Folhetim, agora, é "não recomendado para menores de catorze anos".
No despacho nº 305, do Diário Oficial, o Ministério da Justiça (MJ) reclassificou a novela O Outro Lado do Paraíso. A queridinha do público, agora, é recomendada para maiores de 14 anos. Na tela, a TV Globo terá que usar a autoclassificação "não recomendado para menores de catorze anos".
A seguir, ums dos principais argumentos do órgão, que faz a censura:
CONSIDERANDO que durante a análise da novela foram constatadas tendências como estupro, exploração sexual, prostituição e ato violento agravado por contexto, todas incompatíveis com a autoclassificação sugerida
CONSIDERANDO que os ajustes realizados pela emissora não foram suficientes para sustentar a classificação da novela como "não recomendado para menores de doze anos "
Indeferir o pedido de autoclassificação da obra "O OUTRO LADO DO PARAÍSO" e classificá-la como "não recomendado para menores de catorze anos" por conter violência, conteúdo sexual e drogas lícitas, ficando o interessado na obrigação à nova classificação no prazo de 5 (cinco) dias e sempre quando houver a exibição da obra.
O Outro Lado do Paraíso é uma novela de Walcyr Carrasco, com direção artística de Mauro Mendonça Filho e direção geral de André Felipe Binder.
12,1 pontos
Em pleno feriado, a edição especial de Cabocla manteve boa performance.
1,4 ponto
Chega Mais segue em situação delicada, com números próximos do traço.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
Geraldo comentou:
O Gael é o tipo de personagem que já tratou o tema de agressão à mulher e percebe-se ele sem sentido na nova fase. Um desfecho de prisão e a aplicação do código dos presos, dele "gemer" para eles e, depois o personagem sutilmente não ser comentado, seria o grand finale, razoável.
Bernardo comentou:
Isso já era esperado. Muitas cenas são incompatíveis com a classificação 12 anos, Prostituição, assassinato e racismo são algumas delas.
Jhon willk comentou:
Que bom mesmo assim vou continuar assistindo tô amando essa novela muito boa .
gui comentou:
Nao entendo isso. Há poucos tempos saiu a notícia que nao haveria mais esse tipo de classificacao indicativa, ou imposicao por parte da justica...
Geraldo respondeu:
É o famoso chover no molhado: a novela passando 21:30, já pega tal classificação de 14 anos, mesmo que a Globo divulgue como 12 anos.
Bernardo respondeu:
Foi reclassificada classificação haverá sim isso é lei só k não é por horário mais pode ir ao ar qualquer horário. Acho que só 16,18 anos só é permitido após as 22hrs na tv aberta. Antes era por horário o supremo derrubou mas continua é indicativa e tem que exibir em todos os blocos. Se liberassem 16 e 18 a tarde aí viraria bagunça iam querer passar filmes pesados com nudez, violência extrema e sexo. A Globo só vai exibir programa pra 14 após as 21 hrs a emissora não quer, poder pode mas a direção k não quer. Celebridade está sendo bastante editada para não ser reclassificada, essa reclassificação acontece 2 meses não foi a justiça que classificou a novela para 12 foi a própria Globo passado 60 dias o MJ diz se concorda ou não e não concordou e alterou, eles mandam é justiça, lei existe há 17 anos.
Mario comentou:
Quem se importa, com esta classificação boba.
O mundo tem que ser aberto e os pais espertos.
Esta palhaçada do MJ acabou, eles podem definir a idade pro programa,
mas não podem mais restringir o horário.
A novela tá boa, agora vão começar a perseguir sem motivo.
Geraldo respondeu:
Interessante que a abordagem que o Walcyr fez de "sentenças compradas" o MJ - apesar de ser do Executivo - Não se manifestou e, muito menos o STJ/STF :) Agora, o que deixou de ser avaliado é o Globo Play e acessos via internet, que ai tudo é visto a qualquer tempo!
