um com 25 minutos, a série mostra como algumas comunidades se mobilizam para combater a degradação oceânica.

Atlântico Sul sob constante vigilância

O episódio de estreia revela como as mudanças climáticas estão afetando os oceanos. No Brasil, os efeitos do aquecimento global colocam as cidades costeiras em risco. Com o nível do mar em elevação, essas cidades podem até desaparecer. O aumento da frequência de tempestades e furacões, como tem acontecido em Santa Catarina e outras regiões do país, são também consequência do aquecimento do planeta.

Tamara Klink acompanha os esforços de professores e estudantes da Universidade de São Paulo para monitorar as águas do Atlântico Sul e avaliar os efeitos das mudanças climáticas.

A bordo do navio Alpha Crusis, pesquisadores participam da instalação de estações oceanográficas com boias fundeadas em alto mar. O equipamento transmite informações, via satélite, sobre a previsão do tempo, o aquecimento das águas, a variabilidade climática e a interação do oceano com a atmosfera.

#VemVer

A partir da segunda (5), a TV Brasil estreia uma programação diferente com a credibilidade que os espectadores já conhecem. Tem mais notícias, de segunda a sexta, entre 12h e 12h15, com a chegada dos noticiários locais Repórter DFRepórter Rio e Repórter São Paulo. O Repórter Brasil Tarde está com novo horário, de 12h15 às 12h30. Já o telejornal noturno Repórter Brasil continua às 19h, mas agora termina às 19h25, entregando mais 10 minutos de informação.

A teledramaturgia ganha a tela da TV Brasil com a estreia de Os Dez Mandamentos, adaptação bíblica que narra a trajetória de Moisés na libertação dos hebreus. A novela vai ao ar de segunda a sábado, às 20h30, com reapresentação à 0h45.

As novidades não param. Tem estreia e novas temporadas de atrações infantis e infanto juvenis na TV Brasil Animada: Valentins, Detetives do Prédio Azul, Os Chocolix, Martin Manha, A Mirette Investiga, entre outros.

Serviço

Mar Brasil

Inédito – Estreia

Segunda-feira, 5 de abril, às 15h30 (Horário de Brasília), na TV Brasil.


Deixe o seu comentário