
Dom Sabino (Edson Celulari) é o patriarca da família Machado. Um descendente de bandeirantes e vitorioso empresário do Brasil imperial, que possui diversas riquezas e terras de exploração. Ele é um homem íntegro e zeloso que preza pelo bem-estar dos seus acima de tudo. Casou-se com Agustina (Rosi Campos), uma crédula dona de casa que leva todos com mãos de ferro, e dessa união nasceu Marocas (Juliana Paiva), Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Natalia Rodrigues).
Marocas é Maria Marcolina, a primogênita. Tem energia, curiosidade e coragem de sobra, bem diferente de muitas moças do século XIX. Nico e Kiki foram batizadas, respectivamente, como Maria Nicolina e Maria Quitéria. São gêmeas bivitelinas, diferentes em tudo, da aparência ao temperamento. Enquanto Nico é explosiva e inquieta, Kiki é mais quieta e reflexiva. As irmãs têm aulas particulares com a preceptora Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), que vive enlouquecida, principalmente com as gêmeas, na tentativa de colocar ordem na casa. Aliás, o grande parceiro das meninas nas estripulias é o fox terrier Pirata (Nietzsche).
Para administrar todas as posses, Dom Sabino conta com os serviços do guarda-livros Teófilo (Kiko Mascarenhas). É o braço direito do patrão, extremamente metódico e dedicado ao trabalho. Também moram na fazenda os escravos Damásia (Aline Dias), Cesária (Olívia Araújo), Cairu (Cris Vianna), Menelau (David Júnior) e Cecílio (Maicon Rodrigues). Damásia é dama de companhia de Marocas. Tímida, morre de medo de tudo e de todos, especialmente das aventuras da patroinha. Cesária foi ama de leite das crianças e produz joias de crioula a fim de comprar sua alforria no futuro. Cairu é uma escrava Mina, cobiçada por sua beleza e desenvoltura. Menelau é o escravo de guarda da casa-grande. Forte, calado e fiel. Já Cecilio (Maicon Rodrigues) é um tigre, encarregado de limpar as latrinas da casa, também devoto à família.

A fazenda Nossa Senhora do Ó é ampla e possui um vasto jardim rodeado por árvores e flores vermelhas de hibisco pelo chão. Do lado de fora, carros de boi e alguns animais soltos. No interior, nos cômodos e na decoração da casa predominam as cores vermelha, verde e amarela. Quadros, velas e castiçais estão por todo o ambiente. Os Sabino Machado amam viver rodeados pela natureza. Eles são enérgicos, vivazes e, principalmente, unidos. Isso será fundamental para ajudá-los a enfrentar as novidades do século XXI, depois que descongelarem.
‘O Tempo Não Para’, próxima novela das sete, acompanha a história de uma família congelada, em 1886, que desperta nos dias de hoje e precisa lidar com os choques temporais. De Mario Teixeira, com direção artística de Leonardo Nogueira, a novela tem previsão de estreia para julho. A novela conta com colaboração de Bíbi Da Pieve e Tarcísio Lara Puiati, e direção-geral de Marcelo Travesso e Adriano Melo.
Comentários (3) Postar Comentário
O fã clube Natalia do Vale de Niterói gostaria muito de ver nossa grande atriz nesta novela. Mas tudo bem se ela não participar, vamos assistir porque não temos ódio no coração. Parece que vai ser uma novela muito boa, o Brasil tá precisando mesmo relembrar o comportamento do século XIX, porque algumas pessoas ainda estão com a cabeça lá, não evoluíram. Preconceito, falta de empatia, violência.
Essa história caberá bem como seriado do que novela. Pois nao vai dar certo.
Mais um fenômeno no horário