Bernardo respondeu:
Errado antigamente era assim. Até às 20 hrs (Livre e 10 anos). Após as 20hrs(12 anos), Após as 21hrs (14 anos), Após as 22hrs (16 anos), Após as 23hrs (18hrs). Hoje o supremo derrubou programas com classificação 16 e 18 são permitidas só após as 22hrs. Antes se fosse descumprido regras pagava multa a Tve Brasil exibiu um filme com classificação 18 as 22hrs e pagou multa só poderia ir ao ar após as 23hrs. A Globo foi multada em 50 mil por ter mostrado seios no primeiro capítulo da novela Cobras e Lagartos em 2006. Não é classificação por horário mais só que 16 e 18 são programas bem pesados com cenas de nudez, sexo, violência e as emissoras não querem exibir a tarde porque senão vira bagunça fora as reclamações. Eu lembro que nos anos 90 o SBT exibiu um filme com classificação 18 no cinema em casa Linda, louca e perigosa até sumiram com esse filme. Tinha nudez e cena de sexo isso em pleno cinema em casa e eu era criança, Cinema em casa começava as 14h30. Na tv Paga não tem critério mas tem canais que não exibem filmes e séries pesados durante o dia. Programação com sexo explícito é proibido na tv aberta também. Na Paga pode mas só a partir de meia noite. O canal Brasil exibe filme pornô mas só após a meia noite.
Slytherin comentou:
Deveria ser classificao padrão das novelas do horário, talvez assim diminuísse o mimimi
Bernardo respondeu:
As próximas das 9 devem ser 14 também, O Segundo Sol e O Sétimo Guardião terá bordel e prostituição. Só se for minimizado tipo Salve Jorge k não mostrava nada. O segundo Sol terá drogas e prostituição e muito mais polêmicas, o Sétimo Guardião também terá bordel e prostituição. A novela da Manuela também será pesada.
Geraldo respondeu:
Por isso que acima me reportei a classificação dada à época dos censores: até 18 hs: Classificação Livre; 19hs: 10 anos; 20hs: 12 anos e 21hs: 14 anos. No caso em tela o MJ, poderia se ater a este detalhe: Independente do que a Globo classificou, a exibição já ocorre na faixa horária/etária 14 anos.
Ricardo comentou:
Ótima notícia agora a novela poderá passar cenas mais pesadas!.
Bernardo respondeu:
Mais já passa não? Ou vc acha que cena de estupro, violência sexual, violência doméstica, prostituição e exploração sexual é leve? Acho que não estamos assistindo a mesma novela rs
Geraldo respondeu:
Agora sim o Walcyr póssa refletir a realidade na integra: Mostrar Gael gemendo na prisão e olhando para a "fila" para saber como é o próximo "da festa" com ele :)
A emissora está em fase de reestruturação de sua grade esportiva, especialmente com a iminente saída de Cleber Machado.
Eliana, Rita Batista, Bela Gil e Tati Machado são as apresentadoras.
O ator foi convidado para participar do remake de Vale Tudo.
Em 2025, o narrador se dedicará integralmente ao Canal GB, sua plataforma no YouTube.
Há um impedimento judicial que impossibilita o retorno do reality show à programação.
Confira as curiosidades dos bastidores da próxima reprise da Globo.
Apresentada por Luiza Possi, atração vai ao ar aos sábados, ao meio-dia.
Documentário marca os cinco anos da morte do apresentador e traz depoimentos inéditos de familiares sobre os últimos momentos do apresentador.
Saiba mais sobre o personagem oferecido ao ator, que se destacou na segunda temporada de Rensga Hits!.
Manuela Dias garante que a personagem não será transformada em uma "boazinha".
Rejeitado, Rudá é vítima de petição online.
Confira outras novidades na programação da Globo na área músical.
A novela retorna à grade da Globo no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 2 de dezembro.
A emissora ainda não confirmou oficialmente o dia de exibição.
O Globo Esporte perderá cinco minutos de duração.
A novela está sendo adaptada pela roteirista Manuela Dias.