O Planeta TV

Ministério da Justiça censura reprise de Senhora do Destino

Notificada, Globo é obrigada a editar cenas da novela.

por Redação, em 21/08/2017

Mylla Christie e Bárbara Borges. Foto: Globo

A TV Globo foi notificada pelo Ministério da Justiça (MJ) e está reeditando os capítulos de Senhora do Destino, atualmente em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo. No ano passado o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional qualquer tipo de censura, mesmo assim a emissora foi advertida por exibir “conteúdo incompatível com a classificação atribuída”, que é de 10 anos. A informação é do jornalista Flavio Ricco, do UOL. 

Para atender ao pedido do órgão, a Globo condensou algumas tramas, como o romance entre Jennifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie); e a violência doméstica presente no núcleo de Rita (Adriana Lessa).

Há um mês, a emissora, por cautela, exibiu apenas parte da surra de Maria do Carmo (Susana Vieira) em Nazaré Tedesco (Renata Sorrah). 

No quesito audiência, Senhora do Destino, em sua terceira exibição na TV aberta, é um dos maiores sucesso das tardes da Globo nos últimos anos. Até o momento, acumula 17,2 pontos de média.





Comentários (14) Postar Comentário

BE comentou:

Foram obrigados a editar porque determinadas cenas não são compatíveis com a classificação de 10 anos e a Globo insiste que a novela fique nessa faixa, não existe mais classificação indicativa por horário. Eles que não querem porque tiveram muita dor de cabeça com a primeira reprise em 2009 a novela foi reclassificada para maiores de 12 e quase saiu do ar. A próxima novela do VPVN será outra das oito, Páginas da Vida ou Celebridade pode pintar de novo só k toda editada e picotada como Senhora do Destino.


BE respondeu:

Celebridade não pode ser exibida acabei de ver em um site. Celebridade, Avenida Brasil, Paraíso Tropical não podem ser exibidas, porque para exibir a tarde teriam que cortar muitas cenas núcleos inteiros e a estória ficaria sem sentido. Páginas da Vida é cotada e o MJ já liberou para exibição no VPVN para a faixa de 10 anos como a Globo quer. Celebridade só no canal VIVA a partir de 2023



Televisivo respondeu:

Com certeza volta "Páginas da Vida", a Globo já tentou uma vez...agora vai que vai. Sem contar que com algumas edições a novela passa tranquilo, não há muitas cenas pesadas como "Senhora do Destino", rs. O problema é que as melhores cenas serão cortadas.



BE respondeu:

Sim Páginas da Vida está liberada para classíficação 10 anos é cotada só não sei se virá. Alma Gêmea tbm é cotada. Ainda não se decidiram mas parece que a reprise de Senhora do Destino termina em Novembro.


Geraldo comentou:

Que aja bom senso nos conteúdos apresentados digamos diurnamente é plausivel, entretanto, por esta ótica o MJ não se manifestou (ao que tudo indica) com as produções que estão passando no chamado "núcleo/novela das 6) ainda que pese que passe perto das 19hs (classificação 10 anos), mas deveriam ser histórias com textos "mais leves".

ricardo comentou:

vpvn deveria passar so novela das 18 e 19 hrs deixa a novela das 21 hrs pro canal viva

Sabrina comentou:

Porque não aproveitam e censura toda a novela e tira logo do ar ja que picotam tudo esquecem novelas das 9 reprisem so 18hs e 19hs e pronto tem tanta novelinha boa as seis horas como cordel encantado,barriga de aluguel,cama de gato,o sexo dos anjos,direito de amar,despedida de solteiro,escrito nas estrelas,paraiso(versao2)...dentre outras.Agora da um tempo de alma gemea,mulheres de areia,anjo mau,a viagem ninguem merece!

Hugo comentou:

Concordo sabrina a viagem,mulheres de areia,alma gemea sao classicos mas se ficarem reprisando o tempo todo vao perdendo sua essencia.

Gilberto comentou:

Porquê o Ministério não censura esses políticos corruptos

Michael Ramos comentou:

Qual novela substituirá Senhora do Destino?


Jc respondeu:

Páginas Da Vida


Joao comentou:

Classifica pra +12 ontem a globo exibiu com essa classificação e teve uma grande audiencia
Eles tao com medo que a audiencia caia mas nao vai cair so vai aumentar
Eu quero ver se eles reprisarem novela das oito/nove horas

BE comentou:

Não é censura eles foram avisados k certas cenas da novela não são compatíveis com a classificação 10 anos e se continuarem exibindo vão mudar para 12. A Globo que quer k a novela se mantenha 10 anos por isso vai editar mais. Eles que não querem tiveram muito problema com essa novela em 2009 só na época tinha classificação indicativa por horário e hj não existe mais, eles k não querem. O nome mesmo diz indicativa não é obrigatória. Não apaguem mais os comentários é chato ficar escrevendo tudo de novo

Apostola Sol comentou:

A subistituta de senhora do destino vai ser Paginas Da Vida


BE respondeu:

Não se sabe ainda Páginas da Vida foi liberada pela justiça para a classificação 10 anos mas Alma Gêmea e Escrito nas Estrelas tbm estão na disputa eles ainda não decidiram


Veja também