O Planeta TV

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, é homenageado no "Tributo", documentário Original Globoplay

Documentário faz uma retrospectiva da carreira, reunindo depoimentos do diretor e de fenômenos da telinha.

por Redação, em 30/11/2024

Boni e Daniel Filho. Foto: TV Globo/Raphael Dias

A história da televisão brasileira não se escreve sem citar um personagem: José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Um dos responsáveis por tornar a TV aberta uma paixão nacional, Boni, que ocupou cargos de direção na Globo por três décadas, tem sua trajetória celebrada no próximo episódio de ‘Tributo’, documentário Original Globoplay que estreia neste sábado, dia 30, quando o veterano completa 89 anos. O conteúdo integra série que apresenta a biografia de figuras que marcaram o audiovisual no país, homenageando nomes como Fernanda Montenegro, Zezé Motta, Lima Duarte, Léa Garcia, Laura Cardoso, Ary Fontoura e Manoel Carlos.

Com imagens históricas e depoimentos de grandes personalidades da indústria, o especial relembra a carreira de Boni desde o seu início, na rádio, passando por agências de publicidade e outras emissoras, até chegar o convite para trabalhar na TV Globo em 1967. Ao lado de outros jovens talentos, como os diretores Walter Clark e Daniel Filho, recebeu de Roberto Marinho, jornalista e fundador da empresa, a missão de transformar a programação e alavancar audiência. “Eu perguntei um dia ao Dr. Roberto porque ele confiou em nós. Ele disse assim: ‘Quando eu era moço, sempre andava com os mais velhos para aprender com eles. Agora que eu sou mais velho, quero aprender com os moços”, recorda.

Para recapitular os frutos que surgiram a partir desse desafio, Boni reencontra Daniel Filho, seu amigo e parceiro de trabalho. Juntos narram como foi dar às novelas a ‘cara’ do Brasil, tornando-as não só patrimônio cultural do país, mas referência global em teledramaturgia. “Em todas as viagens que eu fiz depois do sucesso da TV Globo pelos países do mundo, meus colegas vinham me cumprimentar pela qualidade do texto que a gente tinha, pela criatividade e o volume de gente de talento”, conta Boni.

Boni. Foto: TV Globo/Raphael Dias

‘Tributo’ traz ainda outros momentos emblemáticos, como fazer da emissora uma rede nacional de televisão, movimento marcado pelo lançamento do ‘Jornal Nacional’, em 1969, promovendo o surgimento da grade de horário nobre que existe até hoje, com a exibição do telejornal intercalada entre duas novelas. Aborda também a visão inovadora de Boni em investir em diferentes formatos para o público, dos programas infantis aos musicais e humorísticos. Além disso, relata como foi o processo de transformar os Estúdios Globo, conhecido antes como Projac, em uma realidade. “‘Tributo’ é imperdível. É um reconhecimento ao talento brasileiro e uma deliciosa viagem pela história da nossa televisão”, acredita Boni.

Ao longo do episódio, o legado de Boni é reverenciado por fenômenos das novelas, como Susana Vieira, Betty Faria, Glória Pires, Christiane Torloni, Elizabeth Savalla, Antônio Fagundes, Lima Duarte, Tony Ramos e Ary Fontoura, além das apresentadoras Xuxa e Angélica, dos humoristas Hélio De La Peña e Bruno Mazzeo e dos jornalistas Cid Moreira e Léo Batista. O diretor Jayme Monjardim e Amauri Soares, atual diretor executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo, também explicam como o homenageado representa um divisor de águas na forma de fazer televisão.

‘Tributo’ é uma série Original Globoplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich; direção artística de Antonia Prado; direção de Matheus Malafaia; direção executiva de Rafael Dragaud; e direção de gênero de Mariano Boni.


Deixe o seu comentário