O Planeta TV

Liberdade Liberdade: Chegou a hora de Joaquina voltar ao Brasil

Saiba mais sobre a protagonista da novela das onze.

por Redação, em 22/03/2016

Crédito: Globo/João Cotta

Portugal, 1808

E lá se foram alguns anos desde a última vez que Joaquina (Andreia Horta) viu o Brasil. Cresceu em terras portuguesas, terra dos homens que decretaram a morte de seu pai, Tiradentes (Thiago Lacerda). Hoje a chamam de Rosa, para sua segurança, pois muitos ainda procuram a filha do principal nome dos inconfidentes. Mas as lembranças não a deixam esquecer sua origem. Como esquecer o enforcamento de seu pai? Como esquecer do homem que salvou sua vida e hoje a cria como filha? Como esquecer a dor que sentiu ao saber que sua mãe, Antônia (Letícia Sabatella), também estava morta? 

Com a ajuda de Virgínia (Lilia Cabral), Raposo consegue fugir com Joaquina para Portugal. No trajeto, teve que responder a pior das perguntas de Joaquina: “onde está minha mãe?”. Não teve saída, disse a verdade e embalou aquela corajosa menina nos braços, sabendo que a partir daquele momento ela passava a ser sua filha. Raposo abandona os valores e as lutas do movimento após tanta tragédia. Ele tinha certa simpatia pelos inconfidentes, mas sua prioridade passou a ser Joaquina, deixá-la a salvo. Hoje, deve tudo o que tem à coroa portuguesa. Tornou-se um importante fidalgo pelas riquezas que adquiriu ao longo dos anos junto à família real. 

O homem morre de orgulho: criou aquela corajosa menina, agora uma impetuosa mulher. “En guarde!”, diz Rosa para Raposo (Dalton Vigh). "Você luta como uma menina", grita ela para o pai. Ela o provoca o tempo todo durante o treino de esgrima que os dois fazem em casa, para alegria de Raposo. Lembra de ver Joaquina testemunhar a morte do próprio pai e de se compadecer de seu sofrimento. Lembra de entrar na pequena casa de Vila Rica e ver Antônia agonizando, após ter levado um tiro. Lembra de, em seus últimos suspiros, ela pedir que o homem cuidasse de Joaquina. Até hoje Raposo se pergunta quem cometeu aquele crime.

O treino é interrompido quando André (Caio Blat), filho de Raposo, entra no salão e anuncia: a corte portuguesa está fugindo das investidas de Napoleão e embarcando para o Rio de Janeiro. Raposo sabe que precisa os acompanhar. É hora de voltar para o Brasil! Correm para arrumar os documentos e bens mais importantes. O resto precisam deixar para trás. Raposo garante a Rosa que ela não deve temer o retorno ao Brasil, mas talvez ele tema o fato dela não temer nada.

Antes de embarcar em uma viagem que vai durar mais de dois meses até a colônia, Raposo reúne Rosa, André e Bertoleza (Sheron Menezes), negra alforriada criada pelo fidalgo, para explicar como devem ser os passos da família a partir de agora. Enfrentarão dificuldades no alto mar, faltará conforto e, às vezes, até comida. Porém, eles têm o mais importante: estão juntos. Partem então em direção à terra de onde um dia fugiram.

‘Liberdade, Liberdade’ é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro ‘Joaquina, Filha do Tiradentes’, de Maria José de Queiroz. A direção artística é de Vinicius Coimbra. 


Deixe o seu comentário