O Planeta TV

Nova temporada de "No Limite" valoriza cultura e tradições dos povos da Amazônia

Nesta quinta (13), o especial ‘No Limite – Programa Zero’ mostra a chegada do Fernando à nova locação.

por Redação, em 12/07/2023

Foto: TV Globo/Mauricio Fidalgo

Pela primeira vez, o ‘No Limite’ ganha um novo cenário. No lugar das dunas e praias paradisíacas, a imensidão dos rios da Amazônia na estação das cheias, onde a água escura reflete o céu como um espelho. Um visual alucinante de florestas submersas, igapós e igarapés. Adentrar e sobreviver em um espaço tão poderoso requer conhecimento e respeito, fazendo-se fundamental o envolvimento dos povos originários e da população local nesse processo. Nesta edição, o reality traz para o jogo elementos da cultura e tradições indígenas e ribeirinhas. 
 
Consultora da temporada, Vanda Witoto é mulher indígena do povo Witoto, liderança política no Amazonas e ativista dos direitos ambientais, direitos humanos e da população indígena. Ela ainda atua na área da saúde, como técnica de enfermagem, e como educadora da língua e cultura Witoto na comunidade Parque das Tribos. Ao longo de um trabalho de mais de dois meses com o ‘No Limite’, Vanda participou da elaboração e avaliação das provas, além de ter atuado na orientação sobre a forma de apresentar alguns elementos de sua cultura, para conectar o público às histórias do seu povo. 
 
“A construção foi pensada a partir de elementos que são muito importantes para a gente. Os nomes escolhidos para as equipes, por exemplo, Jenipapo e Urucum, valorizam frutos que são sagrados. Como algo precioso, de conexão com a natureza e nossos povos originários”, conta. A consultora também ressalta a atuação da população local no projeto: “Destaco a participação de mulheres e jovens indígenas nesse processo de produção, como a Pajé Neusa, que fez o acolhimento da equipe, o que é muito simbólico na nossa cultura. Indicamos também a participação da Carina Dasana, criadora dos colares que serão usados no jogo a partir de sementes e elementos da natureza. Também o Ateliê Derequine, um projeto de economia criativa liderado por mulheres, que cria roupas com grafismos indígenas e produziu os lenços que os participantes vão usar”. 
   
Vanda comenta, ainda, a importância da troca com a equipe do programa. “O estado do Amazonas tem a maior população indígena do país, com a maior floresta tropical do mundo, a maior bacia hidrográfica do planeta. E como chegar com respeito a esse território? A partir da escuta de quem vive aqui. Então, esse diálogo é muito importante dentro do processo. O nosso conhecimento é muito potente, os saberes de nossos ancestrais são muito poderosos, sabe? E a gente quer poder contribuir de várias formas, em vários aspectos e situações”, avalia.
 
Programa especial com Fernando na Amazônia
 
Nesta quinta, dia 13 de julho, após ‘Cine Holliúdy’, vai ao ar o ‘No Limite – Programa Zero’. A partir da sabedoria dos povos da maior floresta tropical do planeta, no especial, Fernando Fernandes convida o público a embarcar no propósito dessa experiência e no mundo de ‘No Limite – Amazônia’ com ele. “O Programa Zero vai dar o clima do que vem por aí, vamos conhecer mais sobre os povos, sabedoria e cultura local, que são muito ricas em diversos aspectos. Também vamos descobrir mais detalhes da temporada e todas as novidades”, revela Fernando.
 
A nova temporada do ‘No Limite – Amazônia’ estreia no dia 18 de julho, às terças e quintas, após ‘Terra e Paixão’. O reality também vai ao ar no Multishow às quartas e sextas, sempre às 23h. O programa tem apresentação de Fernando Fernandes, direção geral de Rodrigo Giannetto, com direção de Vivian Alano e Padu Estevão. O reality é licenciado e produzido pela Endemol Shine Brasil.


Deixe o seu comentário