A emissora usa, sem autorização, imagens exclusivas da TV Globo.
No último sábado (17), Silvio Santos surpreendeu ao dar sinal de vida e ligar para a emissora da qual é proprietário, ordenando a transmissão na íntegra da apresentação da Escola de Samba Tradição, que o homenageou em 2001. A ordem foi prontamente acatada, e o evento foi ao ar após o "SBT Brasil".
Utilizando imagens da Globo, com o crédito "imagens da internet", o desfile foi narrado pela saudosa Glória Maria e pelo jornalista Cléber Machado, que agora integra a equipe do SBT. O desfile resgatou momentos marcantes, incluindo a participação de personalidades como Gugu Liberato e Hebe Camargo, que já faleceram.
Segundo informações da Folha de São Paulo, o departamento jurídico da Globo, assim como os fãs do SBT, foi pego de surpresa, e ainda está decidindo se tomará alguma medida, uma vez que o SBT utilizou as imagens sem autorização.
No X (antigo Twitter), internautas foram à loucura com a "surpresa atrasada" de Carnaval do SBT. A maioria brincou com a "loucura" de Silvio Santos: "Silvio Santos surta e exige que SBT reprise desfile da Escola de Samba Tradição que o homenageou em 2001", brincou Didigo Santana. "Alerta: o telefone tocou! Pelo visto, Silvio Santos ligou para o SBT, pediu para terminar o SBT Brasil mais cedo e mandou reprisar o desfile da Tradição de 2001. A exibição está com a logo da Globo", observou o perfil Ligado na TV.
De acordo com dados de audiência, a ordem de Silvio Santos não foi bem recebida pelos telespectadores. A média de audiência da rerpsie do desfile foi de 2,5, com pico de 3,3 na prévia, marcando uma queda de 26% em relação à audiência habitual do SBT no horário. Em alguns momentos, o SBT chegou a ocupar a quarta colocação, sendo superado pela Band, que exibia o "Programa do João".