O Planeta TV

O fracasso de audiência da reprise de "Novo Mundo"

Das escolhas da Globo, a obra de Thereza Falcão e Alessandro Marson, é a única que não empolgou.

por Redação, em 02/04/2020

Foto: Paulo Belote/Globo

Das escolhas que a TV Globo teve para ocupar os horários das novelas que foram interrompidas, apenas “Novo Mundo” não está conquistado uma audiência esperada.

A novela – escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson – reestreou com 19,9 pontos. E caiu nos demais dias. Na terça, marcou 19,4 e nesta quarta apenas 18,4 pontos. São números que lembram a rejeitada “Espelho da Vida”. E para piorar são índices inferiores ao do "Vale a Pena Ver de Novo", que exibe "Avenida Brasil".

Apesar de estar em baixa, no horário de “Novo Mundo”, a Globo não vem sofrendo ameaças. O Cidade Alerta, da Record TV, tem “sofrido” para alcançar a marcar 10 pontos.

Em sua primeira exibição, “Novo Mundo” também começou em baixa e explodiu do meio para o fim. Talvez o desempenho se repita. Ou não.



Publicidade

Comentários (9) Postar Comentário

Pedro Paulo comentou:

Se reprisassem Coração de Estudante ao invés disso, duvido que tenha baixa audiência.

Helena comentou:

Na minha opinião, a Globo tem que rever com urgência esse conceito de utilizar imagem de cinema e seriado em suas novelas. É uma coisa ''bonita'' esteticamente que agrada a alguns mas não todos. O público médio não gosta desse tipo de imagem e serialização das novelas. Eu como um telespectador noveleiro assíduo não me sinto mais á vontade em acompanhar as novelas de uns 8 anos para cá. Estão todas parecendo série, e novela tem que ser folhetim puro, imagem clara e de novela. Eu vejo o sucesso da reprise de Fina Estampa e afirmo que essa sim é aquela novela sem ter medo de ser novela, com personagens caricatos, atuações acima da média, pitadas de surrealismo mas em perder o carisma, ao contrário de muitas pós Avenida Brasil, que tinha produção técnica de cinema mas não tinha emoção alguma. Novo Mundo tem uma fotografia exageradamente escura, pesada, fosca que mal da pra enxergar os cenários e creio que o público quer novelas com imagens claras, ritmo folhetisco e por mais que até seja uma boa novela, Novo Mundo parece mais um seriado épico ou um filme de ação/aventura à la Piratas do Caribe do que um bom e velho folhetim.


vlad respondeu:

Também não curto.....se pelo menos fizessem em poucos capitulos...



Mario respondeu:

Acho que fina estampa foi teste. Novela com enredo de malhaçao ou novela das 7. Mas é solar, leve, tem muita cor. O publico quer a cor de volta e chega de novela com cara de seriado. Olha novelas coloridas, como mulheres de areia e a viagem, noveloes com cor e trilha sonora. As trilhas de personagens devem voltar. Isso ajuda muito a embalar um personagem, um casal. Wolf maia poderia voltar. Jorge fernando vai fazer falta. E viva a cor nas novelas.



Poggo respondeu:

Cara, como faço pra curtir o seu comentário mais cem vezes? As novelas perderam a emoção, a imagem de novela. Das quatro reprises no ar, eu só estou acompanhando Fina Estampa.



Poggo respondeu:

Verdade. É o que eu penso... Tem que tirar o Silvio de Abreu dessa direção. Desde de 2012, as novelas perderam a emoção, a claridade o "foque". As novelas perderam a essência. A essência da telenovela, a base é o folhetim e não a série. As séries são muito descartáveis, até pela questão da quantidade de capítulos. E é isso que está acontecendo com as novelas. Essa imagem de cinema, mata a essência da telenovela que a torna descartável e sem emoção. Sinceramente, eu não me lembro qual era as produção q estavam no ar em 2013, os atores que estavam nas produções. Diferentes dos anos 80,90 e 00. A gente lembra, pq a as novelas tinham emoção. Eram produzidas pra emocionar, cativar ... Hoje em dia, não tem mais isso.


Feliphe comentou:

Deveria inverter a partir de Segunda 06/04, assim:
16h40 Novo Mundo
17h25 Avenida Brasil
18h35 Malhação VAD
19h05 Praça TV 2
19h35 Totalmente Demais

Crô Valério comentou:

Essa foto que ilustra a matéria poderia ser capa de filme adulto estrelado por esses dois.
Aiai, seria meu sonho de filme.

Gilson Chagas Junior comentou:

acho que vocês batem o martelo cedo demais ao falar "o fracasso de audiência de 'novo mundo'".....

Gabi comentou:

Acredito que esta tendo muita novela de epoca e bom que a globo ja ve isso e reprisa paraiso.

aparecida donizeti comentou:

pra quem ja assistiu as duas fica dificil

Sílvia Pacheco yzI comentou:

Acho cedo falar sobre emplacar ou não. Creio que o horário é complicado. Eu acompanhei parte da novela apenas depois de um determinado ponto, início de novela bem sempre eu acompanho. A
cho que é uma boa oportunidade para rever a atuação de muito atores nesta novela de época.

Deto Cordeiro comentou:

Sinceramente eu já previa isso. Colocar Novo mundo foi um verdadeiro tiro no pé.

Veja também

Publicidade