O Planeta TV

Nunca antes reprisada, "Suave Veneno" é disponibilizada no GloboPlay

Novela de Aguinaldo Silva contou com participações de Luana Piovani e Rodrigo Santoro.

por Redação, em 01/07/2024

Luana Piovani e Rodrigo Santoro. Foto: Acervo/TV Globo

Um patriarca construiu seu império e, de repente, se vê ameaçado de perdê-lo devido a conflitos familiares. Essa é a trama principal de Suave Veneno, novela de 1999, que chega nesta segunda, 1, ao Globoplay. Novela de Aguinaldo Silva, Suave Veneno nunca foi reprisada.

Waldomiro Cerqueira (José Wilker) é um empresário pernambucano que chegou pobre ao Rio de Janeiro e fez fortuna comercializando mármore. É o presidente da robusta Marmoreal e centro da sua família. Contudo, uma nova mulher cruza o caminho do empresário e faz sua vida desmoronar. Trata-se de Inês (Gloria Pires), que é atropelada por ele. Sentindo-se culpado pelo acidente, o empresário a leva para sua casa para que se recupere e, aos poucos, se apaixona por ela, o que provoca a separação da família.

O que ele não sabia é que o acidente foi um plano de vingança arquitetado pela advogada Clarisse Ribeiro (Patrícia França), a filha bastarda que Waldomiro desconhecia. Inês foge da casa do empresário levando diamantes e provocando a derrocada do império.

Curiosidades

Na pele da vilã Maria Regina, primogênita de Waldomiro, Letícia Spiller apareceu com os cabelos curtos e pretos, à moda da atriz italiana Isabella Rossellini. O corte fez sucesso entre as mulheres.

Luana Piovani e Rodrigo Santoro, intérpretes de Márcia Eduardo e Eliseo, formavam um casal dentro e fora da novela. Os atores namoraram de 1997 a 2000.

Personagem de Nívea Stelmann, Eliete participou de um concurso no Domingão do Faustão e foi eleita a Garota do Bumbum Dourado.

A trama central

Inspirado na peça Rei Lear, de William Shakespeare, enredo trazia o drama de um poderoso homem que construiu seu império e, de repente, se vê ameaçado de perdê-lo devido a conflitos familiares. Waldomiro Cerqueira (José Wilker) é um empresário pernambucano que chegou pobre ao Rio de Janeiro e fez fortuna comercializando mármore. É o presidente da Marmoreal, uma empresa que já há 30 anos explora jazidas de minério e o vende para empresários estrangeiros. Waldomiro é o centro da sua família. Todos são, direta ou indiretamente, dependentes dele e da Marmoreal. Maria Regina (Letícia Spiller), a filha mais velha, é uma das principais executivas da empresa, assim como seu marido, Álvaro Figueira (Kadu Moliterno). A filha mais nova, Márcia Eduarda (Luana Piovani), é responsável pelo setor de marketing. Maria Antônia (Vanessa Lóes), a do meio, não trabalha – é uma hipocondríaca que tem horror a atividades físicas –, mas seu marido, Augusto Ivan (Tarcísio Filho), também é executivo da Marmoreal, tendo se casado com ela por interesse. A ex-mulher de Waldomiro, Eleonor (Irene Ravache), ganha a vida como marchand, mas recebe pensão do ex-marido e, como todo o resto da família, mora no condomínio construído por ele.

Autoria: Aguinaldo Silva | Colaboração: Marília Garcia, Ângela Carneiro, Maria Helena Nascimento, Filipe Miguez e Fernando Rebello | Direção: Marcos Schetmann, Alexandre Avancini e Moacyr Góes | Direção-geral: Daniel Filho e Ricardo Waddington | Direção de núcleo: Ricardo Waddington | Período de exibição: 18/01/1999 – 17/09/1999 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 209

Leia também:

"Sou contra remakes e não dá para escalar influencer para fazer novela", diz Aguinaldo Silva

"O Outro" será disponibilizada no GloboPlay como parte do Projeto Resgate

GloboPlay resgatará as novelas "Bang Bang" e "Suave Veneno"


Deixe o seu comentário