O Planeta TV

Samba, rock, romances e efervescência cultural em "Garota do Momento"

E mais: elenco apresenta a novela à imprensa.

por Redação, em 16/10/2024

Fotos: TV Globo/Divulgação

No centro da agitada vida cultural do Rio de Janeiro no final da década de 1950, época em que é ambientada a próxima novela das seis da TV Globo, 'Garota do Momento', o Clube Gente Fina se destaca como um espaço de resistência, cultura e diversão. Fundando por Vera Machado (Tatiana Tiburcio) e Sebastião (Cridemar Aquino), o clube é ponto de encontro de jovens e artistas. É onde o samba encontra o choro, o blues flerta com o rock, e as rodas de debate e oficinas culturais refletem o espírito de mudança de uma geração que deseja quebrar barreiras sociais.

"O gol para mim está na humanização desses personagens e em colocá-los dentro de um contexto de participação dessa história de Brasil e de sociedade. Quando você fala de rock'n'roll, você está falando dessas pessoas. Quando você fala de samba, quando você fala de cultura, quando você fala de sociedade, você está falando dessas pessoas, dessa galera que forma o Clube Gente Fina. Ver isso sendo retratado com leveza e humanidade, é muito bacana", comenta Tatiana Tiburcio. "O que a Tati disse é muito importante. Temos a possibilidade de mostrar essas relações afetivas sendo construídas naturalmente, dentre desses espaços de cultura, como o Clube Gente Fina, que eram tão fortes e tão presentes na sociedade naquele momento, mas que infelizmente não eram visibilizados", complementa Cridemar Aquino.

Melhor amigo de Beto (Pedro Novaes) e filho de Vera e Sebastião, Ulisses (Ícaro Silva) dedica parte de seu tempo ao Clube Gente Fina, dando aulas de capoeira e organizando eventos e aulas para a comunidade. Mas, quando não está no clube, ele certamente pode ser encontrado no Boliche Bowling Rock, local do qual é dono. "Acho que o Ulisses é um personagem que está em cada ação, em cada gesto, buscando o melhor para a sua comunidade, buscando o melhor para o seu coletivo. Ele tem uma ancestralidade que vem na figura da Vera e do Sebastião, que dão um exemplo para ele com muita firmeza. É também um personagem que está em muitos núcleos e que tem uma troca muito interessante com vários personagens de várias idades de vários caráteres. O Ulisses é amigo da Bia (Maisa), por exemplo, e também é amigo da Beatriz (Duda Santos)", analisa Ícaro Silva.

Com suas pistas de boliche, jukeboxes tocando sucessos do rock'n'roll e do samba, e um ambiente descontraído e vibrante, o Bowling Rock é um refúgio para a juventude, onde amizades, romances e rivalidades se desenrolam. Ali no boliche batem ponto quase que diariamente figuras como o trio de amigas Bia (Maisa), Eugênia (Klara Castanho) e Celeste (Debora Ozório), a espevitada Ana Maria (Rebeca Carvalho) e o rebelde sem causa Topete (Gabriel Milane).

Coletiva de Imprensa

Nesta terça (15), o elenco, a autora e os diretores Natalia Grimberg e Jeferson De, se reuniram para mais um encontro com a imprensa, uma coletiva virtual marcada pelo entusiasmo pela obra.

A autora começou o bate-papo explicando um pouquinho sobre a 'fábula de esperança' que está vindo por aí: "A direção tá primorosa na reconstrução da Copacabana de 58, que é uma Copacabana fabular, não podemos esquecer que é uma novela, não estamos fazendo um documentário. Então, vamos ter muito Rock, Twitst, Samba, lambretas, um boliche que é o ponto de encontro da moçada. E uma trilha que vai ser um chuá ".

Foto: Globo/Divulgação

Estreia de Maisa Silva

Maisa fará sua estreia na TV Globo como Bia. E ela já chega chegando: será a antagonista – que amamos odiar! A atriz vai dar vida a personagem que será a pedra no sapato da protagonista, de mesmo nome, Beatriz, papel de Duda Santos.

A trama vai mostrar a busca de uma jovem pela mãe e sua luta para vencer na vida e realizar seus sonhos no Brasil dos anos 1950. É nesse percurso que os caminhos da mocinha da história e da personagem de Maisa se cruzam.

"Cresci assistindo novelas, já tinha feito uma peça mais nova, mas o universo da atuação entrou na minha vida através das novelas. Sempre foi um plano voltar para esse ambiente. A Bia chegou de uma forma meio inesperada, mas sabe quando você sente que aquilo é pra você? Na vida, dificilmente, a gente pode bater o martelo nas coisas tão facilmente, elas levam um tempo ", revelou a atriz.

Filha biológica de Juliano (Fabio Assunção) e da vedete Valéria (Julia Stockler), ela cresce acreditando que sua mãe é Clarice. Bia é um tanto dissimulada e, quando contrariada, costuma usar seu problema cardíaco congênito para se fazer de vítima. O mais difícil, segundo Maisa, é achar humor nessa personagem: "Ela faz as maldades super bem-vestida".

Quer mais spoiler? Temos! Natalia Grimberg divulgou ainda alguns nomes que estarão na trilha, como IZA, Leo Santana, Gaby Amarantos, Péricles.

Na pele de Juliano, herdeiro da Perfumaria Carioca, Fabio Assunção relembrou o convite da autora e a parceria com Leticia Colin. "Você está preparada para ser odiada pelas pessoas?", brincou o ator durante a coletiva.

Esta não é a primeira vez que os dois irão atuar juntos. Os atores trabalharam juntos na série 'Onde Está Meu Coração?'. A atriz, inclusive, exaltou a personalidade e dedicação do parceiro de cena e mostrou um antigo registro nos bastidores em 2018.

Intérprete de Zélia na trama, Leticia Colin falou sobre a expectativa para a personagem, que promete causar. Em Garota do Momento, a loira será secretária da malvada Maristela (Lilia Cabral), mãe de Juliano, e fará parte da farsa criada pela poderosa socialite contra Clarice (Carol Castro).

"É uma personagem complexa, com muitos mistérios, que me intriga, que eu mesma não sei o que vai acontecer. (...) Tenho pesquisado bastante as coisas sobre os anos 50, muita coisa da Marilyn. A gente tem uma caracterização que evoca ela. É uma referência estética, de charme, elegância, sexualidade, sex appeal, de ser uma personagem que emanava isso num momento em que as mulheres tinham que ser educadas, andar de maneira elegante. (...) Ela é uma boneca russa, tem camadas infinitas".

‘Garota do Momento’ é uma novela de Alessandra Poggi, escrita com Adriana Chevalier, Aline Garbati, Mariani Ferreira, Pedro Alvarenga e Rita Lemgruber. Tem direção de Matheus Malafaia, Mayara Aguiar e Tande Bressane, direção geral de Jeferson De e direção artística de Natalia Grimberg. A produção é de Juliana Castro e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.


Deixe o seu comentário