O novelista diz que Gloria Pires ou Cassia Kis defenderia bem a nova Odete Roitman.
Aguinaldo Silva expressou uma opinião polêmica sobre o remake de "Vale Tudo" (1988), atualmente em produção pela TV Globo. Em entrevista ao colunista Ricky Hiraoka, do SPLASH (UOL), Silva declarou que algumas obras não deveriam ser refeitas de forma alguma. “Eu sou contra remakes. A novela existe naquele momento, depende do autor, do elenco, da disposição do público para que tudo dê certo,” afirmou o veterano.
Silva acredita que todos os remakes são sempre menos interessantes que os originais. Ele mencionou a personagem icônica Odete Roitman, originalmente interpretada por Beatriz Segall, como um exemplo. “As pessoas que veem novelas vão ver uma Odete Roitman que não é Odete Roitman. Quem vai fazer Odete? Cassia Kis poderia fazer, por exemplo. A própria Gloria Pires faria uma boa Odete, mas não está na idade ainda. Mas não tem jeito. Odete sempre vai ser Beatriz Segall,” explicou Silva, que é responsável por muitos folhetins de sucesso na Globo.
Silva enfatizou que não teria coragem de fazer um remake por respeito ao legado da trama original. “Eu te confesso que se tivesse que escalar o elenco desse remake, pediria demissão. As pessoas vão assistir ao remake de 'Vale Tudo' e vão dizer que gostam mais da original. Eu não me atreveria [a fazer remake de 'Vale Tudo'] por uma questão de respeito,” reiterou.
O autor também questionou a relevância da premissa de "Vale Tudo" nos dias atuais. “A pergunta básica da novela [‘Vale a pena ser honesto no Brasil?’] é uma questão delicada atualmente, porque parece que vale a pena ser um pouquinho vigarista hoje em dia,” observou.
O novelista também fez uma avaliação sobre a atual fase da dramaturgia na telinha: "Eu tenho visto muitas novelas que os personagens são entregues a influencers. Não dá para escalar influencer para fazer novela. Essas pessoas não são atores e não funcionam. Numa novela que você precisa construir um personagem e dar credibilidade a ele, se você não for um bom ator, você não consegue. Um erro da TV é querer agradar os públicos das redes sociais. Se tivesse que escolher uma influencer para ser Nazaré, quem seria? É impossível. A preocupação da TV convencional com essa coisa fluida da internet é um erro. O público da TV está em casa e o que eles querem ver é um folhetim com bons atores."
"Vale Tudo" foi escrita por Aguinaldo Silva, Gilberto Braga (1945-2021), e Leonor Bassères (1926-2004), e é considerada uma das melhores novelas do gênero no Brasil. O remake, que está sendo escrito por Manuela Dias, está previsto para estrear em 2025 como parte das comemorações dos 60 anos da TV Globo. Até o momento, Taís Araújo e Cauã Reymond foram confirmados no elenco.