O Planeta TV

Marcada por tragédia: "De Corpo e Alma", de Gloria Perez, estreava há 30 anos

A filha da autora, a atriz Daniella Perez, foi vítima de uma grande tragédia nos bastidores da novela

por Micael Constantino, em 03/08/2022

Marcada por tragédia: "De Corpo e Alma", de Gloria Perez, estreava há 30 anos

Há 30 anos, no dia 03 de Agosto de 1992 ia ao ar o primeiro capítulo da novela "De Corpo e Alma". Produzida e exibida pela TV Globo de 3 de agosto de 1992 a 5 de março de 1993 em 185 capítulos. Substituiu Pedra Sobre Pedra e foi substituída por Renascer, sendo a 46ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Gloria Perez e dirigida por Fábio Sabag e Ivan Zettel, teve direção geral e núcleo de Roberto Talma.

Contou as participações de Tarcísio Meira, Cristiana Oliveira, Stênio Garcia, Marilu Bueno, Daniella Perez, Nathalia Thimberg, Victor Fasano, Beatriz Segall, Carlos Vereza, Betty Faria, Fábio Assunção e Vera Holtz no elenco principal.

Além de abordar os temas de transplante e doação de órgãos, a autora apresentou na trama, a inversão de papéis entre homens e mulheres. Para isso, usou as boates de striptease masculino e acabou ajudando a popularizar os Clubes das Mulheres, que proliferaram no país. Só na semana de estreia de De Corpo e Alma, o Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo, que havia dois meses, não recebia uma única doação, recebeu nove órgãos para transplante.

Com a estranha figura de Reginaldo (Eri Johnson), a trama abordou também a subcultura gótica, que surgiu na Inglaterra no final da década de 70. A novela marcava a estreia da atriz Cristiana Oliveira na TV Globo, vinda de três produções da Rede Manchete: Kananga do Japão (1989), Pantanal (1990) e Amazônia (1991).

De Corpo e Alma foi coproduzida pela emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Na época, a Rede Globo detinha 15% das ações desse canal.

A Tragédia...

No decorrer das gravações da novela, a atriz Daniella Perez, com 22 anos de idade, filha da autora Gloria Perez e que interpretava Yasmin na trama, foi assassinada pelo seu colega de elenco Guilherme de Pádua (personagem Bira) e pela mulher dele, Paula Nogueira Thomaz, na noite de 28 de dezembro de 1992. Ambos foram condenados a dezenove anos de prisão mas, por terem apresentado bom comportamento, cumpriram apenas sete anos, tendo sido soltos em 1999.

Foto: TV SIC/Divulgação

Durante a semana em que o crime estava sendo elucidado, os autores Gilberto Braga e Leonor Bassères reescreveram a trama, com a missão de dar o fim aos personagens Bira e Yasmim. Depois de uma semana, Gloria Perez retomou seu trabalho e aproveitou para incluir mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da justiça e a inadequação do código penal brasileiro.

As últimas cenas de Daniella Perez como Yasmin foram ao ar no último bloco do capítulo 146 no dia 19 de janeiro de 1993. Ao final do capítulo, os atores e o diretor Fábio Sabag prestaram uma homenagem à atriz, com depoimentos gravados, e a história prosseguiu. A saída de Yasmin da novela foi explicada com uma viagem de estudos, uma vez que a personagem era dançarina. Já o personagem Bira simplesmente deixou de existir. Estas seriam as últimas cenas do último capítulo, encerrando a novela. Gloria Perez fez um pedido pessoal à Globo, que foi acatado pela emissora, para que "De Corpo e Alma" nunca fosse reapresentada, por conta da tragédia ocorrida com sua filha. Com isso, a telenovela foi uma das poucas produções da Globo que nunca foram reprisadas, tanto no Vale a Pena Ver de Novo (onde chegou a ser cogitada para exibição no início dos anos 2000, mas a ideia foi descartada pela emissora), quanto no canal fechado de reprises da emissora CANAL VIVA. Também está indisponível no catálogo do Globoplay e não integra o projeto de resgate de novelas antigas da plataforma. A única reapresentação que a novela teve foi pelo canal português SIC, para cumprir uma obrigação contratual entre as emissoras. De acordo com informações do site Wikipedia.

A HBO Max lançou uma série documental "Pacto Brutal: o assassinato de Daniella Perez", disponível completa na sua plataforma de streaming, em 5 episódios, com detalhes aprofundados da tragédia ocorrida com a atriz Daniella Perez.


Deixe o seu comentário