O Planeta TV

Saiba como Tieta surgiu na vida de Betty Faria, que imortalizou a personagem na TV

"Quem me deu Tieta foi Zélia Amado.", conta a atriz.

por Redação, em 02/12/2024

Foto: TV Globo/Beatriz Damy

Tieta, personagem icônica criada por Jorge amado e lançada na dramaturgia em 1989, está de volta no Vale a Pena Ver de Novo a partir desta segunda (02). Betty Faria, que imortalizou a personagem na TV, contou no podcast do Gshow que recebeu a bênção de uma pessoa bastante especial para dar vida à moradora mais ilustre de Santana do Agreste. No episódio, a atriz também relembrou cenas marcantes da trama, colegas de elenco que já se foram, bordão inesquecível de Tieta e muito mais.

Como Tieta surgiu na vida de Betty Faria

A novela é uma livre adaptação de "Tieta do Agreste", livro que Jorge Amado lançou em 1977. E o célebre autor também fez toda a diferença para que a personagem chegasse às mãos de Betty Faria. Na verdade, a atriz revelou no podcast que Zélia Gattai, renomada escritora e esposa de Jorge, foi a responsável por dar o pontapé inicial nessa ideia.

"Preciso te contar quem me deu Tieta. Eu estava na minha primeira viagem internacional porque ganhei o prêmio Air France de Cinema com o filme ''A Estrela Sobe' e fui conhecer Londres. E em Londres, estava com Daniel Filho, meu ex-marido, e fomos convidados para jantar na casa de Zélia (Gattai) e Jorge Amado. Fiquei encantada com o convite. Eu tinha acabado de fazer a novela 'Pecado Capital' e Zélia olhou para mim e disse: 'Jorge está escrevendo um livro que, daqui a alguns anos, vai ser perfeito para você fazer. Quem me deu Tieta foi Zélia Amado."

A atemporalidade de Tieta

Passados 35 anos desde a exibição original, Tieta será reprisada no Vale a Pena Ver de Novo e poderá ser acompanhada por um público mais jovem. Betty opina sobre a relevância da trama e da personagem nos dias de hoje.

"Ela (Tieta) não envelheceu. Porque os valores, a missão da Tieta de chegar nos lugares, onde todo mundo achava que ela estava de vingança, e ela chega pregando a paz, é o que mais precisamos. A novela está chegando nesse momento em missão de paz. [...] Ela chega em uma missão de paz, de amor de alegria."

Saudade de parceira de trabalho que já se foi

Uma das atrizes que mais contracenava com Betty Faria na novela era a saudosa Yoná Magalhães, que interpretou Tonha, madrasta de Tieta e sua grande amiga. Betty lembra com carinho da atriz, morta aos 80 anos no ano de 2015.

"Fiquei emocionada. A Yoná foi uma das melhores atrizes que contracenei na minha vida. Porque ela queria fazer bem o dela e em nenhum momento ela teve aquele ranço de me dar uma derrubadinha [...] Ela nunca fez isso. Foi uma colega maravilhosa. Ela dava exemplo para outras atrizes como pessoa, como ser humano e profissional. Ela fazia tudo o que gosto: chega sabendo o texto e não enche o saco. Depois pode dar risada e falar o que quiser. Mas no trabalho chega certo na hora, sabendo o texto e fazendo o seu melhor."

A semana final de exibição de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo será marcada por mudanças na grade da Globo, que ajusta sua programação para a estreia de sua substituta, Tieta. Ambas as novelas dividirão a faixa vespertina entre os dias 2 e 6 de dezembro.

O horário de exibição

Foto: Reprodução/TV Globo

A estreia de Tieta está gerando dúvidas devido a divergências entre as informações divulgadas na chamada da programação e a grade oficial no site da Globo.

De acordo com a chamada, Tieta começará às 16h20, cerca de 40 minutos antes do horário usual da faixa, enquanto Alma Gêmea será exibida a partir das 17h20, com término às 18h25.

No entanto, no site oficial da emissora, os horários indicam Tieta às 16h50 e Alma Gêmea às 17h40, o que sugere uma grade mais próxima do formato tradicional.

Em razão da transmissão de futebol, a programação será ligeiramente ajustada, mas os horários exatos ainda não foram divulgados.

A transição entre Alma Gêmea e Tieta no Vale a Pena Ver de Novo parece ser bem pensada para proporcionar uma despedida emocionante para uma novela e uma estreia gradual para a outra.

Lançada em 1989, "Tieta" foi um sucesso de público e crítica, destacando-se pelo humor, personagens memoráveis e abordagem de temas sensíveis. O retorno da novela, como parte das comemorações dos 60 anos da Globo, promete reviver momentos inesquecíveis e emocionar o público.

A exibição no Vale a Pena Ver de Novo será editada para adequar-se ao horário vespertino, mas manterá a essência que a consagrou como um dos maiores clássicos da televisão brasileira.


Deixe o seu comentário