O Planeta TV

Na 2ª temporada: ‘Carcereiros’ tem mais novidades para o público

Com 11 episódios inéditos, série ganha novos personagens.

por Redação, em 08/10/2018

Erika (Letícia Sabatella). Foto: Divulgação/Beto Besan

Quando uma história sai do papel para ganhar novos contornos por meio de atores, cenografia, figurino, trilha sonora e tantas outras peças que compõem o audiovisual, ela deixa de existir apenas no mundo das ideias. E aqueles que darão vida aos personagens dessa trama precisam estar em sintonia para entregar ao público uma obra com coesão, unidade e, claro, qualidade. Na primeira temporada de ‘Carcereiros’, que volta a ser exibida a partir do dia 11 com episódios inéditos, mais de 150 pessoas participaram das gravações. Algumas delas, fizeram participações especiais que emocionaram o público.

Nos primeiros episódios exibidos, nomes como Caco Ciocler, Carol Castro, Maria Clara Spinelli e Jonathan Haagensen marcaram presença na série. A partir do oitavo episódio, o público acompanhará a veia dramática de Samantha Schmutz, o embate entre os personagens de Matheus Nachtergaele e Chico Díaz, o caráter duvidoso do papel de Gabriel Leone, a visceralidade da detenta de Letícia Sabatella, o olhar assustado do personagem de Leonardo Medeiros, a seriedade de Douglas Silva e a sensibilidade de Heslaine Vieira. 

O trabalho com tantos atores de diferentes gerações e escolas foi uma das tarefas de José Eduardo Belmonte, diretor-geral da série. “A preparação de elenco é uma coisa que gosto de fazer eu mesmo. Seguimos um processo no qual acredito há tempos: nos ensaios, a gente precisa entender sensorialmente e intelectualmente os personagens e os temas. Ou seja, além de fazer com que a cabeça do ator entenda o que é o personagem, o corpo precisa entender também todo o seu conceito. É preciso ter uma consciência racional e emocional. Junto a isso, fizemos pequenas mesas de debates e pesquisa, ouvindo agentes penitenciários e visitando presídios”, explica Belmonte, que contou ainda com o apoio da preparadora de elenco Nara Mendes.

Foto: Globo/Divulgação

Ao longo desta temporada, outra novidade chega a ‘Carcereiros’ quando o inesperado surge na vida de Adriano e a escolha por viver uma nova história implica em sua transferência para outro presídio. Na sua rotina, ele já estava acostumado com o aspecto rígido, duro e até mesmo frio dos corredores da Vila Rosário, penitenciária em que trabalha há anos. Os grandes corredores, as paredes cinza, os lugares onde os presos escondem drogas e até celulares, tudo faz parte desse dia a dia. 

A penitenciária Filinto Prates começa a aparecer a partir do 13º episódio, ainda inédito tanto na TV como no Globoplay. É lá que Adriano terá a oportunidade de viver novas histórias, com novos colegas e outros desafios. Diferentemente do que foi visto pelo público até o momento, este novo presídio é totalmente cenográfico, construído em um galpão em São Paulo, sob direção de arte de Claudia Calabi.

O desafio de erguer celas, raios, corredores e tudo o que compõe essa realidade trouxe novas possibilidades para a obra. “Se no presídio real em que gravamos inicialmente, a gente retratava a austeridade do Estado, aqui a gente fala da ausência dele. Então, isso nos permitiu brincar mais com o imaginário de presídio que remete até ao Carandiru ou até a presídios mais do Norte do país, que tem umas gambiarras e improvisos dentro deles”, explica Claudia, mostrando todos os detalhes criados por sua equipe, como pichações, pinturas que imitam mofo e sujeira, “gatos” de energia, entre outros.

Durante dois meses de trabalho das mais de 60 pessoas da equipe de arte, foram utilizados 1.800 litros de tinta e 15 toneladas de ferro para construir uma área de 3.300 m².

‘Carcereiros’ é uma série assinada por Fernando Bonassi, Marçal Aquino e Denisson Ramalho, escrita com Marcelo Starobinas, livremente inspirada na obra de Drauzio Varella. Coprodução da Globo com a Gullane Filmes e a Spray, a obra tem direção geral de José Eduardo Belmonte e direção de episódios de Belmonte e Fernando Grostein.

Além de Rodrigo Lombardi, Othon Bastos, Mariana Nunes, Giovanna Ríspoli, Aílton Graça e Tony Tornado, a série conta com Lourinelson Vladmir, Jean Amorim e Nani de Oliveira e tem participações especiais de Chico Diaz, Matheus Nachtergaele, Projota, Letícia Sabatella, Carol Castro, Caco Ciocler, Gabriel Leone, Samantha Schmutz, entre outros.


Deixe o seu comentário